30 novembro, 2008

Rui Rio na liderança

A liderança na questão do Aeroporto, e a queixa apresentada nas instâncias europeias contra o Estado para evitar o roubo que o governo está a levar a efeito nas verbas destinadas às regiões de convergência, são dois bons sinais da mudança de atitude de Rui Rio na sua percepção de qual é o papel do autarca do Porto na luta pela autonomia regional. Rio já percebeu que não se vai lá com falinhas mansas. Só com voz grossa e, mais importante ainda, só com acção grossa, é que se poderá colocar a ganância das oligarquias da capital na ordem.

Qualquer cidadão avisado, mesmo que tenha grandes discordâncias e não aprecie particularmente a personalidade do autarca do Porto, deve reconhecer justamente que neste campo Rui Rio tem tido uma evolução muito positiva. Espera-se que seja consistente, continuada e não apenas devido ao aproximar das eleições. O PS Porto que se cuide porque não me parece que venha a ter qualquer papel relevante no próximo mandato. Provavelmente será remetido a mais quatro anos de merecida e anónima oposição.

De tudo isto pode também concluir-se que muitas acusações de “portocentrismo” que variada gente, até com responsabilidade, costuma fazer ao Porto, não passam de atitudes de quem na prática pretende perpetuar o centralismo lisboeta. Enquanto uns vão à luta, outros mandam cartas.

7 comentários:

  1. Até pode pegar num megafone e vir para a rua gritar. Esse artista para mim não presta e acordou agora, porque lhe cheira que vai ter oposição credível.
    Ou então e também é uma hipótese, já viu que a Nelinha não vai a lado nenhum e está a posicionar-se.
    - CHÔ, vai enganar os outros que a mim não me enganas.
    Eu a esse não esqueço e não perdoo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro António Alves.
    Rui Rio não está a ter uma atitude particularmente louvável,na medida em que está fazendo o mesmo que a grande maioria dos autarcas. Assim quando o governo é da cor deles,não há reclamações locais.Quando são os outros a governar,são só queixas e reclamações,que é para atrapalhar a oposição. Ainda não esqueci as atitudes e reacções do RR durante o governo do PSD...
    A proximidade das eleições também ajuda a sua metamorfose,mas eu penso que dado o estado comatoso do PS-Porto,RR nem precisa de fazer campanha para ganhar as eleições.E lá vamos mais 4 anos down-the-hill!.
    Tendo dito isto,congratulo-me por haver aqui quem lidere reclamações.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. É muito interessante,muito significativo mesmo, agora, com o aproximar das eleições, começarmos a ver um pouco por toda a Baixa do Porto paineis da SUR na frontaria de edifícios antigos, alguns arruamentos arranjados,jardins um pouco mais cuidados, etc. Enfim, tudo o que durante quase 8 anos não foi feito. Desculpe António Alves, mas não acredito em concidências destas e em Rui Rio, bem menos. Para mim, pode fazer pino, pode fazer uma declaração de "amor eterno" ao Porto e até ao FCP, que é uma carta fora do baralho.

    ResponderEliminar
  4. veremos. mas são sinais positivos. apenas nesse campo. pegou bem no tema aeroporto e também no assunto dos fundos europeus e enveredou por uma estratégia pro-activa confrontando directamente o centralismo. é um risco calculado, obviamente. estas atitudes não lhe darão popularidade nas 'elites' lisboetas. aliás, um ministro até já o apelidou de "acintoso". e na hora da verdade os escribas do costume encarregar-se-ão de lembrar as afrontas. Rio já percebeu que nunca chegará a 1º ministro. percebeu também que o regionalismo está em crescendo. sabe, como todos nós, que muito provavelmente o regime caminha a passos largos para a derrocada. a crise financeira e económica, que ainda agora começou, vai acelerar alguns processos. Rio, como político que é, já começou a posicionar-se para o futuro. não é suficiente para eu mudar de opinião acerca dele. nunca votarei nele. a execrável atitude classista em relação aos funcionários camarários é algo que para mim é inultrapassável.

    ResponderEliminar
  5. Post scriptum: Oposição credível? Não me parece. Elisa Ferreira é um produto datado. O tempo dela já passou. Devia ter tido a coragem de se candidatar nas eleições anteriores em vez da inutilidade que o PS sacrificou. Assis é um daqueles políticos de província que atingem o seu princípio de Peter na AR e de lá não querem sair. É um inútil político. Espero enganar-me. Mas as próximas eleições são favas contadas para Rio. Ou vem alguém de fora ou então não vislumbro alternativa. O PS está demasiado conotado com o centralismo para ter qualquer hipótese. paradoxalmente, goste-se ou não, seja justo ou não, Rio vai aparecer como o campeão da afirmação do Porto e do Norte contra o centralismo. esperem para ver.

    ResponderEliminar
  6. Sim, aqui já estou de acordo com o A.Alves,, a oposição a Rui Rio, incluindo a de Elisa Ferreira, também não está a convencer. Quando ela diz que ainda não tem a certeza se abandona o PE, o tiro no pé está próximo, e não constitui sinal de uma boa estratega.
    É que não nos podemos esquecer que é o PS quem está poder, e nesta matéria, exceptuando o Pedro Baptista, não tenho visto ninguém do PS verdadeiramente inconformado com o que o Governo tem feito ao Porto.
    O problema, é que o PSD é igual.

    30 de Novembro de 2008 20:26

    ResponderEliminar
  7. Recentemente um militante (ex-deputado) de um certo partido político, referindo-se a um outro militante desse mesmo partido, o qual , também ex-deputado da AR e actual deputado europeu, foi também já presidente de uma câmara municipal e, depois, candidato a presidente da câmara de uma outra, dizia, com alguma graça:

    "Ele não é capaz de encerrar uma conversa sem dizer, pelo menos, uma mentira.
    Ninguém se consegue despedir dele enquanto ele não se conseguir lembrar de uma mentira qualquer..."

    Ora, o dito militante, que me referiu este facto, fez, em devido tempo, campanha pela candidatura do dito "mentiroso".

    Claro que dou por mim a pensar se já na altura saberia dessa "qualidade" do dito, ou se apenas a teria descoberto depois...

    E assim vai a política em Portugal...

    Ai o tema era Rui Rio?

    Meu caro, como pode ver, a mim ainda alguns me vão conseguindo enganar...

    Agora sem ofensa, o Rui Rio já só engana quem for muito mas muito distraído...

    AM

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...