13 julho, 2008

Se o Benfica couber em Nápoles, metam-no lá!

O documento que serviu de denúncia à PGR do "Apito Encarnado" é do conhecimento público há quase um ano. No entanto, esse "conhecimento público" é muito relativo, porque foi transmitido quase em regime de exclusividade pela Net (como foi o meu caso), o que lhe retirou praticamente toda a eficácia e impacto.

O seu conteúdo, apesar do anonimato dos autores, é altamente verosímil, dada a relação causalidade com notícias que já eram do conhecimento de muitos de nós em circuito fechado e, com factos concretos, ocorridos durante a época futebolística a que o documento faz referência.

O que é grave e muito preocupante, é que os media (incluindo o "nosso" JN), nunca tenham investigado e publicitado este precioso documento. As televisões, estão como bem sabemos, nas mãos do poder centralista e, por não serem democráticas nem imparciais omitem o assunto por manifesta protecção aos eventuais infractores.

Isto, dá que pensar. As conclusões a que este silêncio bombástico nos podem levar são as mais sombrias e preocupantes possíveis. O país está minado por um carcinoma chamado Benfica e, ao contrário dos livros e filmes de ficção rasca produzidos para eliminar o FCP e Pinto da Costa, tem tentáculos espalhados por todo o lado, incluindo na PGR, parecendo o "famoso" procurador João Correia, um dos mais influentes.

O que me preocupa também, é que continue a existir entre nós, incluindo na blogoesfera dedicada às coisas do Porto, gente que, a pretexto de considerar menores os assuntos do futebol, vive aparentemente de costas voltadas para eles sem se dar conta da figura parva e ignorante que acaba por fazer.

Não faltará muito, por este andar, que estas coisas acabem por se reflectir nas suas próprias vidas pessoais e, então, nessa altura, veremos como se vão mostrar "interessados" em opinar.

O que pode acontecer, é que já seja demasiado tarde.

7 comentários:

  1. Caro Rui Valente

    Os seus textos enchem-me de orgulho de ser Portista. A sua disposição total para o combate sem tréguas, diz bem do carácter da sua pessoa.

    Estou plenamente convencido que o que os incomoda não é só o Pinto da Costa e o F.C.Porto. O que os incomoda é saber que em cada um de nós existe um Dragão sem medo de os enfrentar em qualquer circunstância.

    Esta nossa disposição para a luta sem tréguas deve ser genética.

    Já fez mais de um ano que enviei um primeiro email para o sr. Procurador. Resultados pelos visto nenhum, todavia continuei a minha saga e continuarei, até eventualmente ser preso. Pois nunca me calarei por mim e pelos meus.
    O mail é este:


    “Exmº. Sr. Procurador Geral da Republica
    21/01/2007
    Com esta minha missiva, pretendo exercer um direito de cidadania consagrado na constituição.

    Disponibilizo desde já toda a minha identificação bem como outros dados que permitirão a V.Exª. verificar a minha idoneidade:

    Nome -
    Residência -
    Nº. Contribuinte -
    Bilhete Identidade Nº. -
    Beneficiário S.S. Nº. -
    Cartão de Eleitor Nº. -

    Como V.Exª. pode comprovar o meu cadastro está limpo, nem sequer uma simples multa de estacionamento constará no meu currículo.

    Sou um cidadão pacato de uma freguesia pequena do Norte deste País miserável, que hipocritamente continua comandado por jornalistas que toda a gente tem medo, e invejosos que não suportam a competência dos outros, decidi agir, dar o meu contributo singelo, como aliás o Sr Presidente da Republica tem sugerido. Tenho poucos conhecimentos jurídicos, mas como tenho alguma inteligência, fui lendo a Constituição da Republica Portuguesa, o Código Penal e Estatutos e orgânica da Procuradoria geral da Republica, concluindo que é meu dever agir desta forma.

    Ao abrigo do Artigo 52º. da Constituição da Republica Portuguesa, e também porque tenho conhecimento de vários crimes que de imediato denuncio:
    1 – Artigo 367 ºe 368ª.(Favorecimento pessoal) Do Código Penal : Um ou vários funcionários da procuradoria Geral da Republica que não viram crime numa escuta e viram crime noutra, das duas uma ou estavam corrompidos Artigo 372º.ou estavam a favorecer outrem, e isso também é crime. Transcrevo as escutas públicas:
    Pinto de Sousa (PS) - O gajo [João Bartolomeu] sabe que está para ser o Isidoro e disse que é um escândalo. (...) Vamos ver calmamente com ele o que é que ele quer.
    Pinto da Costa (PC) - É! Senão... mais vale pôr o António Costa, que ninguém discute. (...) Quem está em primeiro, não sabes?
    PS - Tenho a impressão que é o Pedro Henriques.
    PC - Isso, era espectacular pôr esse. (...) É sempre aquilo, nem bem nem mal.

    Isto resultou em inquérito!

    Luís Filipe Vieira (LFV) - Eu não quero entrar mais em esquemas nem falar muito... (...)
    Valentim Loureiro (VL) - Eu penso que ou o Lucílio... o António Costa, esse Costa não lhe dá... não lhe dá nenhuma garantia?
    LFV - A mim?! F.., o António Costa? F... Isso é tudo Porto!
    VL - Exacto, pronto! (...) E o Lucílio?
    LFV - Não, não me dá garantia nenhuma o Lucílio!
    VL - E o Duarte?
    LFV - Nada, zero! Ninguém me dá!... Ouça lá, eu, neste momento, é tudo para nos roubar! Ó pá, mas é evidente! Mas isso é demasiado evidente, carago! Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, ”porque eu estou a fazer isto por outro lado. (...)”
    (ninguém colocou o telefone sob escuta por esta frase?)
    VL - Talvez o Lucílio, pá!
    LFV - Não, não quero Lucílio nenhum! (...)
    VL - E o Proença?
    LFV - O Proença também não quero! Ouça, é tudo para nos f...!
    VL - E o João Ferreira?
    LFV - O João... Pode vir o João. Agora o que eu queria... (...) Disseram que era o Paulo Paraty o árbitro... O Paulo Paraty! Agora, dizem-me a mim, que não tenho preferência de ninguém (...) à última hora, vêm-me dizer que já não pode ser o Paulo Paraty, por causa do Belenenses.
    Isto não deu em inquérito? Porquê Sr Procurador?
    In Publico, transcrições retiradas como já percebeu, do já famoso processo apito dourado.
    2 – Artigo 371º.372 º. e 374 º. (segredo de justiça e corrupção passiva e activa) Quais os funcionários que se deixam corromper? Não acredito que os jornalistas obtenham a informação sem pagar nada. Portanto mais outro crime de suborno. Sr. Procurador não me diga que não conhece os funcionários, investigue-se, ponham os telefones sob escuta, encontrarão provavelmente altos funcionários, quiçá algum procurador Adjunto?
    Pois com uma policia judiciária competente não me diga V.Exª.que não descobre quem comete os crimes ?
    Pelo exposto e como o artigo 52º da constituição consagra, aguardo serenamente informações detalhadas de todo o meu acto de cidadania.
    Com os meus respeitosos cumprimentos, subscrevo-me,
    Atenciosamente
    Ps. - Com a legitimidade que advém das suas competências, agradecia um esclarecimento, a bem da transparência:
    A nota à imprensa datada do dia 19/01/2007, no seu ponto 3 "É vedado aos magistrados do Ministério Público o exercício de actividade político-partidária de carácter público, mas não o exercício do direito de cidadania.", agradecia que sejam facultadas comunicações internas ou outros meios, que provam, que antecipadamente a procuradora em questão mencionou que a sua intervenção seria na qualidade de cidadã e jurista. O não esclarecimento depreendo, que V.Exª. assume o corporativismo, que normalmente nestas circunstâncias tenho vindo a verificar ao longo da minha vida. A Lei nº.9/2006 de 20 de Março (Código do Trabalho), no seu artigo 228º. 1- "As faltas justificadas, quando previsivéis, são obrigatoriamente comunicadas ao empregador com antecedência mínima de cinco dias.". Por tudo isto, sabendo que ninguém está acima da Lei, aguardo serenamento um esclarecimento sério e honesto, como não poderia deixar de ser do cargo que V.Exª. assume.”

    ResponderEliminar
  2. Meu caro,

    é sempre bom ouvir palavras elogiosas mesmo que nos possam parecer algo exageradas. Eu limito-me a reagir às coisas menos dignas e injustas que procuram fazer com o Porto, com o clube da nossa cidade (FCP) e com o s/ competente presidente.

    Não sou advogado de defesa de ninguém, mas não admito que façam de nós os patinhos feios do país, sobretudo quando os que nos acusam estão cheios de rabos de palha...

    O meu amigo também soube (e muito bem) dar o seu contributo com a denúncia via e-mail que fez à PGR. Só falta é saber se o e-mail lhes chegou às mãos. Sabe que o que mais há por lá são "toupeiras". Claro está que, se compararmos a nossa atitude com a daqueles que assistem a esta afronta, impávidos e serenos, como meros espectadores sem nada fazerem, é caso para nos sentirmos melhor com nós próprios e com a nossa consciência.

    Dos fracos não reza a história.

    Um abraço e uma vez +, obrigado pela solidariedade

    ResponderEliminar
  3. É por essas e por outras que não basta o FCP ser melhor que os outros,tem que ser muito melhor.Mas nós portistas se somos em menor número que os nossos inimigos,não somos tão poucos como isso.Somos garantidamente três milhões e temos que manifestar a nossa força.Continuemos o combate,denunciando o que tem de ser denunciado e procurando fazer com que a verdade dos factos se sobreponha às mentiras propaladas pelos nossos inimigos e pelos seus lacaios.Continue caro Rui Valente,eu o ajudarei no que puder.

    ResponderEliminar
  4. Caros amigos.

    Sinceramente sinto orgulho nas pessoas que tem passado pelo Renovar o Porto, nomeadamente nos seus mentores Rui Valente e Rui Farinas.

    Ao amigo f.c.limpa tudo gostaria de saber se recebeu alguma resposta ao mail que enviou ao PGR.

    Na minha modesta opinião deveria enviar novamente o mesmo mail até receber alguma resposta de quem de direito. São obrigados a responder às questões postas pelos cidadãos.

    Temos que continuar a manter as nossas energias bem vivas e denunciar aquilo que achamos não ser correcto, para não sermos comidos por provincianos e lorpas.

    Abraço

    Renato Oliveira

    ResponderEliminar
  5. Renato Oliveira

    Recebi com data de 23/04/2007 uma carta com o seguinte teor:
    Proc. Nº……/2007……

    "Reportando-me ao e-mail dirigido a esta Procuradoria-Geral da República, tenho a honra de informar V.Exª. que a matéria exposta está a ser investigada e que, quanto à parte final, o senhor Procurador Geral da República emitiu um comunicado oficial.”

    É evidente que esperei algum tempo e em Agosto voltei a enviar outro e-mail mais extenso para a Procuradoria, com cópia para o sr Presidente da República.

    ResponderEliminar
  6. O Procurador não tem tempo para nos atender.Anda preocupado porque já não sabe o que vai fazer com tantos crimes e tanto Far-West na capital do Império.
    Será que vai nomear uma equipa especial de investigação?
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Eu gostava de acreditar na honorabilidade do Sr. Procurador, mas que tem revelado em muitos casos usar de dois pesos e duas medidas, isso, é indiscutível.

    O silêncio em Lisboa com o autocarro queimado, no mínimo, traduz uma cumplicidade tácita para com os onfractores. É assobiar para o lado. Para quem,
    noutras situações,costuma desfazer-se em comunicados e declarações de intenções é muito compremetedor.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...