03 outubro, 2011

Marinho Pinto, um bastonário "populista"...

Descansem os ingénuos, que a zelosa RTP, que tão empenhada anda a ensinar os portugueses a escrever brasileiro, jamais ousará esclarecê-los sobre o actual significado de algumas palavras da língua original, que o tempo, e a acção de homens mal formados, trataram de falsificar. Embora o Prós e Contras tente demonstrar o contrário, hoje, a RTP, representa inquestionavelmente a voz do regime, e só fará aquilo que o regime lhe permitir. 

Mas se a RTP não faz aquilo que lhe compete para informar o público, nós sempre podemos fazer alguma coisa nesse sentido. 

Há um substantivo muito usado pelos políticos, com vários significados, e que seja ele qual for, é invariavelmente distorcido pelos ditos cujos. Querem ver? 

Fui ao dicionário de Augusto Moreno procurar o substantivo "populismo" e só encontrei "populista", que dizia significar: "pessoa amiga do povo".  Já no Wiquicionário, sobre populismo li o seguinte: "estilo de fazer política, que consiste no uso de promessas demagogas, insuflações regionalistas, e atribuição de rótulos aos adversários eleitorais, com vistas a criar um clima de messianismo e segregacionismo político, de modo a beneficiar o seu praticante".

Agora, a título comparativo, façamos o seguinte exercício: quando ouvimos certas figuras públicas ligadas à Justiça, ao Ministério Público, ou à clã de advogados ricos falar [mal]  do bastonário Marinho Pinto, a qual tipo de populismo acham que se estão a referir? Ao indicado no Augusto Moreno, ou no Wiquicionário?

Claro, que já conhecem a resposta. Mas, acham honestamente que a versão do Wiquicionário corresponde à realidade Marinho Pinto? Encaixará ele no quadro de demagogo? Não me parece... Pessoalmente, o meu instinto é inverso. Quando vejo ou leio alguém a atacá-lo com aquela ambiguidade de quem quer dizer muito sem dizer nada, reactivamente, imagino como será o volume de tramóias e cumplicidades proveitosas constante do currículo secreto do acusador...

Em boa verdade, não precisava deste longo preâmbulo para vos convidar a interpretar a palavra populismo pela versão do dicionário Augusto Moreno - que é a que me parece mais correcta -, sobretudo para vos recomendar vivamente a leitura  desta crónica   do bastonário Marinho Pinto.

5 comentários:

  1. Bom, Marinho e Pinto não é só demagogo, no conceito superior desses personagens. Às vezes também é radical, como na última entrevista que o vi acompanhado por pares do reino.

    São assim estes instalados: tacnhos no argumentário, mas munidos destas muletas.

    Vão faltando muitos Marinhos, e aos que existem tiram-lhes o pio.
    É o papel da nossa querida TV, já que das privadas, conhecemos os donos...

    ResponderEliminar
  2. Essa versão do wiquicionário, foi de certeza inventada por algum político, ou por alguém que arranjou uma forma simples de rotular as pessoas que lançam cá para fora as verdades, que aos outros não convém.
    Querem fazer dos dicionários uma bíblia para que cada um intérprete as coisas a sua maneira.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  3. Ontem, no programa onde participava Marinho Pinto, o juíz/comentador político/desportivo [aonde isto já chegou!]e o ex-director da Judiciária/Presidente da Câmara de Santarém/comentador de tv, Moita Flores, o bastonário já não esteve presente...

    Será que o Homem, já foi d-e-m-o-c-r-a-t-i-c-a-m-e-n-te saneado?

    ResponderEliminar
  4. Marinho e Pinto denunciou, sem medo, o que se está a passar no ministério da justiça. Só não o calarão se não puderem...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Zé da Póvoa05/10/11, 18:56

    Creio que o Marinho Pinto ainda não foi saneado da TV, embora não tenha de esperar muito, porque certamente que lhe estão a fazer a cama. A canalha que governa esta república de bananas não perdoa a quem lhe bate o pé. Só que tem que engendrar uma oportunidade para muito "democraticamente" afastar o homem.
    Marinho Pinto tem estado em Timor e creio que ainda não regressou.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...