14 maio, 2008

Aquilo que José Mourinho não fez

É tão grande, cínico, abjecto e contraditório o amor dos centralistas ao José Mourinho do pós Futebol Clube do Porto, quanto a azáfama da Procuradoria Geral da República com o processo Apito Dourado. Estas duas realidades aparentemente distintas têm em comum uma coisa: a hipocrisia.
Para merecer um pequeno grão de crédito, este aparato, esta euforia parola, estes elogios bacôcos de mau presságio, esta graxa vomitória à volta de José Mourinho, seria necessária uma condição essencial: a honestidade dos íntegros. Ora isso, é coisa que aquela gente não sabe sequer o que é.
Neste momento, como vampiros sedentos de sangue, os imperialistas do regime andam agora muito entusiasmados com as catilinárias de um advogadozeco ao serviço do Benfica, disfarçado de justiceiro da Liga, esperançados que através de uma justiça de telenovela consigam o sucesso que outros alcançam pelo trabalho e pelo mérito. Enfim, como abutres que são, aguardam a morte de alguém para encher a barriga que os seus talentos naturais não conseguem porque estão deles privados.
Quem parece estranhamente indiferente a esta caça às bruxas, é o mediático José Mourinho, o agora "reconhecido" super-treinador a quem o F.Clube do Porto muito deve e vice-versa. Estranhamente digo, porque, para além de revelar ingratidão pelo clube e pelo dirigente que lhe proporcionou todas as condições para ser o que hoje é, não está a perceber o que realmente resulta das acusações que impendem contra Pinto da Costa.
Para mim, que apesar de não acreditar na existência de gente imaculada no futebol, também não acredito - na sociedade em que vivemos - que a haja fora dele, só sei que as acusações contra Pinto da Costa são demasiado escassas e pouco fundamentadas em relação ao peso e ao volume das suspeitas que lhe são levantadas e que são completamente desproporcionais aos êxitos desportivos conquistados pelo clube que dirige. As pessoas focam-se no futebol porque é mais mediático, mas se levarem em linha de conta que o sucesso do Futebol Clube do Porto se alastra a todas as outras modalidades desportivas facilmente percebem que tantas vitórias seriam impossíveis de conseguir por métodos ilegais sem se terem já detectado abundantes provas. Seria humanamente impossível.
José Mourinho, se fosse homem de prezar sentimentos, de ligar à gratidão, por esta altura já teria revelado esses sinais e teria dado uma palavra de solidariedade e apoio ao FCPorto e a Pinto da Costa. Mas nada disso. Parece que do Porto nunca nada recebeu, parece que só deu. Engana-se, e não lhe fica bem. Claro que estas "mariquices", não dão euros e muito menos milhões de euros, mas dão aquilo que o dinheiro não compra: dignidade.
Mas se porventura, a gratidão e a dignidade pouca importância terão para José Mourinho, pôr em causa a seriedade do seu trabalho talvez já tenha, e é disso que se trata com as acusações que são feitas a Pinto da Costa por aqueles vermes que agora lhe dão palmadinhas nas costas. A época 2003/2004 em que o Porto de José Mourinho ganhou a Taça Uefa e a Liga dos Campeões é coincidente com a das supostas escutas que serviram para incriminar Pinto da Costa e é fácil deduzir a lógica do raciocínio que daqui decorre: se Pinto da Costa não teve mérito nessas vitórias enquanto dirigente, então também José Mourinho não o teve enquanto treinador.
Agora, quem souber, que desate esse nó. Talvez José Mourinho saiba.

7 comentários:

  1. ó Rui você pede demais a esse artista do Mourinho, eu que o conheci bem, não acredito nada nele.
    Quanto ao resto...mete nojo, cheira mal eu já fiz uma coisinha sobre a bola de hoje que tem uma 1ª página misrável.
    Ah, já me esquecia dia 24 lá estarei.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Eu não estou a pedir, estou
    a constatar factos. Não acha estranho que ainda ninguém se tenha lembrado de falar disto na TV ou nos jornais?

    Ó falas! Eram logo despedidos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. "Não acha estranho que ainda ninguém se tenha lembrado de falar disto na TV ou nos jornais?"
    Estranho seria se essa não fosse a habitual atitude dos "merdia" centralistas.
    PS-Parabens pelo blog, que só agora descobri.

    ResponderEliminar
  4. Curioso é que não há um único meio de comunicação social que tire o mérito às vitórias do FCPorto da data a que referem todos esses processos. Ninguém tiras os milhões "indevidamente" ganhos ao Mourinho.
    Porque ninguém lhe pergunta como foi? Se pensa que foi levado ao colo?

    ResponderEliminar
  5. Pois, mara para quê bater no ceguinho? Ainda alguém tem dúvidas que o FCP é um inimigo dos "portugueses" de Lisboa, apesar de ser o clube de futebol que mais prestigiou Portugal?
    Basta ver a imprenssa estrangeira e a portuguesa, em que o FCP é melhor tratado lá fora, apesar de andarem a tentar manchar a sua imagem, como se o norte não fosse Portugal mas sim algum inimigo milenar.

    ResponderEliminar
  6. Creio que pouco mais há a dizer relativamente ao que tem sido feito relativamente aos clubes do Porto. Aqui no norte creio que não restam dúvidas que para muitos "portugueses" de Lisboa o FCP é um inimigo a abater a todo o custo, apesar de ser o clube que mais glorificou Portugal. Não conseguem ganhar no campo e chegam ao cúmulo de, em vez de resolver isto a nível interno, tentar denegrir a imagem do FCP lá fora a todo o custo, como se nós não fossemos portugueses mas sim algum inimigo milenar.

    É lamentável e revoltante, mas por mim também já não os considero meus compatriotas

    ResponderEliminar
  7. Meus caros,
    Eu sei que a política e sobretudo os políticos em Portugal deixam muito a desejar, mas mesmo assim não se alheiem dela. Se tiverem que votar contra ou em branco votem, mas não fiquem indiferentes. Se fossemos mais exigentes com os políticos se calhar hoje não eramos tão desprezados como somos. Transmitam esta ideia aos v/ amigos. Desculpem não quero pregar nada a ninguém mas isto é importante.
    Apareçam do dia 24de Maio na Av. dos Aliados às 17h
    Obrigado
    Um abraço

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...