NOTA PRÉVIA - neste breve apontamento utilizo a palavra marketing no seu real significado e não na errónea acepção, tão difundida em Portugal, de que marketing e publicidade são sinónimos.
"Não chega fazer um bom produto sem o dar a conhecer e sem o valorizar". Esta afirmação é válida tanto para uma fábrica de detergentes como para um partido político. Por isso, um dos importantes capítulos do marketing é precisamente a Comunicação, que um Autor definiu como " o conjunto de sinais emitidos (...) em direcção a todos os alvos".
Um Movimento/Partido como o nosso, em todas as fases da sua vida mas sobretudo no início quando é desconhecido da maioria e é uma incógnita para grande parte dos que o conhecem apenas de nome, tem de prestar especial e prioritária atenção à Comunicação.
Qual a mensagem a passar? Obviamente que dependerá do posicionamento que o partido decida adoptar. Sem pretender opinar, de momento, sobre esta questão, apenas enfatizarei que parece realístico considerar que os nossos alvos são heterogéneos e portanto os nossos sinais ou serão diferenciados conforme os alvos, ou então terão de ter três ou quatro ideias-força, lógicas e objectivas, capazes de ser entendidas por toda a gente. Não podemos cair na tentação de enviar sinais que só sejam descodificados por elites intelectuais.
Além da definição do teor da mensagem, há outras decisões a tomar dentro deste capítulo. Por exemplo, há que definir o vector que encaminhará as mensagens até ao receptor. Há muitos e variados meios, pelo que importará decidir quais os que serão utilizados, como, quando, e em que condições.
Importante factor no marketing, a Comunicação terá de ter o seu espaço na definição estratégica do MPPN.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Concordo consigo em tudo o que diz,
ResponderEliminarmas, o problema é saber quem está interessado em publicitar o M/PPN a partir de VNGaia para baixo ou da
Povoa para cima.
Já começo ver opiniões diferentes, de uns que apoiam só como Movimento
e outros como Partido, mas, com muitas reservas.
Parece que as pessoas não estão bem
informadas quanto ao Movimento para Partido.Tirando a Porto/Canal e o jornal Grande Porto o resto da comunicação social nada ou quase nada têm dito.
R. Farinas qual é a sua leitura quanto a tão pouco esclarecimento e
possivel apoio da comunicação.
O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO