23 junho, 2009

Mudança da Bitola Espanhola na Rede Ferroviária Isola-nos

O Ministério de Fomento de Espanha decidiu efectuar um estudo que deverá estar concluído até ao final do ano e que tem por objectivo a mudança da bitola (distância entre carris) de toda a rede ferroviária de Espanha nos próximos anos. Esta alteração deverá representar investimentos de cinco mil milhões de Euros. Além das novas vias em bitola europeia que estão em construção, todas as linhas convencionais antigas passarão a ser em bitola 'standard'. As vias já electrificadas, de três mil volts e corrente contínua, terão a mesma corrente e tensão eléctrica da rede francesa (25 mil volts e em corrente alterna).
As vantagens de toda esta operação é enorme, porque vai permitir o livre trânsito de comboios de todo o território espanhol, portos e plataformas logísticas para a União Europeia (UE).As alterações em Espanha vão ter grande impacto em Portugal e, se nada for feito, em termos ferroviários, o nosso País passará a ser uma ilha, pois já nem a Espanha terá vias de bitola ibérica.O nosso País necessita urgentemente de possuir uma rede que permita a circulação de todos os comboios de bitola europeia para resolver o grave problema da interoperabilidade, que é a capacidade de conectar os sistemas ferroviários dos diferentes países (bitola, sinalização, electrificação, etc...), o que provocará um aumento do mercado e uma forte redução nos custos de exploração, de 30 a 40 %, e nos custos dos respectivos equipamentos.
Com um sistema único de gestão, os comboios podiam circular livremente pela UE, mas, por estas condições não existirem, a velocidade média é de apenas 18 Km/h.A opção por soluções 'standard' e compatíveis com as das restantes redes da UE irá permitir adquirir material circulante a preços que, em muitos casos, podem atingir valores 50% mais baixos. Portugal terá grandes desvantagens se continuar dependente de soluções específicas.COMBOIOS DE DUPLO EIXO COM "INTERCAMBIADOR" NÃO SERVEM. Existem comboios de duplo-eixo que podem circular sobre as duas bitolas e, para que tal seja possível, impõe-se a instalação de um "intercambiador" que consiste numa instalação onde se realiza a mudança da distância entre rodas. A escolha de comboios de duplo-eixo não irá resolver o grave problema de interoperabilidade que a actual rede ferroviária portuguesa apresenta e, mais importante, não é solução viável para o transporte de mercadorias.
Com efeito, na futura rede espanhola, a esmagadora maioria dos comboios será exclusivamente de bitola 'standard' e, só em casos pontuais, a Espanha irá utilizar comboios de duplo eixo. Se Portugal optar por este tipo de comboios ficaria inacessível para a maioria da futura rede espanhola e da europeia, porque nenhuma empresa iria adquirir, de propósito, este material circulante para transportar passageiros de e para o nosso País. A França, Alemanha ou Itália não utilizam estes comboios, pela simples razão de que não têm o grave problema da diferença de bitola.
A Espanha, ao mudar em definitivo a sua rede, terá, obviamente, de abandonar o fabrico dos comboios de duplo-eixo. As mudanças no país vizinho, relativamente à sua rede ferroviária, deveriam levar os responsáveis portugueses a uma profunda reflexão sobre qual a prioridade dos investimentos a realizar nos próximos anos.O Governo está a cometer um grave erro estratégico ao continuar a insistir na ligação dos portos nacionais, em bitola ibérica, quando a Espanha vai mudar toda a sua rede para bitola europeia.
Rui Rodrigues
(do Blogue Maquinistas.Org)

4 comentários:

  1. Boa noite de São João a todos...

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  2. Caro Rui Valente,

    O caso da bitola é um caso bicudo.
    Toda a gente sabe o que tem que ser feito. Mas so pode ser feito depois dos espanhois tomarem a sua decisao. Senao ficamos isolados.

    Assim que os espanhois começarem a sua remodelaçao, teremos que começar a nossa.

    Qualquer programa ferroviario portugues tem que ser projectado em conjunto com os espanhois, ou com base nas mudanças que eles operarem. Sao o unico pais com quem fazemos fronteira.

    Estou certo que tomaremos a decisao acertada.

    Um grande S.Joao para todos.

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  3. Quanto ao TGV.

    Nao é assim tao complicado como muita gente quer fazer parecer.

    O TGV seria e sera sempre uma mais valia de valor tecnologico com impacto na sociedade civil e no avanço industrial do pais verdadeiramente brutal (a longo prazo). Claro que depende de quem vai projectar e de onde vem o equipamento e depois quem fara a manutençao pos-construçao da linha (aqui incluo a manutençao das carruagens e de todo o material envolvente que é perfeitamente exequivel fazer-se em Portugal, haja coragem para o fazer).

    O que ha a discutir nao é a validade do TGV mas sim o timing da construçao. Se temos dinheiro neste momento, pois que se faça, num projecto integrado com as linhas de mercadorias, etc, etc.

    Se nao ha dinheiro e se o retorno a médio prazo nao se avizinha positivo, entao ha que aguardar.

    Quem tem os numeros disponiveis que decida em prol do bem nacional e nao em prol de populismos ignorantes.

    Ha muito folclore desnecessario em torno do TGV.

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  4. Caro Soren,
    espero que aí no Canadá se possam comer boas sardinhas, já que os S. Joões não são lá muito apreciados...

    Pois ao que por aqui se lê, é que os espanhóis estão em força a acabar com a bitola ibérica em todo o país, mantendo em algumas zonas bitolas mistas de forma a readaptá-las quando necessário.

    Em Portugal, insiste-se na manutenção da bitola ibérica em locais onde poderão futuramente ser obrigados a instalar a bitola europeia caso o TGV avance, o que é um disparate tremendo e um despesismo incompreensível.

    Leia o blogue Maquinistas.org.

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