28 julho, 2008

A caminho do abismo

1 - João Cravinho diz:"o problema mais importante que o país tem é o afundamento do Norte. O Norte tinha, no final dos anos 80, cerca de 64 por cento do rendimento per capita de Lisboa. Dez anos depois era 69 por cento. E hoje regrediu para 58 por cento. (...) Isto é brutal. Com este tipo de estratégia, o Norte na próxima década vai perder mais dez ponto em relação a Lisboa. Vamos ter 4 milhões de pessoas em perda e o fosso entre o Porto e Lisboa vai se acentuar. e não temos estatégia nem vontade de pensar nesse problema." Não sei se este homem contribuiu ou não para este quadro. Não importa. O diagnóstico - mais um - aí está, singelo mas aterrador. E parece que ninguém, nem mesmo aqui no Norte, se preocupa.

2 - A Embraer investe 148 milhões de euros em Évora, para instalar duas fábricas de componentes para aviões. Este era um investimento que logicamente deveria ter sido direccionado para o Norte. Temos um bom porto de mar, um aeroporto internacional, mão de obra qualificada e disponível, três boas Universidades na região, uma crise económica às costas e uma necessidade urgente de empregos. Tudo o que Évora não tem. Os ingénuos e os mal intencionados dirão que se trata de um investimento privado em que o Estado não tem intervenção. Mas alguém acredita que foram os brasileiros que expontanemente escolheram o Alentejo? E mesmo que tivesem sido, não sabem que o Governo tem instrumentos que permitem direccionar investimentos estrangeiros de vulto? Mais uma derrota para a nossa Região, mais uma afronta que o poder central nos fez. E, pior que tudo, trata-se de derrota por falta de comparência. Quem, dos nossos representantes, eleitos ou não, tentou atrair este investimento que criará 600 postos de trabalho directos?

3 comentários:

  1. Pois é! É uma porra..
    Mas nao ha nada a fazer.A unica coisa que se podia fazer era por os patroes/ladroes do Norte a pagar ordenados decentes aos seus trabalhadores em vez de andarem montados em grandes maquinas e a viverem em grandes mansoes.Em vez disso,enganam o povo do Norte vendendo-lhes a cantiga de que a culpa e dos mouros de Lisboa,os terroristas dos centralistas!
    Conversa para tolinhos..

    Salamaleiko

    Ass. Portugues de Lisboa Capital da REPUBLICA Portuguesa

    ResponderEliminar
  2. Meu caro,

    Diz você: "mas não há nada a fazer". Por agora, digo eu. Tenho a impressão que quando fizermos qualquer coisa vai ser a doer. Vocês, além de autistas são petulantes. O v/ nacionalismo além de ridículo,postiço e scolariano é desintegrador. Não se admirem se um dia começarem a ver nas ruas de Lisboa situações idênticas às que ocorrem em Espanha e no país Basco...
    Como já estamos habituados à v/ fanfarronice já nem ligamos às v/ descrições celestiais e estamos todos plenamente convencidos que os empresários de Lisboa são exemplares.
    Salamaleiko, quer dizer, tolinho?

    ResponderEliminar
  3. o que me enoja nesta gente, é que dão sempre palpites e soluções, mas nunca dão a cara...

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...