11 março, 2009

Casa do Conto

Caros amigos,

Duas amigas empreendedoras, a Alexandra Grande e a Joana Couceiro, associaram-se para pôr de pé o projecto “Casa do Conto”, um espaço de “artes+residência” na Rua da Boavista, no Porto, pensado para quem quisesse visitar a cidade e conhecer melhor a sua vida cultural.

Infelizmente, um lamentável e trágico acidente ocorreu na madrugada do passado dia 6 de Março, a 15 dias da sua inauguração, e a Casa do Conto já não existe… para já.
Mas podemos lembrá-la, também no que envolvia este investimento pessoal - isto é, não subsidiado por qualquer entidade pública -, sobretudo num ano tão difícil para o fazer.

O projecto acreditava nas potencialidades do tecido histórico e cultural da cidade, fazendo disso a sua motivação temática, assim como a dos eventos que previa organizar.
Este era, afinal, um projecto “por conta e risco” próprios, e nunca esta expressão soou tão brutalmente.

Propomos, por isso, que os “Amigos” da Casa do Conto se juntem a nós no Sábado, 21 de Março – aquele que seria o dia da inauguração – num acto de apoio simbólico.
O “Amigo” Góshò (restaurante), que se associa à ideia, oferece, para isso, o seu espaço e o seu serviço a todos aqueles que quiserem manifestar esse apoio, deixar o seu testemunho ou contribuir, não importa como, para ajudar a recobrar os meios para realizar obras prementes de escoramento, cobertura e reposição de fachadas, do que remanesceu do incêndio.

Gostávamos sobretudo que passassem por lá, entre as 13h00 e as 17h00, sem qualquer obrigação, para que a Alexandra e a Joana vos possam agradecer as inúmeras chamadas e mensagens de solidariedade que lhes fizeram chegar… e, quem sabe, falarmos de um novo futuro para o projecto.
É que, pensamos, vale a pena acreditar que os inestimáveis edifícios do Porto histórico se podem reabilitar assim, deste modo voluntário e criterioso.

Para que não passe de um conto…


Um abraço

Nuno Grande, Pedro Baía, Ana Isabel Vale, Daniela Coutinho, Jorge Costa, Cristina Grande, Ana Couceiro, … 

PS. Se assim o entender, por favor, junte o seu nome a esta divulgação e reenvie este e-mail a outros eventuais “Amigos da Casa do Conto” para que possam, também eles, perceber o espírito deste projecto (www.casadoconto.com)

Contacto: info@casadoconto.com

Restaurante Góshò, Avenida da Boavista (adjacente ao Hotel Porto Palácio), 1277 www.gosho.pt

1 comentário:

  1. Qualquer facto que ocorra a um de nós portuenses, ocorre a todos e todos somos solidários. Numa urbe tão carenciada de espaços de charme como o que aqui é referenciado, só podemos mesmo lamentar este infortúnio. Sendo uma obra de um empreendedorismo de enaltecer, só podemos mesmo esperar é que não esmoreça a dedicação e o esforço das promotoras.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...