24 junho, 2009

Cuidado com os projectos mediáticos regionalistas!

Pessoalmente, já estou tão causticado com as "boas novas" relacionadas com projectos de comunicação social para o Porto, que antes mesmo deles começarem, fico apreensivo a calcular como irão terminar.

Na minha memória estão ainda bem frescas outras "boas novas" do género, não muito distantes, como foi o projecto de televisão regional da NTV, o jornal Comércio do Porto e a moribunda RNTV, e o destino que uns tiveram e outros se preparam para ter. Paradoxalmente, a minha preocupação aumenta na proporção directa do sucesso que puderem vir a ter tais projectos.

Como devem estar lembrados, o relançamento do Comércio do Porto foi uma iniciativa saudada pelos portuenses que teve tudo para ser bem sucedida. O jornal, não só soube modernizar a imagem como inovar o conteúdo - de cariz descomplexadamente regional -, conseguindo angariar rapidamente imensos leitores e, contudo, sem que ninguém percebesse porquê, fechou abruptamente.

Com a NTV, passou-se algo parecido, com a agravante de ter sido sugada pela RTP, para pouco tempo mais tarde se transformar num 3º canal noticioso do Estado, só para fazer concorrência à SICNotícias... Tratando [como vem sendo hábito], os portuenses e os nortenhos em geral, como parvos, colocou um N de Norte para a eventualidade de terem de acalmar as primeiras exaltações de ânimo com a mudança, mas verificada a brandura da reacção popular, logo trataram de avisar o Portugal profundo com doses industriais de publicidade, que o N não era de Norte, mas sim de Notícias. Resultado: a promessa inicial de uma televisão regionalista foi quebrada, sem que até hoje ninguém tenha apresentado uma explicação pública e convincente para esta manobra de diversão que encheu certamente os bolsos de alguns.

Acho pois, recomendável, não nos entusiasmarmos com estes anúncios de projectos regionalistas de ocasião, porque o mais certo, se a coisa começar a vender, é fecharem a loja pouco depois e transferirem os lucros para a sede do grupo, previsivelmente instalada em Lisboa, com este letreiro à porta: o Regionalismo fechou para férias.

5 comentários:

  1. Como não vi no blog outra forma de contacto venho pedir\informar\avisar para que seja criado um post sobre o novo projecto para remodelação do Palácio de Cristal. Não podemos virar a cara a mais um atentado a nossa querida cidade.
    http://www.porto.taf.net/dp/node/5447

    ResponderEliminar
  2. Venho só pedir que alguem possa esclarecer o seguinte:
    Para as grandes obras públicas (Pontes sobre o Tejo, Aeroportos de Alcochete TGVs etc ,lá para as bandas de Lisboa)não se fazem peditórios, há o dinheiro dos contribuintes e pronto.Então e para um Hospital para as crianças do Norte não há verba do Estado? é preciso fazer um peditório?....alguem me pode explicar ?

    ResponderEliminar
  3. Meus caros, Rage e Carvalho Guimarães, tal como vós, inquieto-me com as asneiras e contra-sensos que quase somos obrigados a abordar no nosso país. Nem de propósito, verificarão no meu próximo post que nem sempre criticamos por criticar.

    ResponderEliminar
  4. ja agora, e ja que estao nas moda os "discos pedidos", tambem podia fazer um post sobre esta noticia:
    http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option=Interior&content_id=1276031

    ResponderEliminar
  5. caro Cidrais,

    os "discos pedidos" não estão na moda porque sou eu quem os escolhe.
    Se se refere à súbita luz que parece despontar em vésperas de eleições do imaculado cérebro de Rui Rio, não seja por isso, eu faço-lhe a vontade (mas cá para nós que ninguém nos ouve), para mim já vem tarde e a horas oportunistas. Além disso, os doces berros de RR contra a prepotência de Lisboa, são música celestial para aquela gente. Até o «querem» lá, imagine!

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...