
Este convite, está na cara, não passa de mais um embuste centralista para atrasar o processo da Regionalização. É fundamental denunciar esta estratégia para tentar travar a dinâmica de um Movimento cívico com fortes possibilidades de afirmação nacional. Como há dias escrevi, daqui em diante vão multiplicar-se os "programas/debates" sobre a causa regional, vão levantar-se novos fantasmas e inventar-se novos perigos separatistas.
Não há nada mais previsível do que o criminoso voltar ao local do crime. Os centralistas são os criminosos, os locais do crime os media, e a Regionalização a vítima. Já está a acontecer. Tudo, o que destes protagonistas vier, não vem por bem. Não tenhamos a menor dúvida.
Das declarações de José António Lopez, queria destacar estas: Em Espanha, ditadura é igual a centralismo, democracia é igual a descentralização. Eu gostaria de acrescentar que em Portugal, também. Só com uma grave diferença entre as realidades dos dois países: é que em Espanha a ditadura é passado, em Portugal está a acontecer. Mesmo decorridos 40 anos após a morte de Salazar. Quem melhor que os nortenhos, o poderá confirmar?
Ps-É da maior importância acelerar a dinâmica do Movimento PPNorte. Não tarda, teremos a tribo pró-anti regionalista invadindo tudo quanto é comunicação social centralista para "debater" a Regionalização e quando dermos por ela ainda vão dizer que fomos nós que chegamos depois...
Sem comentários:
Enviar um comentário
Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...