13 março, 2009

Porto Canal II

Ontem, o fecho da emissão do Porto Canal, foi seguido por uma declaração escrita do seu Director Geral, Bruno Carvalho, confirmando o que no post anterior aqui foi noticiado, ou seja, que vai candidatar-se à Presidência do Benfica.
Como já dissemos, tem todo o direito de o fazer. O que nos interessa agora, particularmente aos portuenses portistas, e a todos os que se identificam com os ícones da invicta e se sentem indignados com a tentativa desesperada de a benfiquizar, é saber o que pretende fazer Bruno Carvalho, depois de tornar pública a sua intenção. Vai deixar o Porto Canal e avançar com a candidatura ao clube de Lisboa, ou permanece? Quem é que o vai substituir? A quem podemos dirigir-nos para o saber?
O Porto, não pode prestar-se permanentemente a esta vulnerabilidade perigosa, o Porto tem de ter à frente das suas empresas gente assumidamente portuense, capaz de defender sem complexos, os interesses da cidade e dos seus símbolos mais prestigiados. A comunicação social não é um negócio qualquer, depende da inteligência e da seriedade de quem a controla e da política editorial que defende.
A este propósito e em abono da verdade, é justo realçar a seriedade aparente do actual Director e a sua competência, mas tal como o projecto da NTV (também de Bruno Carvalho) foi súbita e incompreensivelmente absorvido pela RTP. Com o Porto Canal, pode estar a ser traçado destino semelhante. Se alguém perde nestas transacções comerciais com projectos ainda em fase de afirmação, esse alguém, somos nós portuenses a tempo inteiro, não os portuenses em part-time. Se alguém ganha - e há seguramente alguém que ganha com isso -, é preciso e urgente, saber quem, como, e porquê...
Esperemos que não esteja na forja outra sacanice do tipo NTV / RTPN, com o desfecho que todos conhecemos. Sim, porque como fazem muita questão de salientar, o "N" da RTP, é de notícias, não é de Norte...

16 comentários:

  1. Um canal televisivo forte no GRANDE PORTO, é FUNDAMENTAL, por motivos obvios e todos devemos lutar por isso.

    Mas ter como numero 1, um candidato a presidente do Benfica......

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui

    Tem razão para alguma apreensão, mas convém alguma racionalidade:

    1. A NTV era um projecto fianciado por Lisboa (PT, RTP); O Porto Canal não.

    2. Bruno Carvalho sabe que uma candidatura ao Bnefica lhe dá automaticamente notoriedade. E isso facilita os contactos para venda de piblicidade em Lisboa, um problema que o Porto Canal tem como ele próprio relatou há tempos.

    ResponderEliminar
  3. Caro José

    Então, em que ficamos? Aguentamos a "barra" e combatemos as dificuldades do centralismo, ou acomodámo-nos aos interesses particulares? Para o Porto Canal vender publicidade em Lisboa , é incondicional verder a alma ao diabo, que é como quem diz, ao centralismo?

    Pessoalmente, estou-me nas tintas para a projecção que o Bruno Carvalho queira ter em Lisboa, se fôr para, na 1ª oportunidade, deixar a Porto Canal entregue ao bandido, como aconteceu com a NTV e da qual, também foi Director.

    Aliás, a história verdadeira da falência da NTV ainda está por conhecer. Alguém sabe exactamente o que se passou, quando tudo indicava que o projecto tinha pernas para andar? Você sabe, José?

    Quem nos diz a nós que não está na forja outra pulhice? O histórico recente, das televisões que se querem impor no Porto, diga-se, não é muito animador.

    E mais uma vez contesto a ideia que o atraso da nossa cidade seja da culpa de todos nós. Pode ser, de alguns portuenses oportunistas, mas não de todos. Pelo menos, minha não é, pode ter a certeza.

    ResponderEliminar
  4. processo maquiavélico e tramóia, diz pc sob jura em nome tribunal, deus e filha 10 minutes ago
    pc jura por deus , tribunal e filha 33 minutes ago
    augusto estava preocupado com companhias do pai em lisboa 49 minutes ago
    augusto vai pedir indm por danos patrimoniais 55 minutes ago
    advg de pc classica correio da manha como pravda oficioso e fala de praticas fascizantes 57 minutes ago
    follow me on Twitter

    Do blogue bolanaarea

    ResponderEliminar
  5. Exactamente, meu caro Rui...a coisa começa a ter notoridade, começa a mexer e depois...vem a expansão??? e a subversão e é mais umna RTPNotícias!!!!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. sinceramente... o porto canal não vale nada. por mim pode acabar hoje mesmo, mudar-se para lisboa ou para o burkina faso... tanto me faz. aquilo é uma coisa inenarrável produzida por bruxos, tias e borboletas do "jet-set" do vera cruz. o bruno carvalho queixa-se muito mas a realidade é que dirige um projecto de televisão de um amadorismo confrangedor.

    quanto à candidatura: tenho seguido a conversa do homem no blogue novo benfica e pelo que tenho lido o rapaz é um bocadinho quixotesco. parece-me que ele não imagina no ninho de cobras em que se mete se pretender levar a quimera até ao fim. sintomático é o facto do jornal oficioso da agremiação em causa, A Bola, ter ignorado olimpicamente o facto.

    ResponderEliminar
  7. Rui,

    Lisboa só conseguirá extinguir o Porto Canal administrativamente. Portanto o Porto Canla não está em causa.

    ANtónio,

    Pode ter pouca audiência, mas a verdade é que no Porto Canal há um nível de discussão das questões regionais como não há em nehuma TV nacional.

    ResponderEliminar
  8. Caro António Alves,

    eu, não seria tão radical. Se é verdade que o projecto Porto Canal é algo amador, não é menos verdade que por lá não deve abundar o pilim.

    Por outro lado, há gente (jovem) que por lá trabalha com talento e muito potencial, há que o reconhecer. Isto, claro, se esquecermos os tios e as tias do Vera Cruz e as borboletas alfacinhas...

    Outro aspecto positivo, é a forma "blasé", despadronizada e bastante descontraída como alguns dos novos locutores fazem o seu trabalho. Pessoalmente, agrada-me. Já não aprecio, é o déjà vu importado da programação lisboeta das entrevistas patéticas e do exibicionismo amaricado de alguns animadores.
    O mais importante - sem nunca deixar de ver o projecto Porto Canal sob a perspectiva de ter arrancado sem grandes recursos financeiros -, é o facto de pela primeira vez em Portugal, podermos ouvir os portuenses falarem (bem ou mal) dos seus problemas.

    Talvez, admito,o meus "baixo padrão de exigência" se prenda com o facto de ser do Porto, e de ter passado estes últimos anos a ver e ouvir os tios e as tias de Lisboa...

    ResponderEliminar
  9. José,

    E quem nos diz quem é, e qual é, a «côr» desta Administração? Quem foi que lá colocou o Bruno C.? Será que alguém a conhece?
    O que eu consegui descobrir - e não foi no site do Porto Canal - foram estes nomes:

    Mediapro, Fubu Editores e Fujitsu. Quem são estes gajos? Sabe? Eu, nem por isso.

    ResponderEliminar
  10. O ano passado exprimi a minha opinião sobre os três principais e actuais canais generalistas de televisão e a defesa exacerbada e demasiado bairrista, clubista e colonizadora dos valores lisboetas que pretendem impor aos portugueses de outras regiões.Considero que a atribuição do tão falado 5.º canal deveria ser feita a um canal do Porto e do Norte (o Norte que nós conhecemos e não o que nos querem impingir, colocando na "região centro" zonas do Norte), canal esse que nos informasse, a todos os portugueses, do que se passa em todo o Portugal e não só em Lisboa e arredores. Feito e dirigido por gente do Norte e não por "amigos" e "amigas" que precisam de emprego, pois são tantos que já não cabem nos canais de Lisboa.
    Vi, algumas vezes a N-TV e pouco do Porto Canal, mas acho que, para equilibrar o panorama televisivo que temos, um canal de cabo é demasiado pouco, precisamos de um canal generalista nacional e não apenas da zona da capital.
    Quanto ao desporto, já estamos habituados a ver dirigentes e adeptos vermelhos a apoiar equipas estrangeiras contra aquele clube que é de longe, o melhor clube português a nível nacional e internacional, por isso não nos surpreendem as afirmações destes dois últimos posts aqui publicados.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  11. Rui,

    O Bruno foi meu colega de curso, embora não o conheça pessoalmente. Andou nos negócios das orivesarias até se meter com capital próprio no Porto Canal + espanhois mediapro + fornecedor de hardware Fujitsu, penso.
    A fubu está associada à Filbox do filho de Miguel Cadilhe.

    Portanto penso que que não é pela estrtura accionista que haverá problema.

    ResponderEliminar
  12. Está aqui a explicação para a candidatura de Bruno Carvalho ao Benfica:

    A Mediapro quer criar o LisboaCanal e o AlgarveCanal

    http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/edicion_impresa/empresas/pt/desarrollo/1194132.html

    ResponderEliminar
  13. José
    Então, é por isso que já está a pôr a cabeça de fora.
    Gostava, era de saber, quem o vai substituir aqui no Porto Canal. Isto, se não rebentarem com ele, antes. Já acredito em tudo.

    ResponderEliminar
  14. Caro Rui, está a atirar ao alvo errado, como lhe explico no Sinaleiro da Areosa.

    Saudações Portistas.

    ResponderEliminar
  15. Convem ler no blogue "O sinaleiro da Areosa" o artigo POrto Canal , alvo errado e retomar o tema.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...