18 junho, 2010

Luto e respeito

Controverso, denso e talentoso, Saramago foi o escritor contemporâneo que mais internacionalizou a literatura portuguesa.

O Prémio Nobel de Literatura em 1998 faleceu hoje.

Com o meu mais profundo respeito, aqui lhe presto esta singela homenagem.

8 comentários:

  1. Junto-me ao "Post" para acentuar o meu nojo sentido pelo passamento do grande escritor e homem de reconhecidas convicções (concorde-se ou não com ele) que elevou a literatura e o nome de Portugal bem alto mundo fora.

    ResponderEliminar
  2. As minhas sentidas homenagens a um Grande Homem que soube elevar bem alto a literatura e Portugal a um lugar que muitos "invejam" mas não conseguem lá chegar!

    Apesar de não apreciar a sua escrita, curvo-me perante tão alto dignatário de um País que não sabe honrar os seus filhos, sejam eles "normais" ou "génios"!

    ResponderEliminar
  3. Para ser honesto tenho de confessar que nunca consegui lê-lo,apesar das tentativas que fiz, mas é claro que se ganhou o Nobel algum mérito lhe reconheceram.

    ResponderEliminar
  4. Associo-me a esta simples homenagem a José Saramago, um homem sem papas na língua e com muita coragem.
    Li quase toda a sua obra, fui adquirindo os seus livros ao longo de muitos anos, mas necessito de a ler novamente, porque os livros são assim, em cada vez que se lêem descobrem-se novas perspectivas, que estavam lá, potencialmente, mas passaram desapercebidas à nossa atenção.
    Mas eu admirava sobretudo o seu discurso, as suas entrevistas são memoráveis, a sua forma de falar, a sua postura muito séria e relembro aqui uma frase sua que considero absolutamente genial:
    "-O Universo não tem notícia da nossa existência..."

    Portugal tentou resgatá-lo à ultima da hora, mas se for verdade que ele preferiu dividir os seus restos mortais por Lanzarote e Azinhaga do Ribatejo, a minha estima aumenta ainda mais.
    Agora a decisão final está nas mãos da sua mulher, ela saberá por certo honrar a sua memória...

    ResponderEliminar
  5. Li alguns livros de Saramago, sendo o Memorial do Convento o que mais me divertiu.

    É verdade que não é um escritor fácil de ler, mas é extremamente profundo e criativo. Por incrível que pareça, gostava ainda mais de o ouvir. Nada neste Homem era fútil, tudo o que dizia fazia sentido,era inteligente, mesmo quando abordava temáticas melindrosas como a religião.

    Nunca me deixei impressionar pelo seu aparente "mau feitio", porque sempre consegui perceber o que estava para lá daquele rosto fechado.

    ResponderEliminar
  6. É verdade Rui Valente, a escrita do José Saramago é difícil porque assenta muito na nossa capacidade de recriar a devida acentuação e pontuação...Quase nos obriga a reescrever ou reanalisar o texto e o seu ritmo.
    E eu, tal como o Rui, gostava ainda mais de o ouvir, porque tinha um discurso que apelava muito à nossa concentração e inteligência.Era uma experiência extraordinária ouvi-lo.
    A escrita era por incrível, muito mais mordaz e irónica que o seu discurso, pausado e profundo.

    ResponderEliminar
  7. Que importa ser comunista, ter mau feitío, ser polémico naquilo que escrevia!.. Saramago era um autodidacta com muito valor e é o único português com o prémio Nobel
    de Literatura.
    Saramago descansa em paz, e um muito, muito obrigado dos portuguêses.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO

    ResponderEliminar
  8. O que eu não contava era com o oportunismo político do "senhor Aníbal"...Então o homem manda os pêsames à família de quem nunca viu, nem conhecia?...Deve estar maradinho de todo!...Depois "apercebeu-se" do engano e não foi ao funeral...O que me surpreende também é o facto do "senhor Aníbal" andar a mostrar o Mundo às custas dos Portugueses neste tempo de crise, de aperto cerrado do cinto e ninguém barafustar...

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...