09 março, 2009

Além da RTP, há criminosos à solta, na SIC!

Chega! Alguém tem de colocar um ponto final na escalada de vilanagem que assolou a comunicação social, caso contrário, não tarda muito, vai haver sarilho, e dos grandes.
Já aqui levantei a questão, mas tenho de repeti-la. Para que serve a ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social)? O que é que anda a fazer de objectivo? Aonde está o seu responsável? Que autoridade tem ele, se não regula coisa nehuma?
É irreversível. As reservas mínimas de respeitabilidade esgotaram-se. Estamos num país de bandalhos, a honorabilidade do Estado está morta!
Perante o espectáculo degradante que nos é dado assistir, tanto na televisão privada, como na pública, de práticas jornalísticas manifestamente sectárias, provocatórias e caluniadoras, não haverá mesmo ninguém capaz de dar um murro na mesa para pôr, definitivamente, esta garotoda na ordem? Estarão mesmo à espera que haja mortos, para intervir? É assim, neste dolce fare niente, que as autoridades se querem dar ao respeito?
E o Ministério Público, de que é que está à espera para actuar, para dar um arzinho que seja, da sua graça? Deixar entrar, em flagrante delito, pela casa dentro dos portugueses (e das suas próprias), criminosos, sem lhes apresentar um mandato de captura ou sequer lhes dar um valente puxão de orelhas? Que autoridade é esta?
Não havia necessidade, senhor Procurador, mas já que V. Exa. parece andar distraído, eu vou ajudá-lo a detectar um criminoso. Chama-se Rui Santos,e trabalha para a SIC. Sim, essa mesmo estação, cujo proprietário (não me canso de dizer), foi, em péssima hora,1º. Ministro de Portugal, o senhor Pinto Balsemão.
Pois, ontem, Sr. Procurador, esse Rui Santos, esse homenzinho asqueroso, essa coisa rastejante que envergonha os vermes e que transformou o jornalismo num vergonhoso carnaval, insinuou, que os jogadores do Leixões estavam feitos para ajudar o Futebol Clube do Porto a vencer o jogo disputado no sábado! Isso mesmo. Insinuou, lançou para o ar essa suspeita sem pudor, nem o mínimo fundamento ou consideração pelos jogadores do Leixões e do FCPorto.
Então, senhor Procurador, vai Vossa Senhoria, continuar a permitir que esta coisa, parecida com um homem, sobreviva à custa de maldizer e injuriar terceiros? Vai? Será que V. Exa. a ele se compara, ou é de facto, pessoa mais elevada? É assim, apaticamente, que V. Exa. pretende contribuir para a credibilização do futebol português, ou acha que perseguindo Pinto da Costa como um troféu de caça é o suficiente?
V. Exa. desculpar-me-à, mas se não sabe destas ocorrências, faz mal, e se sabe e nada faz, ainda é pior, porque está a revelar-se inapto para o prestigiado lugar que ocupa, não estando assim a contribuir para a credibilidade das instituições democráticas,como a que V. Exa. representa.

5 comentários:

  1. Caro Sr. Rui Valente

    Costumam dizer que eu sou um incendiário. É falso: eu luto por aquilo que acredito. E acredito que este já não é o meu país. Não me revejo nos mentirosos, nos sectários, nos abastados centralistas, na visão pouco ética da imprensa lisboeta, nos "palhaços" do regime, sempre prontos a defenderem aquilo que vêm do postigo lisboeta.
    Este país não aceita vencedores, ou melhor, aceita-os se viverem à babuje do poder lisboeta.
    Como tripeiro, de 4ª geração, ouço, vejo e sinto a vergonhosa deslocalização para lisboa de tudo o que é bom no Norte. As sedes de alguns bancos ainda aqui estão, mas as administrações e todos os serviços estão na capital ou nas localidades satélite. Não percebo porque motivo todos os anos a final da taça de portugal tem que ser jogada no salazarento campo de oeiras, beneficiando, quase sempre a equipa da capital. Não percebo porque motivo esta região não possui um Canal Nacional de Televisão. Não percebo porque motivo o aeroporto do Porto tem que estar subjugado à ANA lisboeta. Não percebo porque motivo precisa lisboa de um novo aeroporto, se hoje em dia estão a construir uma linha de metro para o actual, se continuam financiamentos do estado para esse mesmo aeroporto. Não percebo o Diário da Republica a legalizar as ajudas do estado para a reconstrução/renovação da zona ribeirinha de lisboa, sob o epíteto de "interesse nacional". Não percebo porque motivo as nossas mentes brilhantes, para arranjar emprego têm que se deslocar para a capital. Não percebo, não percebo.
    No futebol, não dão mérito ao FCPORTO. É tudo suspeito, é só rancor, ódio e inveja. É preciso lermos uns alemães a desmistificar os 6 milhões. É preciso olhar para o historial de vitórias nas mais diversas modalidades para perceber que o ACTUAL GRANDE CLUBE PORTUGUÊS É O FCPORTO. Em 10 anos contam-se pelos dedos de uma mão as vitórias do benfica, ao contrário, precisamos de muitos dedos e muitas mãos para contar os sucessivos triunfos do Porto. Mas os centralistas lisboetas sentem-se mal com isso. Afinal só na ética, na honra e no desporto ainda não nos vergaram.
    E aqueles poderes, supostamente constituídos para defesa dos interesses globais, não são mais que braços esticados para nos esganarem. Não acredito nas instituições públicas. São instrumentalizadas pelo centralismo. Mais nada!
    EU NÃO QUERO PERTENCER A ESTE PAÍS: Eu quero libertar-me dessa república cada vez mais lisboeta. EU QUERO A CISÂO: EU QUERO A INDEPENDÊNCIA!
    CHEGA desta colonização.
    Recupero para mim o grito "independência ou morte"!

    ResponderEliminar
  2. Caro Kosta

    Não se preocupe. Os que lhe chamam incendiário é que devem ter sangue de réptil, sobretudo se forem do Porto...

    É impossível passar ao lado de tanta provocação,de tanta perfídia, de tanta irresponsabilidade. Só mesmo, os vermes.

    Nós somos governados por vermes.
    E que não me apareça por aí nenhum cretino com a moral da treta, porque vai levar para contar.

    ResponderEliminar
  3. A continuar assim este país vai apodrecer, social e eticamente, e a revolta vai acontecer, porque a "fome de justiça" vai-se impor tão rapidamente quanto a outra "fome real".

    O exemplo excretório que o canal de Pinto Balsemão, distinto do então distinto meu professor que há duas décadas conheci na Universidade, foi de mais, ultrapassou tudo o que é tolerável!

    Apesar de há muito ter deixado de ser assíduo desses programas "fedorentos", vi/ouvi, enojado, o "seboso do ruizinho" a lançar suspeitas, insultar, caluniar e difamar com o veneno dos covardes e de forma malcheirosa e porca o FCPORTO, tomando como "peões" o Leixões e vários dos seus profissionais, coisa que não viu na jornada passada e noutros campos ainda esta jornada.

    O que é que o "beirão teimoso", como fartas vezes se intitula, vai mandar proceder?

    Antes, com casos aos "magotes" protagonizados pelo benfica, ao longo de anos, de que os penalties falhados pelos "comprados", na verdadeira acessão da palavra como os factos comprovaram, Makukula e Jorge Ribeiro, só para lembrar situações gémeas e recentes encarnadas (que segundo parece, é o clube do coração do senhor "beirão teimoso"), mas dizia eu, aí o "encaracolado oleoso", não destilou, não imaginou, não acusou, porque certamente não entendou haver "não conformidades", quanto mais "anormalidades suspeitas".

    Não há quem o coloque no chiqueiro?!!!!!

    Ímpio e irresponsável, resguardado por "poderes" duvidosos e sob uma falsa liberdade de imprensa, diz as maiores baboseiras, misturadas com algumas verdades para confundir a opinião pública.

    Se não o põem na ordem, há que agir. Não sei bem como, mas talvez isto já não vá com alertas, diplomacia, reclamações, tribunais ou outras coisas que tais. Acção versus impunidade, precisa-se.

    Quem não se sente...

    ResponderEliminar
  4. Perante tão sábias palavras e tão bem secundadas nos comentários anteriores, eu que também tratei esse besuntão, como ele merece, só mme resta assinar por baixo.

    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  5. O que este simio gorduroso merece é que, num qualquer parque de estacionamento, lhe façam um tratamento capilar como manda a lei.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...