17 junho, 2008

No intervalo da crise

Não é ainda o fim da crise, mas acho que o pior já passou. A situação esteve muito feia, mas chegámos ao intervalo do jogo com um resultado favorável, sobretudo se pensarmos que durante a 1ª parte estivemos em risco sermos goleados. Agora que há uma acalmia, parece-me que está na hora de começar a tirar algumas conclusõe, mesmo correndo o risco de fazer prognósticos antes do fim do jogo.

1 - O grande perdedor é o Benfica e o seu presidente, e não somente por não conseguirem uma entrada imerecida e fraudulenta na Champions. Acima de tudo, esta crise serviu para desmascarar a verdadeira índole de LFV. Até aqui, com alguma benevolência, poderia dizer-se que era um presidente que usava métodos de actuação, e discurso, fora das regras do verdadeiro jogo limpo, mas que pareciam respeitar alguns limites. Era o tempo da "transparência" e da "verdade desportiva". Esta crise no entanto fê-lo tirar a máscara, que ainda enganava alguns, e mostrar ao país a sua verdadeira face, a face de alguém que não obedece a princícpios morais, porque os não tem, capaz de todas as vilezas, capaz de partir para a agressão física, capaz de ameaçar e coagir. Em suma, alguém que é capaz de tudo, sem limites, para esmagar quem lhe estorvar o caminho. Por isso repito que o Benfica é um grande perdedor: um indivíduo desta índole na presidência, desqualifica o clube e deve encher de vergonha aqueles benfiquistas - que os há - para quem a palvra "honestidade" ainda tem algum significado.

2 - LFV e o Benfica prestaram um péssimo serviço ao futebol portugues. Internamente, porque transformaram rivalidade em ódio extremado, que em futuro próximo pode muito bem fazer correr sangue. Externamente, porque transmitiram a ideia de um país com ambiente futebolístico mafioso, o que só é verdade temporariamente enquanto LFV for presidente.

3 - A posição do Conselho de Justiça da FPF é , para mim, duvidosa. Não esqueçamos que foram ameaçados e coagidos (isto sim, é coacção!) por LFV, e não se sabe a repercussão interna deste acto de gangsterismo. O CJ está a atrasar a saída do seu veredicto para, em caso de sentença favorável ao FCP, ser tarde demais para que o clube pudesse usar este trunfo em Nyon? Ou pelo contrário, fez uma jogada de xadrez, pressupondo que a sua demora faria a UEFA tomar a decisão que tomou, que é favorável ao FCP?

4 - A posição da FPF tem sido no mínimo ambígua, aliás reflectindo certamente a figura do seu presidente, mestre na arte de conseguir flutuar em todas as águas. O FCP saberá tirar as devidas conclusões.

5 - O enorme prestígio do FCP e do seu presidente Pinto da Costa, não é uma ficção. Se alguém tinha dúvidas, perdeu-as agora com certeza, ao ver os grandes clubes europeus ( onde o Benfica não está incluído ) e destacados dirigentes darem o seu total apoio.

6 - Cuidado com a UEFA. São perigosos porque não marram a direito.

7 - Penso que o FCP tem de repensar a sua estratégia de Comunicação e o tipo de relacionamento com os poderes instituídos do futebol. A presente crise mostrou que algo está errado. Se há coisa que o presidente PdC é, é ser perspicaz e arguto, e não vai certamente permitir que no futuro se repita o que agora se passou: que seja dado ao inimigo todo o tempo para estudar o seu plano, dispor as suas forças e lançar o seu ataque. Não pode voltar a acontecer.

8 - Agora que o inimigo está de cabeça perdida, penso que um poderoso contra-ataque, lançado rapidamente, teria resultados favoráveis que iriam para além do imediato. Não devemos dormir sobre os louros da meia vitória alcançada.

9 - Ver os benfiquistas a espumar de raiva e a disparar em todas as direcções, deve recompensar-nos das dúvidas e incertezas vividas nas últimas semanas!

2 comentários:

  1. Meu caro Rui, quando nós em termos de populismo, demagogia, mau gosto e ordinarice, pensavamos que o Benfica de Vale e Azevedo era imbatível, parece agora o Benfica do Vieira a rebentar com a escala.
    Aestratégia de comuniocação do F.C.Porto foi: "deixem-nos falar que para nós o que interessa é o futebol jogado", mas eles não falavam, também conspiravam e nós fomos apanhados desprevenidos. Que tudo isto tenha servido de lição e comece a aparecer uma figura com capacidade e prestigio, para quando o Presidente não falar, falar essa figura e dar troco ao Vieira e seus acólitos.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Meus caros,

    Estamos tão habituados à excelência (relativa, claro) do nosso clube, que já lhe exigimos a perfeição.
    Por este andar,a direcção do FCP vai ter de andar constantemente a olhar para trás para ver se alguém lhe dá uma punhalada. Ninguém consegue fazer isso, mesmo com fortes razões, como é o caso do FCP.
    Se calhar, a realidade é mais essa do que outra,e convém estarmos atentos sim, mas também de seguir em frente e viver a nossa vida. E derrotá-los...SEMPRE!!!

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...