06 maio, 2009

Menu da semana:Farinha Maizena* com guerrinhas de tachos

Há por aí uns intelectuais, com metástases do medieval, conectados directa ou bifurcadamente, com os bastidores pestilentos da política, que se lerem o que vou dizer a seguir, terão dificuldades em contornar os pífios argumentos do costume para defenderem a sua dama, que é como quem diz, a vergonhosa reputação que gozam na opinião pública. Com banalidades do tipo: "é muito fácil falar mal dos políticos e não fazer nada", ou, "por que é que, em vez de criticar, não se inscreve ou cria um partido político?"
É tão fastidioso responder à pobreza destes argumentos, quanto é crónica a má vontade dos inquiridores em aceitar o diagnóstico dos eleitores das suas prestações governativas. A única reacção popular aceitável [e respeitável] para os políticos, é a do voto eleitoral que os pode guindar ao Poder, o resto, é demagogia, ou populismo, como eles agora gostam de dizer. O voto, a seu favor, é o único mecanismo democrático que apreciam. A partir daí, terminou a sua ligação com as populações. Portanto, se quiserem saber o que penso sobre Suas Exas., é favor de passarem os olhos pelo que escrevi em posts anteriores.
Se, Sá Carneiro, fosse hoje vivo, ou aparecesse hoje no cenário político nacional, o mito que gravita à sua volta ruiria como um castelo de cartas e a figura de referência do PPD/PSD nem sequer existia. Por quê? Porque Sá Carneiro era um homem do Porto!
Conclusão simplista? De facto, à primeira impressão até parece, mas, rebobinando o "filme" do que tem sido a política em Portugal estes últimos 20/3o anos, nós, nortenhos em geral, e os portuenses, muito particularmente, teremos motivos para pensar o contrário?
Querem provas? Aí vai uma. Pessoas a quem até reconheço crédito e lucidez intelectual, como Vasco Pulido Valente, que disseca os ângulos mais variados da política, quantas vezes se deu ao trabalho de escrever sobre a regionalização ou, se preferirem, sobre a descentralização ou os efeitos terríveis da macro-centralização lisboeta?
Escrevo isto, porque não vislumbro nada de racional que me ajude a perceber a tentativa de Vasco Pulido Valente, e as "elites" de Lisboa, de desvalorizarem, sistematicamente, a figura de Paulo Rangel. Se calhar, é minha ignorância, mas o que é que, politicamente falando, Manuela Ferreira Leite tem de mais credível, que Paulo Rangel não tenha? A idade, ou a história curricular? Alguma destas condicionantes beneficiam Manuela Ferreira Leite? Pelo contrário, MFL tem um passado político hierarquicamente mais rico**, mas muito pobre em competências. Por que razão, então, não se quer dar o benefício da dúvida a um político mais jovem sem que lhe seja dada oportunidade para percorrer o seu caminho para poder mostrar o que vale?
Neste enquadramento, percebe-se o à vontade do banalíssimo ministro Manuel Pinho , para criticar com recursos a produtos culinários o vice do PSD Paulo Rangel, limitando-se a ir à boleia daqueles que dentro do próprio PSD, fazem exactamente o mesmo com o vice de MFLeite. Para não ficar mal na foto [mas ficou], Basílio Horta, ex-CDS/PP, segue o reles procedimento do ministro da Economia, - num acto de abjecta bajulação política -, dizendo que Paulo Rangel é arrogante e ignorante. Foi talvez a forma que encontrou de agradecer ao PS a drenagem da AICEP [Agência para o Investimento e Comércio Externo], do Porto para Lisboa, a que Sua Exa. Basílio Horta, faz o favor de presidir. É a porca da política descarada!
Não há dúvida que a vida continua óptima para estes pardais.
*
Maizena, foi o substantivo melhor que Manuel Pinho encontrou para engraxar Basílio Horta e despeitar Paulo Rangel. É pois, de depreender, que aquela marca de farinha culinária (e não de papas para bébés, como o ignorante ministro sugere), se sinta estimulada para lhe pagar uma choruda comissão pela publicidade. E assim se faz Portugal...
**
MFLeite, foi Ministra da Educação em 93/95 e Ministra do Estado e das Finanças no Governo do "foragido" Durão Barroso.

3 comentários:

  1. esse tal de "pinho",o ministro sempre em excesso de velocidade,hoje no Portocanal numa empresa onde foram despedidos? disse que ia arregaçar as mangas e tratar o problema.
    (estava de fato).
    estou farto deste centralismo bacoco dos gajos da capital.
    biba o Renovar o Porto.(e gaia)

    ResponderEliminar
  2. A Maizena tem hoje uma publicidade de página inteira no público.

    ResponderEliminar
  3. Biba o Frank Zappa portuense! Biba!

    Abraço!

    Miguel,

    seja bem aparecido!

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...