17 maio, 2008

Estranha-se e depois repugna

Director
A Coca Cola teve em tempos uma publicidade em que se dizia mais ou menos isto "Primeiro estranha-se, depois entranha-se"- uma bela frase da autoria de Fernando Pessoa. Lembrei-me disto quando ontem lia duas notícias de capa de jornais de Lisboa. Numa delas, na linha do que vem sendo hábito, o Benfica atirava o F.C. Porto para fora da Europa do futebol.

Na outra notícia, avançavam-se mais uns pormenores do chamado Apito Dourado.Ao princípio estranha-se. Estranha-se que alguém ache possível passar consecutivamente a mensagem de que a corrupção atingiu todos os passos dados pelo F.C. Porto. Estranha-se ainda mais quando vem um jurista defender a possibilidade de uma justiça retroactiva, impossível à luz de qualquer princípio do Direito. Estranha-se que coisas destas sejam utilizadas para intoxicar, para torcer a realidade, para criar um clima.
Nem a maioria dos seis milhões de benfiquistas acreditará serem possíveis tais coisas. É por isso que, depois se estranhar, não se entranha. Repugna.
No outro caso, o que se estranha é uma colagem notícias com origem na mesma pessoa são preferencialmente publicadas no mesmo jornal. Não se estranha que as coisas vão sempre no mesmo sentido, pois o objectivo é consolidar a acusação. O que se estranha é que já nem a fonte sinta a necessidade de diversificar os meios que utiliza para a divulgação. Começa-se por estranhar e acaba por também repugnar tamanho à vontade.
Quem julgar que tudo isto é apenas futebol, desengane-se. É bem mais do que isso.
Tal como eu tenho vindo a alertar, também José leite Pereira, no seu estilo discreto, vem afirmar que o que se está a passar é bem mais do que futebol.Mas está na hora de começar a reagir e começar a fazer pagar todos aqueles que de um modo ou de outro potenciam e beneficiam desta vaga de portofobia em curso. A começar, por exemplo, pela empresa detentora de um dos
pasquins que mais se tem notabilizado pelo ódio que nutre à cidade do Porto. Por estranho que pareça, essa empresa, a COFINA, tem até sede nesta cidade. Julgo que é chegada a hora de sentirem na carteira a nossa repugnância. Todos os produtos desta empresa renegada devem ser boicotados pelos portuenses. São eles:AutoMotor Correio da Manhã Destak Máxima Máxima Interiores JNegócios PCGuia Record Rotas & Destinos Semana Informática
Publicada por António Alves
Como não podia deixar de ser, subscrevo o comentário de António Alves. O que ele sugere - sem presunção - eu já faço há muitos anos e só vou a Lisboa quando não posso mesmo evitá-lo (o que não é muito difícil).
Mesmo assim, creio que já não ponho lá os pés há pelo menos uns 12 anos. Mas para que a sua proposta resulte, é preciso que os portuenses não gastem sequer um cêntimo na compra destes pasquins símbolos da fase mais negra do pós 25 de Abril. Uma vergônha!

2 comentários:

  1. O José Leite Pereira acordou tarde,mas como diz o ditado, mais vale tarde do que nunca.
    Não sei é se o Quim joga golfe com os ministros,vai gostar do editorial do director do J.N.
    Amanhã lá tenho de ir até Oeiras...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. É verdade. Por vezes estas pessoas reagem "ao retardador". É o "tacho" que está em causa...mas é como diz, mais vale tarde.
    Boa Viagem até Oeiras. E que o nosso grande clube GANHE!

    Boa viagem

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...