20 setembro, 2011

Politicamente incorrecto


Se há assunto em que sou politicamente incorrecto, ele é Alberto João Jardim (AJJ) e o seu desempenho como governante da Madeira. O homem está, nestes dias, debaixo de indignadas e piedosas diatribes que pretendem transformá-lo na encarnação viva do Mal, no inimigo público nº 1, e em consequência a opinião pública, incitada pela Comunicação Social, o mínimo que pede para ele é o destino da Joana d`Arc.

Reconhecendo embora alguns exageros em atitudes de AJJ, e aceitando que o seu sistema de governo é do tipo "ditadura democrática" ( mas aqui no continente como é que funcionam as maiorias absolutas?) a verdade é que gosto dele. E gosto dele por uma razão muito simples. AJJ tem tido ao longo de todos estes anos a coragem de se opor tenazmente ao poder colonizador do centralismo de Lisboa, norteando as suas atitudes por um único objectivo : o superior interesse da Madeira, e na realidade não pode deixar de se reconhecer a enorme transformação que a Região sofreu nestes últimos trinta e tal anos. Ainda mais aprecio a atitude de AJJ na defesa intransigente do seu território, quando em contra-ponto penso na apatia cobarde e interesseira dos representantes nacionais do Norte, e do Porto em particular, que em vez de defenderem o território que representam e de por ele lutarem, se acomodam em servilismo oportunista ao poder central, emquanto vão "mamando" as suas benesses. Estes políticos, pelos vistos, são os bons patriotas. AJJ, esse, é o renegado criminoso que a CS quer levar a julgamento criminal!

Objectarão que AJJ tem explorado o Continente, que gasta sem autorização de Lisboa, que esconde facturas, e mais isto e mais aquilo, e que portanto estamos perante situações ilegais que devem cair sob a alçada da lei. Eu limito-me a recordar que há muitos anos o Tribunal de Contas, os partidos políticos -em especial o PSD - e altas individualidades políticas, incluindo Presidentes da República, têm conhecimento das alegadas irregularidades processuais do governo da Madeira. E então calaram-se porquê? Isto não os faz coniventes? Se acham que AJJ deveria ser julgado, então todos estes figurões deveriam também estar no banco dos réus.

Acresce a tudo isto que os políticos do continente que expressam tão virtuosa indignação em relação aos gastos de AJJ, fizeram exactamente a mesma coisa aqui. É por terem andado a gastar à tripa-forra durante tantos anos, que o país chegou ao ponto a que chegou. Essa gente não tem moralidade nenhuma para criticar. É pura hipocrisia. E se formos para o lado das negociatas escuras e da corrupção que grassa lá por Lisboa, então provavelmente AJJ será um simples amador!

Se esses críticos tivessem vergonha, estavam caladinhos e assobiavam para o lado, que é o que têm feito estes anos todos, em relação à Madeira e sobretudo sobre o que se tem passado na sua própria casa, até lhes ter dado o presente ataque de hipocrisia de boa consciência!

4 comentários:

  1. Caro Farinas, em relação ao Berto João, só me lembro daquela frase, aco que do Jó Soares: Sou só eu? Cadê os outros?

    Esta questão da Madeira, é o exemplo do cinismo e da hipocrisia reinante. O homem gasta à fartazana, como os outros gastam, quando lhes dava jeito, bico calado, agora, jé ninguém o conhece, fica sozinho, abandonado.
    Sua Excelência está tão incomodado... Que pena não mostrar a mesma sensibilidade no caso BPN. Porque será?

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Em circunstâncias normais, se vivêssemos num país governado por gente séria, credível, condenaria o comportamento da AJJ, mas como não estamos, como aqui no Continente fazem muito pior à paisagem, com um especial enfoque de "solidariedade" ao Norte, subscrevo por inteiro a sua opinião.

    Não aceito moralismos de gente sem moral. Desde o 1ºMinistro, passando pela Procuradoria e pela Assembleia da República, até à Presidencia, ninguém escapa à sem vergonhice.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Não gosto do ar deste senhor, e então quando está de charuto parece um padrinho Seciliano lá do sitio.
    Este sr. está cheio de lambe/cus lá na Madeira; e tem um embaixador na assembleia da república também madeirense que é o recadeiro dele, já, para não falar de outros amigos deste chefão, que são uns separatistas.
    Para mim a ilha da Madeira (e não só) deveria de ser como a jangada de pedra, mas, em vez de vir encostar ao continente, encostavam à Indonésia e era mais uma ilha.
    Só sabem comer dinheiro e ainda são mal agradecidos.
    Os governantes covardes de vários governos deste país têm medo dele, e também passam todo o tempo a lamber-lhe o cu.
    Estes senhores cá do Norte, não precisavam de ser tão palhaços como ele, bastava serem mais sérios e menos lambe cus.
    Vou dizer uma frase muito portuense: Aqui no Norte só temos Morcões nos poleiros.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  4. Deacon Blue22/09/11, 20:36

    Caro Rui Farinas! Só posso dizer uma coisa : 5 Estrelas ! Na mouche!
    Parabéns!

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...