No mesmo dia em que a Câmara Municipal do Porto assinou a escritura de cedência do Bom Sucesso à Eusébios foi publicada em Diário da República a classificação do mercado como monumento de interesse público, com direito a protecção especial.
A Eusébios, através da sua subsidiária Mercado Urbano, garantiu o direito de superfície do mercado durante 50 anos (prorrogáveis por mais 20), ficando responsável pela empreitada de reabilitação do espaço, que inclui a construção de um hotel low-cost e de escritórios no interior do edifício. O contrato foi assinado, e anunciado publicamente, anteontem.
Precisamente no mesmo dia, foi publicada no Diário da República a portaria nº 250/2011, assinada pelo secretário de Estado, Elísio Costa Santos Summavielle, que classifica do Mercado do Bom Sucesso como monumento de interesse público. Uma classificação que se estende à casa e capela do Bom Sucesso.
O texto especifica que, além do "valor arquitectónico" de um "exemplar notável da arquitectura modernista dos anos 50", a classificação tem em conta o "valor urbanístico e sócio-cultural, enquanto edifício de referência da paisagem urbana da cidade do Porto e na vivência da sua população, constituindo um espaço privilegiado de encontro de geração e classes sociais".
Já em Julho de 2009 a Assembleia Municipal do Porto tinha aprovado a declaração de interesse municipal do imóvel, o que garantiu benefícios fiscais à Eusébios, designadamente isenções ao nível do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis).
"A classificação traz vantagens para a preservação do imóvel, mas também traz vantagens do ponto de vista fiscal para quem o explora", admitiu, na altura, o vereador das Actividades Económicas, Sampaio Pimentel. A oposição contestou, lembrando que já estava em curso a classificação do Igespar, e que a decisão municipal apenas visava beneficiar a empresa que vai explorar o Mercado do Bom Sucesso.
[Hugo Silva, JN]
Com o Rio? Tudo nos conformes, como dizia outro.
ResponderEliminarFico muito contente, ou não tivesse nascido no Largo do Bom, Sucesso, em frente à Capela e ao Cruzinho.
ResponderEliminarveremos se o Bom Sucesso não vai ser a 2ª versão do Mercado do Bolhão. Rio, é competente a empatar...
ResponderEliminarEu sou a favor da modernização, mas com bom senso.
ResponderEliminarO teleférico que vai ser inaugurado só em Gaia, podia muito bem ser inaugurado Gaia-Porto, mas como este cromo da Câmara do Porto está zangado com toda gente, nada se concretizou.
Quanto ao Bom Sucesso, estou completamente de acordo com o diz o Rui Valente, vamos ver, porque o mesmo aconteceu com o Bolhão e nada foi feito e continua a caír de podre.
O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO