15 julho, 2008

Justiça e "justiça"

A decisão do TAS sobre o recurso do benfica e do vitória só pode surpreender os distraídos ou os néscios. Pessoalmente, embora salvaguardando imprevistos de natureza insólita, nunca tive grandes dúvidas sobre a decisão desse tribunal. Porquê?



Primeiro porque sei que, muito embora a justiça no estrangeiro não seja administrada por infaliveis seres celestiais, a prática judicial, o calibre intelectual e sobretudo o nível de honestidade dos homens que lá fora lidam com a Justiça, pouco têm a ver com a nossa, onde chegamos ao ponto de existirem fortes razões para acreditarmos na infiltração, nos mais altos orgãos da Justiça Portuguesa, por inconfessáveis interesses particulares que têm mais a ver com desonestidade do que com justiça.



Em segundo lugar, porque o TAS se confrontava com um caso que é uma aberração: A Federação de Futebol do país envolvido, comunica à UEFA ( com quem o TAS tem canais de comunicação) que o mais alto orgão juridiscional português, o chamado CJ, decidiu que o FCP é confirmado como autor de tentativa de corrupção através do seu presidente PdC, e portanto é culpado. Mas por outro lado a Federação tem tantas dúvidas sobre a legitimidade dessa decisão do CJ, que encarrega um renomado jurista português de emitir um parecer sobre o assunto. Por outras palavras, a própria Federação admite que a decisão judicial que precipitadamente transmitiu à UEFA, pode ser falsa e sem valor. É esta decisão de legitimidade altamente duvidosa que os recorrentes benfica e vitória querem que o TAS considere como base para decretar a exclusão do FCP da Champions! O próprio presidente do CJ declara-se vítima de um golpe ilegal por parte dos conselheiros que votaram a decisão, pede a destituição deles, diz que o orgão a que preside não emitiu ainda decisão alguma, e apresenta queixa ao presidente do orgão supremo da FPF, a Assembleia Geral. Alguém em seu perfeito juizo e raciocinando com completa honestidade intelectual, acreditaria que uma entidade séria e responsável como o TAS iria aceitar como boa uma decisão, oriunda de Portugal, envolta em todo este contexto de confusão e de mais que duvidosa legalidade?



A Justiça tem uma enorme componente técnica, apenas totalmente acessível aos juristas, mas tem também outras componentes que se chamam bom senso, humanidade, honestidade, espirito ético. Essas andam arredias de grande parte dos agentes da justiça em Portugal. No resto da Europa é diferente. Os ignorantes e os mal intencionados poderão aprender com esta sentença do TAS que a Justiça verdadeira praticada por essa Europa fora não tem nada a ver com a palhaçada deprimente e vergonhosa a que em Portugal se chama "justiça desportiva".



Também neste aspecto vogamos na cauda da Europa. No fundo Saramago tem razão com a sua ficção literária da "Jangada de Pedra".

6 comentários:

  1. A esposa do Mãozinhas vai entrevistar - ou será limpar a face - o Vieira na quinta-feira.
    A não perder.Aquilo é português do melhor.
    Quanto à decisão do Tas...ninguém entende o Benfica, só o Platini.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Porque não questionar a RTP da entrevista ao orelhas, feita pela mulher do seara sócio do correia que é amigo da mizé esposa do saldanha?

    ResponderEliminar
  3. A querida RTP, fui eu que estive desatento, ou nem sequer deu o resultado do F.C.Porto- Paok?
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Relativamente à RTP não posso falar, mas a TVI sei que deu o resultado do jogo. Da RTP não podemos contar com nada, a não ser a propaganda benfiquista do costume.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Caros amigos

    Li hoje no jornal "O Jogo" que o v.guimarães está à espera que o FCPORTO lhes emprestem os nossos jogadores Alan e Renteria !!!

    Isto se for verdade e acontecer, estamos a dar tiros nos pés.

    Espero que seja tudo mentira, e que haja da parte do nosso clube uma posição bem clara quanto a este assunto.

    Que os peçam aos vigaros do sul.

    Abraço

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...