04 novembro, 2011

Gente útil, gente fútil

Nuno Oliveira [ao centro]
O Prémio Quercus 2011 foi atribuído por esta coletividade ao Parque Biológico de Gaia: são já quase "30 anos de trabalho em prol do ambiente, nomeadamente ao nível da educação ambiental em Portugal", refira-se. A cerimónia decorreu em Lisboa no passado dia 31 de Outubro durante a celebração do 26.º aniversário da associação ambientalista

Podia voltar a falar da inutilidade que é para o país profundo, ter um Presidente da República como Cavaco Silva, e do peculiar cinismo com que trata os portugueses do Norte. Podia dizer que o seu pedido de esclarecimento ao Governo sobre a introdução de portagens nas Scut, mais não é do que um novo comprovativo do que atrás escrevi. Podia até fundamentar esta opinião, referindo que nunca, até o momento em que esteve em causa a introdução de portagens nas auto-estradas do Algarve, Beira Interior, Interior Norte, Beira Litoral e Beira Alta, o senhor Cavaco Silva se lembrou de apresentar igual pedido de esclarecimento sobre as Scut do Norte, nem tão pouco se perturbou com a imoralidade de ser esta região do país a única a pagar portagens [há cerca de um ano]...

Podia concluir que esta, não é a postura do Presidente de todos os portugueses, mas antes o comportamento de um homem vulgar, que portugueses vulgares elegeram para o cargo mais nobre da hierarquia nacional. Podia dizer que esses portugueses estavam errados, e que a situação miserável do país o confirma. Podia estar aqui a falar do rol de assuntos importantes onde Cavaco foi cumplíce por omissão, e das suas frívolas intervenções em casos ridículos, como foi o do Estatuto dos Açores. Podia, mas prefiro falar de coisas úteis.

Vou falar-vos de um Homem - que por mero acaso conheci em contactos profissionais -, e que tem feito um trabalho muito mais prolífero para o país [e para o planeta] do que os peritos em assuntos económicos todos juntos. Chama-se Nuno Oliveira e é o Director do magnífico Parque Biológico de Gaia, um regenerado pulmão da cidade, e um importantíssimo centro de Recuperação de Animais Selvagens.

A Quercos, decidiu justamente premiá-lo. É merecidíssimo. Muito mais sério, e interessante, que cavacadas e outras boliqueimadas.

3 comentários:

  1. manuel moutinho04/11/11, 20:19

    Força Norte,não podemos deixar de reenvidicar o que é nosso!

    ResponderEliminar
  2. um prémio mais do que merecido ,mas até os prémios têm de ser levantados em lisboa .
    já na época passada o fcporto levantou lá dois dos seus.

    força porto , força norte.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...