23 maio, 2008

É o JN ainda um jornal do Porto?

Há uns meses atrás li algures um post que inumerava instituições nortenhas consideradas de referência nacional. Aí eram citadas a Sonae, a Cin, a Rar e mais algumas, entre as quais o Jornal de Notícias. Mas será este um genuíno representante da nossa cidade? Tenho fortes dúvidas, pois tornou-se aparente uma deriva que puxa o jornal para o sul.

Na edição de ontem, duas notícias são profundamente irritantes pelo aspecto de nítida propaganda a valores sulistas.

A primeira é um artigo a duas páginas, ilustrado com numerosas fotos, com todo o aspecto de peça publicitária. Aliás já na véspera tinha sido publicada outra peça do mesmo teor. Enaltecem a Expo-98 com um tom exageradamente entusiasta, gabando todos os equipamentos criados e tentando mostrar como eles são vantajosos e agradáveis para os utilizadores (quase exclusivamente lisboetas, por certo!). É também largamente enaltecida a recuperação daquela zona ribeirinha, explicando como foi louvável e benéfica para a cidade. O título é bem elucidativo: "A herança de um evento que marcou o País". É óbvio que se trata de "cobra mandada". Querem-nos fazer engolir que o governo vá dar 400 milhões de euros para nova recuperação em Lisboa, agora na frente Cais do Sodré-Santa Apolónia, enquanto nos atira uma migalha de um milhão para a Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto. Não pretendo comentar este facto em si mesmo, aliás já muito comentado. De resto acho mesmo que nem merece comentários, tão miserável ele é. Apenas deve ser registado e nunca esquecido.

O meu propósito é outro. Como leitor do JN sinto-me profundamente insultado por esta tentativa de me atirarem areia aos olhos e quererem tomar-me por atrasado mental. E o caso é tanto mais grave quanto estou profundamente convencido de que a ordem para esta descarada decisão editorial não partiu da direcção do Porto. Isto vem com certeza do centro máximo de decisão, localizado, como é sabido, em Lisboa. Como "cesteiro que faz um cesto faz um cento" prevejo que a independência editorial do JN tenha terminado.

O segundo artigo a que me referi aparece na secção desportiva, a propósito da selecção de futebol. Os títulos não enganam ninguém: "Talentos de Alvalade dominam equipa das quinas" e depois " Leão é o rei de Portugal". Trata-se de tremendo elogio às "escolas do Sporting" que "continuam a formar talentos em série" e portanto " as garras do leão estão bem expostas na equipa das quinas". Segue-se referência à " fábrica de craques leonina" onde se formam "referências do futebol mundial".

Esta descarada e parcialíssima prosa sectária teria lugar apropriado no boletim do Sporting. No JN, nunca. Se toda a comunicação social de Lisboa nos despreza e ataca do modo mais vil o clube mais representativo da cidade, justifica-se que um jornal supostamente do Porto actue deste modo? É do domínio público que o big boss da empresa jornalística, é lagarto. Será que isto explica alguma coisa? E será que, como pergunto no título, o JN ainda é um jornal do Porto?

3 comentários:

  1. Meu caro,

    Mas é claro que o JN já não é um jornal do Porto. Foi! Agora está nas mãos de um homem de negócios que se está a borrifar para o Porto e para o Norte, embora seja nortenho. O regionalismo dele chama-se money. É a nova era dos empreendedores nacionais...
    O JN tem lá gente válida, mas é como os estúdios do Monte da Virgem: é a voz do dono que está em Lisboa.
    Os jornalistas do Norte também não revelam grande sentimento regional e reivindicativo, têm medo de perder o emprego, mas quando o perdem, já arranjam "coragem"...
    Fraca gente esta.

    ResponderEliminar
  2. O JN está totalmente desacreditado e só quem não anda atento ainda se não apercebeu. Contaram-me há dias que, como exemplo, há um correspondente numa região que inventa números de assistências, vendo tudo a dobrar. Mas como ele era de Felgueiras e por lá acontecem coisas estranhas (...) fiquei na dúvida se não seria mais alguem a aumentar o sistema. Contudo, depois de eu ter assistido a uma ocorrência e essa ser depois relatada por ele, vi que realmente é incrível como um jornal aceita tudo...

    ResponderEliminar
  3. É capaz de se explicar melhor?

    Confesso que não consegui entender o seu comentário, mas se puder dar mais umas dicas, agradecemos.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...