19 maio, 2008

SOBRE A VITÓRIA DO SPORTING NA TAÇA DE LISBOA

Ponto 1

Não foi exclusivamente por causa da arbitragem, caseiríssima, do árbitro, que o Futebol Clube do Porto não ganhou a Taça de Lisboa.
Ponto 2


As duas dezenas de pontos de vantagem do FCP em relação ao 2º.classificado são um argumento de peso a favor de Jesualdo Ferreira, mas nem por isso devo deixar de dizer que esteve mal neste jogo. "Peças" mal arrumadas, como a colocação de João Paulo a lateral esquerdo sem qualquer rotina do lugar, e a falta de autoridade em relação a certos jogadores como Quaresma e Bosingwa. Este último não pôde jogar (estranha-se as exigências do Chelsea), mas, Quaresma, à imagem do que fez muitas vezes durante este campeonato esteve completamente invisível e Jesualdo não teve coragem para o substituir. Foi menos uma peça na equipa, mesmo quando o FCPorto ainda jogava com onze jogadores. O notório cansaço de um número significativo de jogadores denotou alguma dificuldade para gerir e mentalizar o plantel para um desafio decisivo como este. Esteve mal, nas substituições. Manteve Quaresma, mas substitui Mariano Gonzalez que estava a par de Nuno a ser o melhor jogador em campo. Fez entrar Tarik tardiamente, já quando pouco podia fazer-se. Enfim, Jesualdo não esteve bem nesta final.
Ponto 3
Escrevi no ponto 1 que não foi por causa da arbitragem que o Porto perdeu. Como expliquei a equipa não esteve ao seu melhor, mas isso não implica que o árbitro não tenha tido influência no resultado. Teve e muita. Apesar disso, devo dar os parabéns ao Sporting que esteve quase sempre melhor. Apesar disso, faço questão de lembrar aos monges da "verdade desportiva" que frequentemente o Futebol Clube do Porto também tem razões para se queixar da parcialidade de algumas arbitragens e nem por isso precisa de mover campanhas difamatórias para parir processos e inventar sistemas. O nosso sistema é outro, é económico e cada vez menos social. Se lhe juntarmos esta aberração política chamada centralismo temos um país de merda.
PS-Tenho sérias dúvidas que o FCP consiga vender Quaresma pelo valor da cláusula dos 40 milhões de euoros ou (como PdC ironiza, mais euro, menos euro). Suponho que vamos ter mesmo de ficar com ele para a próxima época. A não ser que o FCP baixe a fasquia para metade. Mesmo assim, a ser tão intermitente como foi (sobretudo esta época), duvido que Quaresma se aguente muito tempo num clube de top. Lá fora não querem génios em part-time.

10 comentários:

  1. Concordo em pleno quando se afirma que o jogo foi perdido na tática. Discordo que sejam feitas tantas críticas à arbitregem, apesar de terem fundamento.
    A grande maioria das críticas surgem pois são mais os telespectadores do que os espectadores, e ver na Tv é diferente de ver no estádio. A acrescentar a tudo isto há o tempo de decisão e a ausência de repetições. Apesar de toda a polémica que isso possa gerar concordo que as coisas se mantenham, caso contrário também o Derlei e o Lisandro deveriam poder repetir as oportunidades de golo que falharam...
    É de lamentar os mais variados comentários que se ouvem, em crítica à arbitragem, principalmente aqueles, que como no caso do golo anulado ao Sporting, são formulados após mil repetições, com o uso de régua e esquadro e após ouvir outras opiniões. Esse chega a ser um lance caricato, já que os comentadores da sic referiram ao longo de todo o jogo que o golo teria sido mal anulado. após o jogo, outros, dizem que tinham sido um erro grave do árbitro.

    é preciso ter nervos de aço para ser árbitro... não fossem estas decisões já difíceis, ainda põem mais carga com estes comentadores, e agora ainda tentam denegrir com processos.

    quando serão julgados jornalistas por difamação? notícias dessas não ouvimos nós...

    ResponderEliminar
  2. Se bem se lembra, até ao lance da primeira carga sobre o Lisandro dentro da área (e quanto a mim passível de penalty)o árbitro até nem estava mal. A partir daí perdeu o controle da partida com as consequências que todos conhecemos.
    Não vou retirar mérito a Jesualdo (nem podia), mas considero que o forte dele não é criar equipas de recurso, como foi o caso.
    Paciência para o ano há mais.

    ResponderEliminar
  3. Eu também não gosto de me queixar do árbitro, principalmente quando a equipa joga pouco,mas ontem foi muito mau.Concordo com a análise ao Jesualdo que nestes jogos fica cheio de medo e inventa.
    Posso dizer-lhe que ao fim de 40 anos deixei de comprar a bola.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Há cerca de um ano, depois de ter dirigido um mail ao Director de O JOGO chamando-lhe a atenção para a questão das "edições" norte e sul e para a subserviência que isso podia representar para nós portuenses, cansei-me e deixei de comprá-lo.
    Era o único que lia desde que apareceu no mercado. Nem mesmo quando estava esgotado nas bancas optava pela aquisição de outro jornal.

    ResponderEliminar
  5. Estou de acordo de que não foi pela arbitragem, embora com erros que penalizaram mais o FCPorto, que perdemos mais uma vez com o sporting!

    O facto mais evidente é o medo com que Jesualdo enfrenta o Sporting.

    Quando um treinador se digna inventar com medo do adversário, raramente ganha o confronto. Por isso, na minha opinião pessoal,foi o treinador que perdeu este desafio
    e mais uma vez, esta época, não jogou com a equipa habitual com os resultados que estão à vista de toda a gente.

    E penso também que o Sr. Jesualdo deu demasiado descanso a estes titulares, o que se reflectiu na "frescura" fisica dos jogadores. Isto também já não é novo em Jesualdo. Lembrem-se da época transacta o "descanso" durante o natal quase que dava para o torto.

    ResponderEliminar
  6. TAÇA:

    Eu gosto do Prof.Jesualdo.

    Mas faltou talvez RECONHECER que muitos dos nossos jogadores estão FATIGADOS, porque trabalharam TODA a ÈPOCA NOS LIMITEs.

    E apresentar uma equipa do genero da que apresentamos em Guimarães "UMA MESCLA" de titulares e suplentes,mas MUITO MAIS FRESCA E DISPONIVEL para ojogo.

    E assumir isso publicamente e antecipadamente.

    Quanto à colocação de J.Paulo,de quem gosto,jogou como costumava jogar R.Costa no tempo de Mourinho quando ia à Capital do imperio.

    ResponderEliminar
  7. Marcando a FINAL para Oeiras, a verdade desportiva, está salvaguardada?!...

    Os "concorrentes" estão em igualdade de condições?!.....

    ResponderEliminar
  8. Anónimo,

    deveriam estar em pé de igualdade. Concordo que a final da Taça seja lá. Infelizmente perdeu-se uma boa oportunidade de o renovar para o Euro 2004... em vez de apoiar 2 estádios na 2ª circular, frente-a-frente!

    ResponderEliminar
  9. Tenho que dizer, por muito que seja politicamente incorrecto, que nunca gostei do treinador Jesualdo Ferreira e que não o acho adequado para o FCPorto. Nem sequer penso que os 20 pontos de avanço na Liga sejam um mérito a atribuir-lhe. Por outro lado um treinador tem de ser, acima de tudo, um lider, um condutor de homens, e JF não parece sê-lo. Onde está a motivação dos jogadores nos últimos tempos? Com o Nacional a equipa foi uma vergonha, com o Benfica fizeram os "serviços mínimos" quando podiam e deviam ter dado uma cabazada. Com o Sporting, na decisão de um título, foi o que se viu. Também não vejo empatia com os jogadores, não vejo audácia, vejo medo nos jogos com adversários fortes, não vejo coragem no lançamento de novos valores, Anderson incluído. Cria embirrações com alguns jogadores (Ibson, Bruno Morais) e deixa outros em roda livre (Quaresma, Bosingwa).

    Enfim, é aguentá-lo mais um ano. Oxalá em 2008/09 haja lugar a um tetra-campeonato e eu possa então dizer que a minha opinião estava errada e que ele afinal é um grande treinador.

    ResponderEliminar
  10. CARO RUI FARINAS.

    COMPLETAMENTE DE ACORDO.

    ESPEREMOS TER QUE ENGOLIR ALGUM SAPO NA PRÓXIMA ÉPOCA. SERÁ BOM SINAL.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...