17 junho, 2008

Jornalismo, isto?

Há um jornalista do JN (único jornal que compro), de seu nome Nuno Miguel Maia, cujo trabalho parece circunscrever-se exclusivamente ao Processo Apito Dourado e ao FCP/Pinto da Costa.
Nunca nada li de sua lavra que fosse favorável às teses do FCPorto. Não é que isto seja novidade, mas tratando-se de um jornal sediado no Porto não se lhe pedia que andasse com o FCPorto ao colo mas, no mínimo que conseguisse dar um ar de imparcialidade, o que equivaleria a um meritório toque de classe e seriedade. Como tal não costuma acontecer, a ideia com que ficamos desse senhor pode-lhe até ser indiferente, mas é a ideia de que não é um jornalista honesto.
Ontem, quem leu a notícia relacionada com a alegada falência da Superfute deJosé Veiga, este mesmíssimo senhor jornalista não resistiu à tentação de colar a boa-nova ao nome do filho de Pinto da Costa. A página 13 do JN trazia esta frase: "Ex-empresário e Alexandre Pinto da Costa arriscam dez anos de proibição do exercício de actividades comerciais".
Hoje, na página 21 do mesmo jornal num discreto canto inferior lá vinha a "rectificação" obrigatória a dizer: " Alexandre Pinto da Costa está a trabalhar em Portugal, no Porto, possuindo negócios ligados ao ramo automóvel. Não se encontra portanto nos E.U. - ao contrário do que ontem, por lapso, foi noticiado pelo JN, numa notícia sobre o processo de falência da Superfute."
Observem bem, agora a dupla grosseria da desculpa. Primeiro, o autor da notícia "reconhece" um lapso que traduz a sua total falta de rigor em confirmá-la antes de a publicar. Depois, não assume a autoria da mesma preferindo atirar a responsabilidade para o "JN"...
Em boa verdade, não deixa de se compreender a baixeza de carácter, porque a responsabilidade maior pela proliferação deste tipo de jornalistas é de quem não tem a coragem de os demitir por lapsos desta natureza...
A propósito, alguém é capaz de me sugerir um jornal a sério?

3 comentários:

  1. A culpa é do Quim Golfista já o disse tantas vezes e ninguém me ouve?
    Esse deve ser o substituto da Tânia Laranjo, especialista em apitos e que por causa dos apitos, já correu o J.N., Público e C.da Manhã.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Uf!!! Julguei que era eu que tinha complexos, mas afinal encontro alguém da minha opinião, àcerca deste sucedâneo de jornalista...

    ResponderEliminar
  3. Há por aí alguns que quando se fala do descalabro do Porto gostam de dizer que "a culpa é de todos nós", mas nunca explicitam quem. É importante acarbarmos com esse tabu e passarmos a falar em nomes. O Joaquim Oliveira é só um, entre muitos.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...