Pinto da Costa na Porto Canal |
Adianto contudo, a quem não teve ensejo de o ler, que a crónica gira à volta do massacre a que as televisões nos têm submetido com a crise, talvez para nos ensandecer, e da dificuldade que temos em sair desse autêntico sufoco, sem ter de desligar o aparelho. A alternativa é, diz HPacheco: o Porto Canal.
Hélder Pacheco, aponta como referências, exactamente os mesmos programas que já aqui aconselhei a manter pela nova administração da Porto Canal. Parece que combinámos o tema, mas infelizmente nem sequer nos conhecemos pessoalmente.
Mas, o que realmente queria destacar prende-se com o receio de que, o bom senso não impere, e que a nova direcção do Porto Canal acabe com o que de bom se produzia antes, e enverede por aquele tipo de programação popularucha e imbecilizante para concorrer com os canais centralistas. Que cometa o erro de convidar para seus colaboradores pessoas de competência e idoneidade duvidosa, que nos momentos difíceis que a cidade [e o FCPorto] atravessou, nunca deram a cara para a defender, colando-se, por omissão ou puro oportunismo, às directrizes centralistas. No dia em que isso acontecer, será o princípio do fim do Porto Canal, não tenho a menor dúvida. Digo isto, porque apesar do FCPorto não ter traçado ainda toda a programação, vislumbrei sinais dessa inexplicável tentação num programa que, começava a dar mais protagonismo a figuras públicas de Lisboa, do que às do Norte e do Porto. O maior sinal de provincianismo, será esse, de querermos agradar a Lisboa como se tivéssemos que nos redimir de algum crime. Crime sim, cometeram todos os que nos [des]governaram quando decidiram desrespeitar constitucionalmente a implantação da Regionalização no país .
O caminho a seguir pela Porto Canal, e o único que lhe poderá garantir o sucesso, é preencher o muito espaço ainda vazio, com conteúdos vários, sempre assentes na qualidade e nos interesses da região, sem esquecer nunca a vocação regionalista.
Resumindo: mesmo tratando-se de um canal propriedade de um clube de futebol [FCPorto], a Porto Canal tudo deverá fazer para não ser acusada de portocentrismo, como alguns idiotas centralistas gostam de dizer, mas sem qualquer seriedade.
Resumindo: mesmo tratando-se de um canal propriedade de um clube de futebol [FCPorto], a Porto Canal tudo deverá fazer para não ser acusada de portocentrismo, como alguns idiotas centralistas gostam de dizer, mas sem qualquer seriedade.
Rui, também tenho uma grande adimração por Hélder Pacheco, portuense e portista ilustre e que paga o preço disso mesmo.
ResponderEliminarQuanto ao Porto Canal, se for por esse caminho, cá estaremos para lhes dar nas orelhas, lhes chamar aatenção, lhes dizer que os exemplos de querer agarrar o sul, já fez perder o Norte a muito boa gente.
Abraço e bom domingo.
Sou da mesma opinião,para agradar aos gajos de Lisboa,já basta os que escrevem na bola .
ResponderEliminarPORTO PORTO PORTO
São estas ilustres personagens que fazem a cidade mais rica.
ResponderEliminarO jN está Lisbonado, resta, o Porto Canal. Esta estação de televisão, que tire de lá alguns programas que não têm qualidade e deixem-se de copiar os canais centralistas, e dê oportunidades à gente de cá com valor.
Sem centralismos nem provincianismos vamos enfrente.
O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.
Muito bem!
ResponderEliminar