12 janeiro, 2013

A televisão que o Norte precisa...

...não deve pactuar com a trapaça generalizada que se faz na concorrência, caso contrário, nunca se imporá como a televisão que ousou dar o salto por cima, de fazer a diferença pela superioridade em relação às outras. 

Falando em televisão para o Norte, não posso deixar de falar no Porto Canal, primeiro porque já existe, e depois porque já  descentraliza, já difunde [e bem] informação e  coopera com muitas cidades e povoações do Norte do país. Para vingar, será fundamental não apenas evitar a concentração excessiva no Porto, como também desenvolver uma filosofia editorial crítica e selectiva, quer com colaboradores residentes, quer com os convidados que escolher para debater todo o tipo de temas, com especial realce para as questões relacionadas com a política e o desporto.Não ser criterioso, será abrir portas à vulgaridade.

Tenho sérias reservas para pensar que este meu desiderato venha algum dia a concretizar-se, e explico porquê. A comunicação social padece do mesmo mal que afecta a maioria dos portugueses: o medo. O medo é inimigo da liberdade, e é a ausência desta que está a afectar de morte a boa informação. Os media vivem de patrocínios e audiências, mas não podem deles depender demasiado nem se subjugar a elites, ou pseudo-elites, sob pena de se auto-anularem e defraudarem as expectativas do grande público nortenho. As elites não são fiáveis, enganam. De mais a mais, agora que ninguém sabe bem quem são, e onde estão. 

Belmiro de Azevedo podia ser uma grande elite do Norte, mas já mostrou não ter perfil para isso. Belmiro quer vender, ponto. Se é Lisboa que manda, muda-se para Lisboa e faz-se-lhe a vontade. Mesmo que por cá deixe ficar a fachada e as sedes das  empresas, as decisões tomam-se na capital. Belmiro não é político, é um negociante muito "prático"... Como ele, são a maioria das pessoas do Norte com poder suficiente para se afirmarem nacionalmente. E os políticos do Norte são iguais, medianamente iguais. Mas, que diabo, ainda não andam camuflados, são simples de identificar.

Não se compreende por isso, que o Porto Canal tenha convidado recentemente para debater a orfandade de líderes no Norte um lambe-rabos, chamado Hermínio Loureiro. Custa-me a acreditar que ninguém no Porto Canal, a começar pelos quadros dirigentes, não conheça o perfil camaleónico e vincadamente centralista do autarca de Oliveira de Azemeis, para tomar a triste decisão de convidar protagonista tão imprestável para discutir um assunto tão caro aos nortenhos. Outro dia, foi Marcelo Rebelo de Sousa [outro centralista manhoso], não tarda nada, vamos ter de apanhar com o sósia menor, Marques Mendes, e o Norte só tem a perder com tais escolhas*.

Não se pode criticar no vazio. A política não é uma ciência abstracta, é uma actividade com executores, que são os políticos. A crise tem responsáveis, esses não são o povo, são quem ele elegeu para o governar. As televisões estão cheias de "politólogos" que tiveram responsabilidades políticas fracassadas, e só isso é por si mesmo, uma aberração, uma tautologia, uma deformação. O que pode o público ganhar ouvindo um, ou muitos incompetentes?  À medida que este critério editorial absurdo se repete transmite-se para a opinião pública a ideia [erradíssima] de que a importância das pessoas vem do estatuto e não do uso que se lhe dá.

Gostava imenso que o Porto Canal fosse o canal pioneiro a perceber que o caminho para o sucesso não pode ser esse e que por vezes é preciso mesmo aceitar grandes desafios e fazer rupturas. Romper com a mesmice, diga-se, nem sequer é grande revolução, mas que urge fazê-lo, urge. 

* Há que dar oportunidade a quem não tem currículo governativo, a gente respeitável, e com bom "cadastro"... Sim, porque a esse nível [governativo], poucos se podem dar à vaidade de imaginar que governaram bem, que sabiam o que estavam a fazer. Para si próprios, talvez soubessem, para o país, seguramente que não. 

6 comentários:

  1. Para ser o tal Canal, não pode ter medo, ser mais do mesmo, preocupar-se em ser politicamente correcto, agradar a gregos e a troianos.

    Ainda não vejo essa coragem e determinação, apesar de ver algumas coisas boas. Continuemos a dar o benefício da dúvida e tenhamos esperança que alguns desvios, exemplo, Pedro Fonseca, nunca mais voltem acontecer.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Rui acredite que eu estou sempre a dizer a mesma coisa,e tenho a impressão que qualquer dia,não vale a pena ver o porto canal, excepto os programas de desporto,mas sem o miguel guedes e seus muchachos,só falta levar o gobern aos grandes adeptos,voltando ao assunto, na minha opinião a informação do porto canal está a cometer os mesmos crimes dos outros canais,só o centralismo tem direito a falar, os outros praticamente nem lá entram, se foi para isto que mudaram,para mim não tem interesse para o norte, eu preferia um canal mais virado para o norte, porque lisboa,já está defendida por natureza,oxalá eu esteja enganado,mas a montanha pariu um rato,é a minha opinião.
    Abraço
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  3. Por este caminho, o Porto Canal não vai a lado nenhum.
    Convites a políticos e comentadores centralistas, a lampiões injuriosos, e até, o ditador coelho teve audiência para lá ir dizer mais umas mentiras.
    Por este andar, qualquer dia, vamos lá ver o Orelhas o Kadaf FV, a dar uma entrevista ao Porto Canal.
    Senhor Miguel Guedes, faça convites a gente portista que sinta o clube, deixe lá a sua amizade pessoal para outro tipo de convivência.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.



    ResponderEliminar
  4. Caro Rui Valente!

    Bravo! Continue na sua tarefa ingrata de tentar despertar as consciências do Norte do País.
    Completamente de acordo com as ideias expostas no seu "post"!
    Só lamento que não sejam eleitas pelo Norte personalidades com os seus critérios!

    Cumprimentos,

    Armando Monteiro

    ResponderEliminar
  5. Silva Pereira14/01/13, 18:49


    Boa tarde,
    Parabéns pela coragem e oportunidade do tema.
    Estou de acordo, parece-me e temo que o JM enferme e do mesmo de sempre (políticos, empresas, algumas personagens) no início do processo apregoam pelo Norte/pessoas e depois de obterem alguns resultados juntam-se à gamela do poder centralista.
    Mesmo nos programas desportivos vejo muito cuidado em não ofender os adeptos dos 2 clubes do regime, não estava à espera dum PC tipo canal da Bolha mas esperava que evidenciassem as incongruências das diferenças DE TRATAMENTO, dou como exemplo pegar na maneira como aquele expert ex-árbitro PH da TVI comenta (ou não comenta) os lances onde intervêm o SLB; SCP e o FCP.
    O verdadeiro Sistema é o poder dos média macrocéfalos
    Outro exemplo, tem vindo a ser falado nos média que existem hospitais com diferenças na política de prescrição de medicamentos, porque não identificam essa diferenças.
    Outro exemplo a maneira como o centralismo aplica as receitas dos impostos (ensino, saúde) bem como as verbas do quadro comunitário.
    Veja-se a maneira diferenciada de tratar o Porto de Leixões e o aeroporto Sá Carneiro. Já agora se o presidente da CMP ( mais outro centralista) tivesse a postura do seu homólogo da Capital (ver as imagens do jogo de ontem) caía o Carmo e a Trindade.
    Como diz o marujo só falta o MG levar o bucha ao programa dos Grandes Adeptos

    ResponderEliminar
  6. Deacon Blue15/01/13, 00:20

    Caro Rui,

    Permita um comentàrio um pouco à margem deste post, a respeito de Belmiro Azevedo!

    Eu recuso-me a reconhecer o que quer que seja relativamente a Belmiro Azevedo e a corja de yuppies que o servem que chantageiam e exploram os seus fornecedores da forma mais ordinaria possivel.

    Acresce a técnica financeira de receber hoje e pagar 120 dias (ou mais) depois.
    Ai de quem tiver um problema de qualidade com a Sonae!

    As contas da Sonae estao bem e recomendam-se, em contrapartida, os fornecedores estao cada vez mais na penuria!

    Se isso é um grande empresàrio, eu vou alí e já venho!
    É mais do mesmo, vai dar tudo ao mesmo, e que leva à conhecida conclusao de que os ricos cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.

    Esta "gente superior", arvora-se o direito de decidir por salàrios e lucros de fazer inveja a qualquer empresa e familia dos paises ricos da europa e, em simultaneo, o salário minimo nao pode subir porque nao existem condiçoes!
    Mas com que direito hoje um medico pode ganhar 10 ou 20 mil euros mes e um trolha apenas 500 euros???!!!

    Que vao gozar com a PQP!

    Por mim, corria com esta gente toda, o que eles têm e a riqueza que ostentam é nesta altura duvidosa! Porventura ilegitima. Nao sei se lhes pertence! Tenho o direito de pensar assim depois do que nos estao a fazer nesta altura.

    O B. Azevedo pode nao ser e nao e concerteza o responsavel mor, mas faz parte daqueles que têm ajudado a enterrar este pais.

    Qualquer Portugues tem neste momento o direito e a obrigaçao de por tudo em causa! Nao sei se nao deviamos voltar a uma situaçao de algumas/muitas expropriaçoes pois, no fundo, o que é que hoje concluimos ? Que fomos roubados!

    Desculpe o desabafo.

    Deacon Blue

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...