17 outubro, 2010

Galegos sem DEM arriscam ou desistem de vir a Portugal

Carros de matrícula estrangeira. Uns arriscam a multa e continuam a utilizar as SCUT mesmo sem dispositivo, outros tentam cumprir e como não o conseguem alugar o dispositivo optam pelas estradas nacionais, porque temem ser multados.

A cobrança de portagens nas SCUT está a abalar portugueses e a afectar estrangeiros, em particular os galegos que utilizavam frequentemente a A28, a Norte Litoral. As escassas informações, os poucos dispositivos electrónicos de matrícula (DEM) à venda e os valores de caução aplicados estão a afastar muitos do nosso país.

Disso mesmo deu conta ao JN Jorge Passos, um dos responsáveis pelos movimentos de utentes contra as portagens, que pela proximidade com Espanha (Viana do Castelo) mais tem seguido este problema.

"Nota-se que há menos carros espanhóis nas nossas estradas", afirmou Jorge Passos, "o que era previsível".

"Acompanhei todos os pedidos do Eixo Atlântico para que se encontrar uma solução para a venda de dispositivos, mas sem sucesso", acrescenta.

Além disso, "os estrangeiros, especialmente os galegos, quando chegam tentam comprar o DEM nos CTT ou no posto de combustível em Valença, e não conseguem, pois só no posto de combustível de Viana é que têm e como eram poucos foram vendidos todos".

Esta dificuldade foi sentida pelo casal Estevez, que ontem, sábado, se deslocou ao IKEA, em Matosinhos. Tinham planeado esta viagem e tentaram comprar um DEM, mas "estavam esgotados nos CTT, não conseguimos comprar e para evitar ser multados acabamos por fazer um outro percurso, andamos perdidos e perdemos muito tempo, isto não está certo", lamentavam.

Outra postura teve Sandra Sá, que vive com a família em Tui e não se importou de percorrer a A28 mesmo sem ter o dispositivo. "Não sei de nada, não há informação nenhuma como pagar, portanto vamos continuar a circular na SCUT", garantiu esta portuguesa que reside em Espanha, acrescentando : "Espero que o Governo me mande a carta".

Entretanto, os empresários espanhóis quiseram saber junto da União Europeia se Portugal estaria em incumprimento por levantar obstáculos "à livre circulação", ao obrigar os carros de matrícula estrangeira a terem um dispositivo para circular nas SCUT. De acordo com o "El Pais" a Direcção- Geral de Transportes da Comissão Europeia admitiu que "há indícios" disso mesmo.

5 comentários:

  1. Ainda vão ser os espanhóis a impedir os pagamentos nas SCUTS. Essa ainda era a melhor e só provava como somos mansos. Eu não comprei nada e não quero saber. Se todos fizessem o mesmo, queria ver o que o (des)governo ia fazer com milhares e milhares de multas por cobrar.

    Os espanhóis vinham cá comprar o que significa entrada de divisas. A ganância do des(governo) em recolher dinheiro por impostos para manter os boys é tão grande que dão um tiro nos pés. Enfim.

    ResponderEliminar
  2. Estes ignorantes como 1º ministro o invisevel ministro dos transportes ou este papagaio de provincia que é o secretário das obras públicas, querem lá saber se o Norte (já tão mal tratado) ainda vá ficar pior com a merda das SUCTs,
    Eu ouvi à dias o parvalhão desse secretário das O.Públicas a dizer
    que para as SCUTs do norte o seu percápita e as alternativas têm todas as condições para se pagar, e mais à frente este imbecil ainda
    diz que o restante das das outras
    SCUTs vão avançar porque o PSD assim o quer!...faço me entender.
    É gente desta que divide o país.
    Isto é democracia!? isto é mais uma ditadura com o chapeu de democracia.
    Eles querem lá saber, se os espanhões investem aqui no NORTE com o turismo ou montando empresas... estes centralistas até estão na capital do Império e fazem lá suas vidas estão-se a cagar.
    Pobre Norte sem Líderes que nos deixam os governates cagar e vomitar em cima.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO

    ResponderEliminar
  3. hoje percorri a A29 e o movimento deveria ser 1% do costume ao domingo. Estamos bem governados...

    ResponderEliminar
  4. EH PA E FODER UM CAO GRANDE MAS MESMO GRANDE, ISSO E QUE ERA LINDO, PRA VEREM COMO JA ESTAMOS FARTOS DA TRAMPA TODA QUE NOS ESTAM MANDANDO PRA CIMA...
    E PRECISO AGIR PORQUE O FUTURO DOS FILHOS DESTA REGIAO ESTA AMEACADO COMO NUNCA.

    ResponderEliminar
  5. Tanto o Público como o JN publicaram uma carta do leitor Rui Marques em que este vaticina a morte da euro-região Norte de Portugal-Galiza em consequência das dificuldades criadas, à movimentação de pessoas e bens, pelas portagens nas SCUT´s. Não se sabe se essa morte ocorrerá, mas que parece ser esse o desígnio do governo centralista, lá isso parece...!!

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...