20 outubro, 2011

Crise no FCPorto? Ou ainda há remédio?


Para dourar o pessimismo aos portuenses, o FCPorto parece querer fazer companhia aos maus governos, coisa a que, felizmente, nós portistas não estamos habituados.

Algo de errado se passa no reino do Dragão. Curiosamente, a atribulada fase da pré-época, com a saída extemporânea e inesperada de André Villas Boas, pela primeira vez em muitos anos, gerou em mim alguma intranquilidade.

Foi a excessiva demora com as saidas dos jogadores, gerando na cabeça de alguns falsas expectativas em relação ao futuro. Foi algum azar  nas novas contratações, com alguns atletas a chegarem tardiamente [Iturbe] e lesionados [Alex Sandro] e outros que só cá chegam em Janeiro [Danilo]. Foi a saida de Falcao, não propriamente por ter saido, mas por a partir de determinada altura tudo ter levado a crer que acabaria por ficar mais uma época. E mais recentemente também o atraso do Atlético de Madrid no pagamento de Falcao que baralhou as contas à Tesouraria do clube gerando, por efeito de dominó, o atraso no pagamento de Defour e Mangala. Se juntarmos a isto, o problema familiar de Walter, a lesão de Kléber e agora também a do jovem Iturbe, é caso para ir à bruxa.

Mas, bruxarias à parte, o azar não explica tudo. Pinto da Costa, sendo o Líder incontestado do clube devia ser o primeiro a ser responsabilizado. Contudo, à luz de tudo o que aconteceu, seria injusto fazê-lo sem levar em conta os condicionalismos/contratempos acima apontados e aquele que para mim foi o principal motivo da actual instabilidade: André Villas Boas.

A saída abrupta de Villas Boas, mesmo aceitando a tese do efeito hipnótico dos milhões de Abramovich, foi algo com que Pinto da Costa não estaria a contar e que nenhum Presidente do Mundo teria o dom de adivinhar, depois das juras do treinador de amor eterno ao clube, razão pela qual decidiu apostar na prata da casa num daqueles golpes de asa em que é mestre. Só que, os mestres acertam mais vezes do que falham, mas também falham. Tudo indica por isso, que com o decorrer do tempo e pela forma como Victor Pereira está a treinar a equipa, Pinto da Costa tenha desta vez tomado a decisão errada. Acontece. 

Sem retirar uma vírgula ao mérito desportivo de André Villas Boas e a respectiva gratidão, sou daqueles que discordam da entrega do Dragão de Ouro ao actual treinador do Chelsea, porque não consigo dissociá-lo dos prejuízos que causou ao clube. Uma coisa é escolher com tempo um treinador, outra coisa é ter de recorrer à pressa ao que está mais à mão. Se Pinto da Costa o fez, a André Villas Boas o deve. Depois, considero que uma distinção é para pessoas distintas, e nisso, pessoalmente, incluo o carácter.  

10 comentários:

  1. Ontem foi tão mau... tão mau, pior é difícil.
    Podemos aqui discutir muita coisa que neste começo de época correu mal: saída de treinador fora do tempo, saída de Falcão, jogadores que sai e não sai, mas, não justifica tudo.
    Treinador VP não serve para o FCP (minha opinião e de muita gente) é fraco, já deu provas mais que suficientes, não tem discurso,lê mal o jogo quando faz as substituições, parece não ter pulso para os jogadores, a equipa técnica é fraca muito fraca, fisicamente a equipa está mal etc,etc.
    Se avivarmos a memória, à quanto tempo se anda nesta pobreza franciscana de futebol mal jogado!?
    - eu sei lá, eu sei lá.
    Infelizmente, penso que já não há remédio, embora, nada esteja perdido, mas por este caminhar vejo mau presságio.

    Quanto ao AVB receber o Dragão de Ouro tem toda a legitimidade; porque na época passada foi o melhor treinador do FCP (e por isso lhe vai ser atribuído) como o melhor treinador do campeonato português e dos melhores da Europa é justamente merecido. Quanto à maneira como AVB saiu do FCP, é outro assunto.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO

    ResponderEliminar
  2. Se André Villas Boas não tem nada a ver com a escolha "em cima da hora" de Victor Pereira para treinador, só se pode daí deduzir que a culpa então é de Pinto da Costa, porque foi dele a decisão.

    Será assim?

    ResponderEliminar
  3. É as coisas estão mal, mas ainda vamos a tempo de mudar o rumo, sem mudar de treinador.
    Precisamos é que ele se liberte dos fantasmas, assuma, faça o que tem a fazer e avance. É melhor ser derrotado por ter sido pró-activo, que inactivo. A coragem é lema dos portistas, VP tem de perceber isso e rapidamente, sob pena de dar razão aos que já lhe fizeram o funeral.

    Sobre o "Borrado", já é conhecida a minha posição: contra a entrega do dragão de ouro.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Claramente, o Sr Pinto da Costa Assumiu essa decisão e bem na minha opinião, porque já estava-mos com um pé na pré/temporada. Agora não está em causa o profissionalismo e honestidade VP mas sim a sua qualidade. Pode-se ser um bom adjunto, mas um mau treinador, cada macaco no seu galho.
    Acho que o sr PC, não deve enaltecer tanto um jogador como um treinador, que é para na hora certa ter uma decisão sem ter que engolir algum sapo.
    Aguardemos, e espero que não seja tarde de mais a tomada decisão.
    Eu sou FCPorto, não sou padre nem madre Teresa para ninguém, quero o melhor do meu clube.

    O PORTO É GRANDEB VIVA O PORTO

    ResponderEliminar
  5. Que algo se passa no reino do Dragão passa!
    As coisas pela aragem não estão nada bem,e eu na minha qualidade de Portista de longa data estou muito preocupado!É certo que na boca de minha esposa e filhos eu sou um péssimista!Passo a vida a tentar fazê-los ver que não sou péssimista mas sim realista!
    E o que é que me preocupa enquanto Portista?Ordenados em atraso nas modalidades amadoras!Atraso no compromisso com o Standard de Liege que segundo se diz avançou com uma queixa contra nós F C Porto!
    A equipa de futebol que não joga um pito enquanto a corja lisbonense assalta o poder na FPF perante a passividade pelo menos aparente da direcção do nosso clube!
    Enfim!Não estou habituado a estas coisas...

    ResponderEliminar
  6. Zé da Póvoa21/10/11, 12:23

    Com o devido respeito e compreensão para com aqueles que pensam de forma diferente, acho feliz a ideia de atribuição do Dragão de Ouro ao Vilas Boas. Afinal, os resultados falam por si.
    Quanto à forma como saiu, isso é outro assunto que não vemos o próprio Pinto da Costa a diabolizar. Porquê? - è a vida!
    Não vale a pena querermos viver em romantisnos, os milhões transformam a vida de qualquer um. E os pensamentos!!!

    ResponderEliminar
  7. "dão " errado, conjugação do verbo dar; 3ª pess. pl. pres. ind. de dar
    "dom" correcto;
    dom
    s. m.
    1. Donativo; dádiva; benefício.
    2. Prenda, talento, dote natural.
    3. Título honorífico que em Portugal se dava aos membros da família real e da antiga nobreza e a certas categorias religiosas.

    Pela sua fluência e qualidade dos posts que escreve julgo que não ficará ofendido por esta observação.

    Atentamente,
    Artur Silva

    ResponderEliminar
  8. Caro Artur Silva

    Só tenho é de lhe agradecer a observação. Tem toda a razão, mas creia que nem me apercebi do engano.

    Só me ofenderia se gostasse de errar, e não gosto.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Caro Zé da Póvoa,

    cada um tem a sua opinião. Mas deixe-me dizer-lhe uma coisa:

    quanto alguém nos ofende ou faz algo que nos prejudique e ofenda, não resistimos a puxar para nós os galões da ética e das boas maneiras. E isso em negócios é uma constante.

    Quanto a Pinto da Costa relativizar a "traição" de Villas Boas, pode estar certo que não é por acaso...

    ResponderEliminar
  10. Zé da Póvoa21/10/11, 23:55

    Caro Rui Valente,
    Com efeito o tema é fracturante no meio da massa associativa do FCP. E sê-lo-á por muitos anos. Apesar destas divergências que são naturais em seres que pensam pela sua própria cabeça, acho que o mais importante é relevar o que nos une e que é, entre outras, o amor ao FCP. E também o amor a esta magnífica cidade do Porto, berço do meu nascimento (Ramalde).

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...