11 abril, 2008

O estilo"british" de Rui Moreira em Portugal, resultará?

Bem que gostaria de poder separar o futebol da política e vice-versa. Quanto mais não fosse para contentar os puristas do regime. Mas, como? É impossível. É como esperar que o Serviço Nacional de Saúde se resolva por obra e graça do Divino Espírito Santo e não pelo empenho e capacidade do poder político. Mas, adiante.

Há certas atitudes que custam muito a entender. Entre elas, estão as manifestações episódicas de "indignação" da comunicação social sempre que alguém decide bater-lhe com a "porta na cara".

Já devem ter percebido onde queria chegar. Se não perceberam, eu explico.

As lamúrias de donzela ofendida da RTP, pretensamente por ter sido impedida de efectuar a cobertura da festa de mais uma vitória do campeonato nacional de futebol, são tão cínicas que até parece estarmos a assistir a uma comédia de Fellini (este sim, um grande realizador).
Não é preciso rebuscar demasiado o assunto, para percebermos como é natural e humano fecharmos as portas da nossa casa a quem nos trata mal, a quem passa boa parte do tempo a conspurcar a nossa imagem. Ora, é precisamente isso que tem feito a RTP a Pinto da Costa (directamente e, indirectamente ao Futebol Clube do Porto e à maioria dos portuenses), que originou a recusa do presidente do clube à RTP de ter acesso às comemorações do campeonato. Por quê, afinal tanto espanto?

Nem de propósito (não seria preciso, mas enfim...), escrevi há dias aqui mesmo, um post exactamente sobre a conduta da RTP a criticá-la pelo modo pouco abonatório como abordava as ocorrências do nosso clube.

Como sabemos, lamentavelmente, este é um problema antigo e não apenas com a RTP, também com os outros canais abertos de TV de Lisboa. Só que, com a estação do Estado a questão é mais grave, pelo dever de isenção que tem perante todos os portugueses e não cumpre. Não cumpre, porque é sectária, porque é de sectarismo e injustiça que os regimes centralistas se sustentam.

Na Comunicação Social, está enraizada como um cancro maligno, uma ideia de impunidade que se esconde cobardemente sob o pretexto do "dever de informar". A ideia de que tudo lhe é permitido arrasta-a para caminhos sem códigos nem fronteiras onde todos os limites do razoável são ultrapassados sem se preocupar com os estragos físicos e morais que possa causar na vida das pessoas. Depois, bem, depois - e aqui se manifesta o autismo característico dos poderes -considera-se sempre inocente.

Quando se sente "apertada" por obstáculos susceptíveis de afectar os seus interesses comerciais ou programáticos, a Comunicação Social (sobretudo a televisão), serve-se de alguns comentadores residentes a quem já vendeu a cartilha mestra da verdade corporativa, para a inflaccionar e propagandear. Não será por acaso, que quando falam dos dirigentes desportivos,
metem todos no mesmo saco. São todos maus, Pinto da Costa incluído. E se em grande parte dos casos até podem ter razão, noutros nem tanto, como é o caso de Pinto da Costa. Pinto da Costa é, quer gostem ou não, objectivamente um grande dirigente.

Então, perguntar-se-ão alguns, porque é que o fazem? A resposta é simples: para não terem que lhe reconhecer o mérito. Para tentarem ensombrá-lo, para lhe retirarem brilho. O mais possivel.

Chegados aqui, percebo muito bem, porque é que alguns dos comentadores do Renovar o Porto se sentem um pouco desiludidos com as prestações de Rui Moreira no programa Trio de Ataque,
mesmo que não duvidem do seu portismo. Provavelmente, porque o estilo gentleman de Rui Moreira não é compatível com o nosso país (isto, não é a Inglaterra), com a nossa democracia e muito menos com os seus adversários de programa.

Carlos Daniel, esforça-se (mal, quanto a mim) por ser um moderador isento, mas não é. O tema que seleccionou para começar o último programa (a acusação a Pinto da Costa), quando o F.C. do Porto tinha acabado de se consagrar tri-campeão, desmascarou-o e deitou por terra o objectivo que inicialmente dizia defender, que era o de falar mais do futebol jogado do que das arbitragens.

Definitivamente, não acredito que o Porto dê o passo que falta para sair da teia de complexos e servilismos em que se deixou enredar, com diplomacia. Não dá, é uma ilusão.

A competência e o estilo musculado de Alberto João Jardim, na política, deu resultados, o de Pinto da Costa, no futebol, está à vista. O de Rui Moreira, começo a duvidar. Apesar da grande simpatia e consideração que me merece.

15 comentários:

  1. Meu caro Rui Valente hoje, para variar, não vou concordar totalmente consigo.

    "Definitivamente não acredito que o Porto dê o passo que falta para sair da teia de complexos e servilismos em que se deixou enredar, com diplomacia". Estou completamente de acordo.

    "A competência e o estilo musculado de A.J.Jardim, na política, deu resultado, o de Pinto da Costa, no futebol, está à vista". Tem toda a razão. Aprecio imenso o poder de reivindicação de AJJ, o destemor com que enfrenta o poder central, e a sua capacidade de realização. Costumo dizer, por brincadeira, que gostaria que ele depois de se reformar na Madeira, viesse para o continente liderar o Norte. Pinto da Costa é indiscutivelmente um grande lider e os resultados falam por si.

    Mas repare que nestes casos estamos a falar de liders, de executivos que têm de delinear e sobretudo de executar uma estratégia. No caso do Dr.Rui Moreira acho que devemos ver a sua actuação sob um prisma diferente. Trata-se de um programa televisivo com um conjunto de três pessoas, cada um com a sua filiação clubística, que expõem as suas opiniões sobre determinados acontecimentos futebolísticos. Apenas e só. Acontece que os representantes do Benfica e do Sporting, têm atitudes de sobranceria, arrogância, ódio, desonestidade intelectual? Pois devo dizer que, como adepto do FCP, fico orgulhoso de ver que o seu representante mantém uma postura impecável e uma seriedade intelectual a toda a prova. Escrevi, há dias, que no último Trio ele tinha jogado ao ataque. Com isto queria dizer que não se limitou a expor as suas ideias, pois também combateu as dos outros. Era isso talvez que lhe faltava, um pouco de agressividade no bom sentido, mas dentro do padrão de educação a que nos habituou. Espero agora que comece "a mandar vir" com o moderador, quando este lhe corta a palavra só porque não está a gostar. Acho que o Sr.Carlos Daniel é mais benevolente com os outros dois, dando-lhes maior margem de manobra nas suas intervenções.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Rui o problema é apenas um:não se pode agradar a gregos e a troianos, dar uma no cravo outra na ferradura e esssa é a postura de Rui Moreira. O Pr. da A.Comercial não tem, por estratégia, vontade de dar um murro na mesa, falar contra por exemplo, essa pouca vergonha que foi o programa de Terça-feira e denunciar o Carlos Daniel, esse lobo com pele de cordeiro. No post acima tem alguém que não tem medo de dizer que o Rio parece um esgoto a céu aberto, paga um preço, mas, diz aquilo que Rui Moreira nunca teria coragem de dizer.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Caros amigos,

    Os vossos comentários são o melhor testemunho de quanto é grande o vazio de liderança no Porto.

    Se fosse possível pactuar diplomaticamente com a sobranceria dos nossos adversários, seria essa linha que escolheria e o perfil de Rui Moreira era o ideal.

    O problema é que a diplomacia de Rui Moreira é dar "pérolas a porcos" e é frequentemente abafada (como diz Rui Farinas), ora pelo "moderador", ora pelo APVasconcelos e o que fica no ar é sempre um clima de suspeição e de marginalidade à volta do FCP e do s/ Presidente.

    Se estivesse no lugar de Rui Moreira, eu teria logo interpelado o Carlos Daniel pela infeliz escôlha do tema de abertura do programa que, como se viu, foi a acusação de Pinto da Costa e tê-lo-ia confrontado com o seu princípio programático de apenas tratar do futebol jogado, facto que estava a contrariar completamente, por não dar o destaque merecido à vitória do tri-campeonato.

    Não lhe perdoava e tirava-lhe a máscara da imparcialidade.

    ResponderEliminar
  4. eu peço desculpa, mas não estou a acreditar no que aqui leio. o dr rui moreira, na sua intervenção inicial no programa, disse ao carlos daniel e "à naçon" que o facto de o programa começar por falar no vieira era "extravagante". nunca, na televisão pública, ouvi uma denúncia tão certeira, corajosa e ao mesmo tempo, elegante. será que para termos razão teremos que ser malcriados? acho que não e, por isso, tenho pelo dr. rui moreira, que não conheço, uma imensa admiração. se for british como o senhor valente diz, o que não me admira porque o wickipedia diz que estudou em inglaterra, ainda bem. estou farto de gente malcriada que perde a razão ao defender as nossas convicções. já agora, sou sócio há 41 anos- do fcp

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Meu caro Frank, Rui Moreira disse
    "extravagante" e você acha que já disse muito, diz até que na televisão pública nunca ninguém foi tão longe. Acho que está tudo dito, eles insultam-nos, gozam com nós, discriminam-nos e nós dizemos "que extavagancia!..."
    Eu meu caro Frank teria dito " É uma vergonha que o 1º trio de ataque depois da conquista do tri, comece com as declarações desta figurinha ressabiada que é o presidente do Benfica" Reconheço que não é muito british, mas é o meu estilo.No seu conceito isto é má-criação?
    Abraços de um sócio do F.C.Porto há 38 anos.

    ResponderEliminar
  7. Caro Frank Parker,

    Não me parece ser caso para ficar espantado com o teor do m/texto, só porque,como muitos outros portuenses duvido um pouco da estratégia diplomática de Rui Moreira, principalmente quando falamos de futebol.

    Isso, não significa que não aprecie o seu estilo, antes pelo contrário, não me canso de o elogiar. Concordo também, que é preciso renovar a imagem, tanto dos dirigentes desportivos como dos próprios políticos (que não são exemplo para ninguém), mas, pergunto-lhe: o centralismo irá alguma vez permiti-lo?

    Acredita que Pinto da Costa teria sobrevivido a todas as pressões a que tem sido, ano após ano, submetido, com paninhos quentes?
    Pois eu, não acredito. O que não significa que defenda a malcriadez ou estilos arruaceiros, mas entre um bom falante inconsequente e um boçal eficiente prefiro, apesar de tudo este último, desde que sério e competente.

    Rui Moreira é um homem educado, mas, às vezes, é preciso dar um murro na mesa quando nos impedem de falar(como foi o caso), ou em última instância, abandonar um debate quando o moderador dá sinais de arbitrariedade. E não me vai dizer que foi a 1ª. vez que Carlos Daniel borrou a escrita, porque não foi.

    Portanto, há sempre um limite para tudo, mesmo para a diplomacia.

    É de politicamente correctos que o Norte mais razão de queixa tem.
    Em Lisboa e no Governo estão muitos que foram daqui e nada têm feito para ajudar a sua terra Natal ou região a sair da pobreza em que está. São muito soft,muito eloquentes, mas muito inúteis também.
    E desses os portuenses estão fartos.
    Naturalmente, não é neste quadro que coloco Rui Moreira, mas a verdade é que como figura pública que já é, e pelo protagonismo que já tem, também é compreensível que os portuenses esperem algo mais dele - e não estou a referir-me agora apenas a programas desportivos - justamente por ser a única pessoa do Norte que mais tem feito para lhe dar voz.

    A Madeira tem benefícios que resultam da sua condição de insularidade, é certo, mas o povo da Madeira gosta Alberto J Jardim, não por ser um gentleman (que está longe de o ser), mas porque acredita mais nele (pelos resultados conseguidos) do que na oposição. E isso, é o que conta para as populações. O resto, é acessório.

    ResponderEliminar
  8. Tanta explicação para a postura do ser Rui Moreira. Afinal ele foi escohido pelo seu perfil, a exemplo de outros, sempre que as televisões de Lisboa fazem programas sobre desporto. O sr Daniel é desde pequenino benfiquista, que eu conheço-o de rapaz em Paredes.
    O sr Vieira esta semana teve um encontro "casual" com o presidente (?) da Liga, reagiu mal quando filmado, e a RTP que fez? Ignorou a situação, não se "lamentando", não passando as imagens, e não respondendo às interpelações dos jornais, como o JN.
    Eu sou adepto com sessenta anos de filiação. De modo nenhum entendo que o sr Rui Moreira me represente. Nem pouco mais ou menos

    ResponderEliminar
  9. Ninguém mais do que eu gosta de pessoas decididas e frontais, mas não me parece razoável "queimar" a n/ confiança em alguém apenas porque não corresponde imediatamente aos n/ padrões de confiança.
    Às vezes, é preciso dar tempo ao tempo.
    Por outro lado, há um facto incontestável, e é nele que acabo por dar alguma razão aos portuenses mais revoltados, que é, o de estarmos permanentemente a ser tratados como os parentes pobres do país, nomeadamente pela Comunicação Social e de ainda termos de nos preocuparmos com os modos como protestamos. Eu não me lembro de tanta subserviência, tanto beija-mão ao poder instituído, tanta falta de carácter como agora.
    Tudo isto contribui para aumentarmos o cepticismo relativamente àquelas pessoas que surgem a público aparentemente a defender a / região ou clube mas que não têm a garra de dizer aos nossos inimigos aquilo que eles precisam de ouvir.
    Eu continuo convicto que é de alguém com o perfil de Pinto da Costa que nós precisdamos na política. Alguém disposto a mobilizar pessoas a fazer rupturas e a exigir a atenção que nos é DEVIDA.
    O ódio dos centralistas ao Porto é real e temos de contar com ele para o enfrentar. Quem tiver a ingenuidade de pensar o contrário acaba por ser cumplíce com esta situação miserável.
    Não se trata de colocar Pinto da Costa num pedestal de Salvador, trata-se apenas de, no panorama actual nacional, onde o desrespeito por uma cidade tão importante como é o Porto, só alguém com as suas características será capaz de dar a volta à situação.
    Basta olhar para o nosso autarca Rui Rio para perceber porque é que a cidade não avança, porque é que não tem uma voz de liderança que a represente emocional e politicamente!

    ResponderEliminar
  10. http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?tvprog=17798


    está aqui, para o senhor victor sousa que não viu, o programa em questão.
    ficará a saber que eu não o represento, meu caro senhor. nem o senhor me passou uma procuração, nem eu a aceitei.
    sou comentador convidado da rtp.
    há quem goste do programa, e do meu desempenho. há quem não goste.
    também há quem goste da forma como presido à associação comercial do porto, e quem não goste. aí, sim, represento os meus associados que me elegem. a eles devo, é claro, explicações. mais uma vez, no dia 23, lá estarei em assembleia geral, a prestar-lhes contas.
    como portista, no entanto, não sou nem mais nem menos do que os senhores.
    sou um adepto ferrenho, mas acredito que isto é desporto, não é uma guerra. acredito que devemos saber ser campeões, devemos saber vencer, percebem? o nosso adversário, esmagado no campo de jogo, acha que é por outras razões que ganhamos? pior para ele, porque é ridiculo, porque vai continuar a perder ao não apreender comnosco a lição.
    já agora, senhor vila pouca, reveja o inicio do programa. não disse qpenas que era extravagante. disse mais do que isso. o senhor diria certamente melhor, isso eu já sei. por isso lhe dou os meus parabéns.

    ResponderEliminar
  11. Sr rui moreira com letra pequena como o senhor vila pouca.
    Muito obrigado e pode ter a certeza que na terça-feira o seu amiguinho levava que contar.
    Eu não tenho medo de queimar os dedinhos!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Senhor Vila Pouca,

    Peço-lhe desculpa pela letra pequena do anterior post. Se reparar, todas as letras desse post são pequenas, porque o mandei do meu telemóvel. Mas, não acha, até por isso, que já é perseguição sua?
    Tanta embirraçãozinha desmerece alguém tão Nobre, Superior e Grandioso como Vossa Excelência.
    Quanto aos dedinhos, não se aflija com os seus, me eu não me aflijo com os meus.

    ResponderEliminar
  13. Meus senhores,

    Não gosto nada de ler esta troca de mimos entre portistas e portuenses. Isso, é para aqueles senhores que costumam comprar tudo feito, incluindo campeonatos.

    Não quero pregar sermões a ninguém porque acho que a razão está um pouco dividida e porque estimo todos aqueles que, à sua maneira, só pretendem ( e com toda a razão)é ver a nossa cidade e o n/ clube a serem mais respeitados.

    De facto, o futebol, como diz o Rui Moreira, não é nenhuma guerra, mas também não é hoje o desporto de "espírito olímpico" que já foi. Hoje,há interesses económicos muito grandes (e até políticos) no futebol e não é inocente a campanha vexatória que andam a fazer com o nosso clube,o n/ presidente e a nossa cidade.

    E se, por vezes, esse clima de guerra é sentido, é muito injusto e desonesto atribuírem-no apenas e permanentemente a Pinto da Costa, como aqueles meninos de Lisboa procuram convencer o país inteiro.

    Se há uma guerra, não é Norte-Sul, mas sim Sul-Norte. Foram eles que a começaram, todos sabemos disso.

    E termino, pedindo aos "contendores" ocasionais que acendam o cachimbo da paz apertem as mãos, porque somos todos portistas e amamos o mesmo clube.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Meu caro Rui Valente, uma boa polémica desde que não ultrapasse os limites, até é saudável, não acha?
    Rui Moreira:Nobre, Superior e Grandioso?!...que exagero! Isso é o F.C.Porto e não eu, que sou apenas um Portista e Portuense apaixonado e que está farto de ser maltratado, discriminado e insultado.
    Não acha que na terça-feira caiu a máscara( para alguns, porque eu conheço o artista há muito tempo) ao C.Daniel?
    Um dia, se nos voltarmos a encontrar no Dragão, eu conto-lhe o que esse seu amigo disse há muitos anos atrás num jogo Paços de Ferreira-Porto.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  15. Dragao Vila Pouca:

    Se não ultrapassar a polémica saudável nem se entrar no insulto pessoal, também acho que até anima o blog.

    Vitor Sousa:

    Desculpe, mas não consegui publicar o seu último post. Se quiser tentar de novo, agradeço.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...