21 outubro, 2010

Pagamento nas SCUT irrita espanhóis

Em Espanha, o sistema de pagamento nas ex-SCUT é criticado por todos, sendo apelidado de "caótico". Em Portugal, o PS reage dizendo que "não fazia sentido os espanhóis não terem que pagar". O PSD teme que a situação "prejudique a região".

Portugal continua a ser citado nos jornais espanhóis pelos piores motivos: o sistema de portagens das ex-SCUT no Norte é apelidado de "caro" e "complicado". O jornal "Faro de Vigo" tem dado voz às críticas dos automobilistas galegos habituados a vir ao Norte de Portugal, circular pelas SCUT e não pagar. E, sem contestarem a autoridade do Governo português de passar a cobrar portagens, criticam o sistema.

"Portugal transforma-se num labirinto para os milhares de galegos que se deslocam todos os anos ao aeroporto do Porto (Sá Carneiro) ou a grandes superfícies comerciais como o Ikea. Evitar o desembolso dos 77 euros do polémico "chip" é praticamente impossível", escreve o jornal.

O diário "El Mundo" escreveu que Portugal implementou "a portagem mais cara e caótica do Mundo" e a "forma de pagamento é tão complicada que a maioria dos condutores, por ignorância ou por desrespeito, não efectuaram o pagamento no primeiro dia de funcionamento".

Por outro lado, apontam a dificuldade em alugar os dispositivos electrónicos de matrícula que lhes permitiria circular nas ex-SCUT, em particular na A28, a mais usada pelos galegos.

Questões que, para o líder distrital do PS Porto, Renato Sampaio, não são preocupantes e "não vão dificultar as relações entre os dois países". Acrescenta que "o Governo está a estudar uma forma de colocar à venda em Espanha os dispositivos. O que não fazia sentido nenhum era os portugueses pagarem e os espanhóis não pagarem".

Já o líder da distrital do Porto do PSD, Marco António Costa, vê a questão do modelo de pagamento das portagens e os problemas que está a levantar aos espanhóis com "muita preocupação. Prejudicará, do ponto de vista económico, a região Norte de Portugal".

Isto porque, no seu entender, "os galegos não se sentem motivados para cá vir e os portugueses vêem-se galegos para conseguir comprar os dispositivos. É mais uma trapalhada deste Governo".

O porta-voz do Movimento Não às Portagens na A28, Jorge Passos, lamentou a situação criada à volta das portagens nas antigas SCUT, que classifica de "terceiro mundismo" e alertou para os prejuízos que o Governo está a causar nas relações entre o Norte de Portugal e a Galiza. "Está em causa uma relação que se foi construindo nos últimos 20 anos", frisou Jorge Passos.

O porta-voz deste movimento adiantou que tem sido solicitado pela imprensa espanhola para esclarecer algumas situações relacionadas com as portagens. "Esta semana falei com jornalistas espanhóis que me colocaram uma dúvida sobre a validade do dispositivo que está associado ao cartão de pré-pagamentos. Sabe-se que o cartão tem a validade de 90 dias, mas, quanto ao DEM propriamente dito, não há nenhuma indicação", explicou Jorge Passos.

Entretanto, ontem, na Comissão Parlamentar de Obras Públicas, o ministro António Mendonça disse que "não há discriminação dos cidadãos estrangeiros, particularmente dos cidadãos espanhóis". O ministro anunciou que o Governo vai trabalhar no sentido de criar condições para que as portagens nas quatro ex-SCUT (Interior Norte, Beiras Litoral e Alta, Beira Interior e Algarve) sejam introduzidas antes de 15 de Abril de 2011.
[Fonte: JN]

5 comentários:

  1. As SCUTs, é mais uma anedota deste governo. Só governos virtuais como este é que fazem disparates destes.
    Quanto ao sr Renato Sampaio que calce as pantufas e vá dar banho ao cão.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

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  2. CARTAS DO LEITOR

    O exemplo Sueco.

    Agora que, finalmente, os jornais revelam o escandaloso regabofe que tem reinado em direcções-gerais, institutos, fundações e empresas públicas portuguesas à custa dos sacríficados contribuíntes, devemos meditar no exemplo da Suécia-país evoluído e o mais bem sucedido da Europa no combate à recessão financeira-onde ministros e deputados se deslocam em transportes públicos e os menbros do parlamento não têm carros nem motoristas do Estado, nem sequer secretários, assessores ou consutores pró-prios, cujos serviços são disponibilisados centralmente pelos grupos parlamentares dos respectivos partidoas.
    Ali não há desperdícios com luxos ou mordemias. Os deputados com residência fora de Estolcomo dispôem gratuitamente de 250 pequenos apartamentos (de 18 a 40 metros quadrados)em edifício comum do estado, para habitar e trabalhar na capital, sem empregados e partilhando cozinhas e lavandarias.
    Os parlamentares suecos ganham, em média, cerca de 5700 euros mensais (sujeitos a IRS) e todas as contas de serviço podem ser livremente consultadas por qualquer cidadão no próprio parlamento.
    O rigor ea transparência na gestão pública sueca não só evidencia o verdadeiro espírito de missão dos representantes do seu povo, como tem sido fundamental para a estabilidade económica de um país, cujo governo acaba de anunciar a redução de impostos sobre empresas, trabalhadores e pensionistas.

    César Faustino
    Via E-MAIL a um jornal diário.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

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  3. o sr Renato é um pandego. Há dias, a propósito do Metro para a Trofa, teve o desplante de dizer, e cito, "que o Metro se ia fazer, pois já se levantaram os trilhos".
    Não sei quem, dá os votos a estes indivíduos, mas não tenho dúvidas que colhemos o que merecemos.
    E fica já aqui uma premonição:
    Em Abril, não haverá mais SCUT's a pagar!Esta gente não é séria!

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  4. uma nota de humor, espero que não levem a mal, roubado no blogue 5Dias.
    Bin Laden comenta as sCUT:

    http://www.youtube.com/watch?v=ArQbKEwaMGs&feature=player_embedded

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  5. Depois do Jamé, temos o Invisível, mais o seu Secretário de Estado, Campos, herança do Jamé.

    Estamos a ser ridicularizados, mas gostamos. Somos masoquistas, quanto mais nos batem, mais os deixamos bater.

    Um abraço

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