09 julho, 2010

Lobos com pele de cordeiros

Os espanhóis José António Lopez, Conselheiro da Presidência da Junta de Castela e Leão e Alfonso Valenzuela, conselheiro da Presidência, Administração Pública e Justiça da Junta da Galicia , foram convidados pela CCRN para opinar num seminário sobre a Regionalização sem saberem que uma grande parte dos anfitriões não estava ali para os ouvir, mas para fingirem que os ouviam. 

Este convite, está na cara, não passa de mais um embuste centralista para atrasar o processo da Regionalização. É fundamental denunciar  esta estratégia para tentar travar a dinâmica de um Movimento cívico com fortes possibilidades de afirmação nacional. Como há dias escrevi, daqui em diante vão multiplicar-se os "programas/debates" sobre a causa regional, vão levantar-se novos fantasmas e  inventar-se novos perigos separatistas. 

Não há nada mais previsível do que o criminoso voltar ao local do crime.  Os centralistas são os criminosos, os locais do crime os media, e  a Regionalização a vítima. Já está a acontecer. Tudo, o que destes protagonistas vier, não vem por bem. Não tenhamos a menor dúvida.

Das declarações de José António Lopez, queria destacar estas:  Em Espanha, ditadura é igual a centralismo,  democracia é igual a descentralização. Eu gostaria de acrescentar que em Portugal, também. Só com uma grave diferença entre as realidades dos dois países: é que em Espanha a ditadura é passado, em Portugal está a acontecer. Mesmo decorridos 40 anos após a morte de Salazar. Quem melhor que os nortenhos, o poderá confirmar?

Ps-É da maior importância acelerar a dinâmica do Movimento PPNorte. Não tarda, teremos a tribo pró-anti regionalista invadindo tudo  quanto é comunicação social centralista para "debater" a Regionalização e quando dermos por ela ainda vão dizer que fomos nós que chegamos depois...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...