24 janeiro, 2011

Eleições dispendiosas para um cargo fútil


O que não falta em Portugal, são fabricantes de opiniões. Desde que lhes paguem [ e bem], produzem e distribuem as opiniões que o cliente quiser. As estações de rádio e de televisão constituem os principais clientes desses artistas da lábia. Normalmente, são figuras com "status",  ligadas à política ou à comunicação social. O seu papel consiste em "ordenar" o pensamento comum [vulgo, do povo], conduzí-lo para a direcção que antecipadamente o cliente determina, criando-lhe ao mesmo tempo uma enganadora ideia de segurança e de fiabilidade.

Foi isso que aconteceu nas eleições de ontem. Cavaco Silva, antes de ser reeleito, já era outra vez Presidente. Os fabricantes de opinião já o tinham prévia e categoricamente vaticinado. A estes métodos goebellsianos chamam-lhe discretamente previsões. Tais experts são incapazes de tentar influenciar alguém, limitam-se a dar-nos a mão, a afastar-nos do precipício. Nas suas mãos, estamos em segurança, como se constata...

São esses mercadores de ilusões, os mesmos  que elegem ou derrubam Presidentes da República [como em tempos se fartaram de gabar], que promovem ou tramam clubes de futebol, que dão pareceres jurídicos, que nos andam a tentar convencer que  estes jogos de genuína  corrupção são simples exercício da Democracia. São estes vigaristas que costumam chamar populista a quem fala verdade. A verdade é verdade sim, se for a deles, quando a verdade é mesmo a verdade, relativizam-na ou dão-lhe o nome de populismo. Foi talvez por isso, que Cavaco ganhou as eleições,  por "não ser" populista, por ter discordado de uma série de coisas e contudo as ter promulgado mais adiante.

Foi  por não me deixar cair neste engôdo que me orgulho de pertencer ao honorável grupo de 52,4% de abstencionistas e, como em post anterior referi, por alinhar na convicção de inutilidade das eleições presidenciais, antes mesmo da qualidade dos candidatos, sendo certo que se tivesse de votar,   Cavaco seria o último da lista.

Parafraseando outra vez o Carlos Abreu Amorim, diria: "Querer fazer análise política enjeitando ou mesmo aperaltando este facto notório [a abstenção*], constitui um erro absurdo. Do mesmo modo, insistir no reforço da "pedagogia democrática" visando alumiar o pretenso negrume obtuso das consciências dos abstencionistas, como ontem se ouviu em quase toda a comunicação social [ou, os mercadores de opinião*], é de um paternalismo insuportavelmente inepto".

Completamente de acordo. Além disso, cabe-nos a nós cidadãos, decidir quando, como e se, devemos ir ou não votar. Já é tempo de os vendores de promessas se deixarem de nos dar conselhos.

Ps. -
* entre parentísis, observações da minha responsabilidade

10 comentários:

  1. CAVACO SILVA É :

    O discurso de la palisse.

    O mais do mesmo.

    Nem lá vai nem deixa ír.

    O amigo dos amigos...

    É o passado.

    Cavaco Silva é, uma figurinha, ou seja um Cromo.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  2. Rui, desculpe lá, mas estou de tal maneira indignado que nem sei bem como hei-de fazer este comentário.

    Vinha num carro dum amigo, e ouvi os Grandes Adeptos... O Manel da caspa, esse xulo do PS, corrido da SONAE ao fim de umas semanas, com uma vida asilada no PS, como tantos outros xulos, afirmou que Pinto da Costa faz o discurso que faz, porque conta com o baixo QI dos adeptos do FCP !!!!

    Desculpe, eu não o volto a fazer, mas estamos perante de um verdadeiro e legitimo filho da puta.

    Também ganhei nas Presidenciais...

    Desculpe os nervos...

    ResponderEliminar
  3. Fernando,

    desculpa a minha ignorância, mas quem é esse andróide, o Manuel da Caspa? :-}

    ResponderEliminar
  4. Rui,

    Perguntou a sério ou na "tanga" ?

    O Manel da Caspa, é o manuel dos santos do PS... Mora aqui pela zona, mas é tudo aquilo que eu disse no meu anterior comentário. Acredite, é um daqueles inuteis, que convenceu o PS em Lisboa, que tem influencia no Porto (Região), e convenceu os militantes do PS Porto, que tem influencia no PS Nacional (entenda-se Lisboa). E assim vai vingando, de deputado a eurodeputado, tido como "economista",???? não faltam "estórias" desta personagem. Pena o Engº Belmiro não se pronunciar... e mais não digo !!!!

    ResponderEliminar
  5. Foi na verdade de tal forma vergonhosa a afirmação que já escrevi para o provedor da RDP a denunciar e a pedir um pedido formal de desculpas, ou, na sua ausência o afastamento daquele Manuel dos Santos. Mesmo depois de Miguel Guedes, a disfarçar a custo a indignação ter dito que acreditava que era um lapsus linguae, a besta reafirmou o que dissera. Classificou os adeptos e simpatizantes do FCPorto como gente debaixo QI, que é uma forma miserável de os apelidar de burros e mentecaptos. É uma vergonha a escalada de insultos e suspeições levantadas contra o FCPorto e a limpeza e abafamento das misérias próprias de um clube que se destaca já nas atitudes pidescas e que não olha a meios para atingir os seus objectivos de neutralização do FCPorto. Digo-lhe, é uma vergonha a impunidade que beneficiam perante estas coisas.

    ResponderEliminar
  6. Caro Sr. Rui Valente
    ...eu,infelizmente,não faço parte do seu "clube" abstencionista.Tenho pena, porque apostei no "cavalo" errado e tenha que gramar com o Cavaco(mai-la Maria) mais cinco longos anos. Infelizmente o...POVO, "formatado" ou não, pelas élites dos opinion-makers,embarcou, no que agora dizem ser a...estabilidade,o rumo certo,a "onda"...Convenhamos,que nós, é que estaremos enganados.
    O que se aplica -no momento- ao futebol e às cenas vistas na luz(dia 22 p.p.),assenta que nem uma luva ao que fomos vendo na dispendiosa e fútil (parafraseando-o...)campanha p'rá presidência, com o JÁ eleito, momentâneamente - candidato!Branqueando aqui e acolá tudo vai bater no mesmo : "NO PASA NADA!".(Na Presidência e na ...Luz!).
    Cumprimentos d'um algarvio(?)(mas não de ... Boliqueime)
    João Carreira

    ResponderEliminar
  7. Esse insulto não pode passar em claro.
    Talvez seja preciso dar~lhe uns valentes tabefes,mais um merda do partido dos xuxas.

    ResponderEliminar
  8. PS - Cedofeita Porto
    para mim

    mostrar detalhes 00:08 (0 minutos atrás)

    Cópia de:

    Este e-mail é um pedido de informações enviado pelo site http://www.ps-cedofeita.com/ de:
    Luis Vieira

    Exmos Senhores,
    É com muita indignação e revolta,que me sinto insultado,na minha qualidade de cidadão e adepto do Futebol Clube do Porto,com as declarações do vosso militante Manuel dos Santos no programa "grandes adeptos"da antena1.É lamentável que um cidadão do Porto,insulte toda uma massa adepta em directo,muitos deles eleitores do mesmo deputado.
    Pela minha parte,tudo farei para no meu circulo eleitoral e na minha roda de amigos,nem mais um voto seja dado a quem nos insulta.
    Melhores cumprimentos
    Luis Vieira

    ResponderEliminar
  9. FernandoB

    calculei que fosse esse gajo. É um "excelente" exemplar do político português... Não digo mais nada, senão já sei que me vai fugir a boca para a ordinarice.

    ResponderEliminar
  10. Luís,

    Se lhe derem uns tabefes bem dados, não ouvirá a minha voz insurgir-se contra isso. Pelo contrário, aplaudirei e tratarei abaixo de cão o 1º. que aparecer por aqui a dar-nos lições de civismo. Esse gajo é uma cobra venenosa e só anda à solta porque vivemos num país de merda [desculpem-me!]

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...