11 maio, 2008

Futéis e submissos

TEMA DE DOMINGO DO JN DE HOJE

À pergunta, "Considera que a imagem da cidade do Porto sai prejudicada pelos castigos aplicados ao F.C. Do Porto e ao Boavista?", algumas pessoas relativamente conhecidas do Porto responderam à pergunta de forma tão ingénua que, das duas uma: ou são portuenses de costas voltadas para o povo, ou são eminências pardas do centralismo a querer passar por digníssimos portuenses.
1ª. Eminência-(Advogado)Miguel Veiga, responde: "O Porto é muito mais do que esses clubes"
2ª.Eminência-(Presidente da CCRN)Carlos Lage: "Afectam uma certa imagem da cidade"
3ª.Eminência-(Arquitecto)Alexandre Burmester: "Não confundir a cidade com o nome Porto"
4ª.Eminência-(Reitor da Univ.do Porto)Marques dos Santos: "A cidade afirma-se por outros valores"
À excepção do ex-presidente da CCRN, Braga da Cruz, não houve um único, capaz de perceber a estupidez armadilhada da pergunta, daí resultando inevitavelmente respostas igualmente estúpidas.
Se estes senhores tivessem respondido ao jornalista que, para a cidade sair prejudicada seria necessário que de outras cidades (como por exemplo Lisboa) os portugueses estivessem habituados a observar modelos de bons exemplos, sejam eles cívicos ou políticos, talvez isso forçasse o inquiridor a reformular a pergunta evitando assim respostas que só podem ser admissíveis aos centralistas e seus colaboradores. Outra resposta inteligente, seria lembrar ao inquiridor que o Porto não podia sair prejudicado porque efectivamente já está a ser prejudicado e ofendido há longos e tristes anos.
Mas, não. Estes senhores, alguns dos quais capricham pela vaidade e outros por uma eventual fome de protagonismo, usaram o discurso pacóvio e submisso dos desenraízados.
A primeira Eminência Parda do grupo questionado, descobriu a pólvora com esta declaração profunda: o Porto é muito mais do que os clubes e tem um carácter próprio, uma individualidade singular (esperemos que não esteja a ver na sua pessoa o modelo do carácter portuense...).
A segunda Eminência, dá como respeitável a decisão de um advogado duvidoso e sedento de protagonismo (autor de um espectáculo degradante para os magistrados), e considera que o caso afecta a imagem da cidade. Não espanta a resposta nem a personalidade, é outro carreirista do governo. Inconsequente e amorfo.
A terceira, também iluminada, abre-nos finalmente as portas do discernimento e revela-nos a verdade até aqui ignorada, aconselhando-nos a não confundir o F.C. do Porto com a cidade! Por isso!!! Agora percebo porque é que quando chego de viagem, em vez de ir directamente para minha casa vou direitinho ao Estádio do Dragão e dou um beijo ao Pinto da Costa pensando que é o meu falecido pai. Obrigado senhor Burmester por tais declarações.
Por último, o senhor Reitor da UP, pelo lugar que ocupa, tinha obrigação de ver um pouco mais além do que a sua resposta revelou. A cidade pode afirmar-se por outros valores, mas isso não justifica que deixemos que nos tentem destruir outros. Não é por este desprendimento e esta ligeireza de resposta - que seguramente sabe cairem bem na capital - que V. Exa. deixará de ser quem é, mas podia dar o benefício da dúvida aos acusados pelo menos até ser conhecido o resultado do recurso.
Para concluir: não é com o carácter destes portuenses que o Porto se liberta da pata centralista.

2 comentários:

  1. Por causa dessas Iminências é que o Porto cidade está como está.
    Acabei de ouvir o Marcelo a bater fote e feio no Ricardo Costa e no show-off que ele deu.Sem presunções fico contente pois já tinha dito o mesmo.
    Voltando ao assunto a posição do Rui Reininho é a minha e também vem no Notícias.Pena que o Rui não a tivesse referenciado, pois diz tudo e era um excelente contraponto ao dessas Eminências.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Não me referi ao Rui Reininho porque as declarações dele tal como de Manuela Aguiar (com as quais também concordo)foram feitas noutra crónica. De resto, é importante desmascararmos estas eminências que se dizem muito tripeiros mas na hora de darem a cara, viram-se para o lado do "inimigo". Eu li o seu post e reparei na crítica que fez ao catraio do advogado.

    Abraço

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...