21 setembro, 2011

Sondagem

A experiência diz-me que a sociedade nortenha, apesar da discriminação a que tem sido submetida por contínuos governos, continua a ser incapaz de traduzir o descontentamento que manifesta em blogues ou privadamente, numa verdadeira acção de repúdio público de forma a pôr em respeito os responsáveis por esta insustentável situação.

Uma petição por mim encabeçada, no sentido de testar a vontade dos nossos conterrâneos, visando responsabilizar a RTP por tratamento abusivo e discriminatório para com o Porto e o Norte, que não ultrapassou em 4 mêses, as mil e pouco assinaturas, foi o complemento que faltava para poder concluir que no espírito de muitos portugueses ainda paira o medo de assumir responsabilidades cívicas.

Tudo isto se estranha, uma vez que, apesar de vivermos num regime semi-democrático, onde a Constituição raramente é encarada com o respeito devido, ainda nos resta a liberdade de opinião e associação. Cientes que os agentes políticos do governo e da oposição estão longe de encarar com genuíno sentido de missão as suas tarefas, e que o bota-abaixismo, ainda que justificado, não chega para inverter a situação, os nortenhos deviam canalizar as suas legítimas frustrações para acções algo mais incisivas. Apontar alternativas e sugestões, é uma delas.

A título experimental, coloquei no canto superior direito, logo acima da publicidade, uma sondagem com 4 respostas possíveis para "medir" o que a alma dos nortenhos terá a dizer àcerca da luta que, unidos, todos poderíamos encetar em contraposição com uma comunicação social centralista e muito pouco fiável, claramente mais empenhada em servir-se do público, do que em servir o público.

A resposta é vossa.

1 comentário:

  1. A sociedade Nortenha que ainda anda com a espinha direita continua a ser Nortenha.Depois há uma saciedade nortenha que desde há muito está vendida.Dêem-lhes um passe de ida e volta para o terreiro do paço e é vê-los a tecer loas à capital do império.E a conversa é sempre a mesma:o jardim à beira mar plantado é muito pequeno para ser regionalizado.Com nortenhos destes,vivo melhor com os Alentejanos,pelo menos gostam da terra deles.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...