16 maio, 2008

Multar ou Caçar Multas?

Declaração de interesses. Há umas semanas atrás, fui apanhado à vertiginosa velocidade de setenta e tal km/hora, na Circunvalação, a meio da manhã de um dia útil, em zona sem tráfego significativo, sem peões a circular, sem ruas transversais ou saídas de prédios. Paguei uma multa exagerada e arrisco-me a ficar sem carta de condução por um período de 1 a 12 meses.

Hoje, há bocado, lá continuava a prestimosa corporação, na mesma Circunvalação e praticamente no mesmo local, a caçar incautos.

Não tenho nada contra a PSP, pelo contrário. Também não alinho naquela vulgarizada opinião de que toda e qualquer coima por infracção rodoviária, ou de outra natureza, é uma "caça à multa". Simplesmente é verdade que a caçã à multa existe e este é um desses casos. Pergunto em que é que a segurança da circulação rodoviária, isto é a segurança de bens e pessoas, melhora pelo facto de se "caçarem" condutores apanhados a circular, naquela quase auto-estrada, a 70 ou 80 Km/h. Pergunto também se esta atitude da PSP contribui para o prestigio da corporação.

Em contra-partida, precisamente também hoje, eu e muitos outros condutores ficamos parados na faixa descente da Av.da Boavista, por duas vezes, ambas nas cercanias de dois estabelecimentos de ensino, e isto porque as pressurosas mães que vão buscar as suas criancinhas às referidas escolas, param e esperam por elas em plena faixa de circulação, muitas vezes fechando-a totalmente. As buzinadelas são o único recurso de que os "engarrafados" dispõem, mas revelaram-se de pouco efeito. Enquanto esperava que a condutora dum flamejante Mercedes (nada contra!) resolvesse acabar por encostar à direita ( em segunda fila, claro) assim desentupindo a avenida, pensei se os polícias entretidos a multar gente na Circunvalação, não seriam melhor empregues naquele local, a impedir que pessoas provavelmente com muito dinheiro mas com pouco civismo ou pouca inteligência, complicassem a vida dos outros. Será tão difícil as chefias da PSP perceberem isso?

Peço desculpa pela falta de originalidade deste post, mas é a forma que encontrei de aliviar a minha indignação.

p.s. Depois de se saber que a ASAE impõe aos seus funcionários quotas de multas e quejandos, estou a admirar-me de quê?

2 comentários:

  1. Meu caro

    É o Portugal dos pequeninos... não ata, nem desata.

    Mas cara alegre e optimismo, dizem eles! Que lata! Só à bomba.

    ResponderEliminar
  2. Eu nunca fui apanhado, mas tenho um amigo que já foi duas vezes no mesmo sitio.
    Papás e mamãs a impedir o transito?
    Junto à escola de Paranhos é o fim da picada.
    Meu caro somos um País que só trata de coisas menores as maiores...ficam para as calendas.
    A gasolina já aumente 16 vezes e parece que amanhã vai aumentar outra vez. Duas vezes numa semana não está mal, não senhor.
    Um abraço

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...