21 agosto, 2008

Rui Moreira e o ministro «Jamé»

Acerca do post aqui publicado pelo amigo e colaborador do Renovar o Porto, Rui Farinas, e a sua (e nossa, ouso dizer) simpatia pela figura de Rui Moreira, gostaria de acrescentar só mais uns 'pózinhos'.
Rui Moreira, tem uma personalidade empática e simpática, o que é sempre uma mais valia em relação a outras figuras públicas bem conhecidas dos portuenses que me escuso agora de referenciar. Além disso - como o Rui Farinas diz -, tem uma postura naturalmente educada e sabe apresentar com simplicidade e inteligência as suas ideias. Mais além disso ainda, é na actualidade, a principal figura do Norte verdadeiramente digna desse nome. Aceite-se ou não, é assim mesmo.
Talvez sem o querer, Rui Moreira adquiriu, por direito próprio, um estatuto para a população nortenha, que o guindou para uma escala de responsabilidade e liderança maior do que porventura poderia prever, o que explica de algum modo o desapontamento do nosso amigo Farinas...
Pessoalmente, a sensação que me dá, é que Rui Moreira ainda não decidiu ou ainda não sabe, o que fazer com tanto protagonismo e com o raro capital de confiança que a maioria dos portuenses está disposta a dar-lhe. E é pena.
Quanto à 'fotografia' que RM retirou ao Ministro Jamé, não há nada a apontar, ficou nitidíssima, mas os considerandos que faz sobre as reacções do dito cujo quando passa pelo Porto, é que me pareceram perfeitamente dispensáveis. O Dr. Rui Moreira, aparentemente, tem qualificações de carácter e saber, bem mais elevadas do que o medíocre Ministro, e não só não devia preocupar-se com o local onde o homem sente mais sossego, ou com as incompatibilidades e irritações que tem pelo Porto, como não as devia sequer tolerar. O senhor Ministro, não é Ministro por obra e graça do espírito santo (não me refiro ao BES), é Ministro porque lhe saiu o Totoloto de uma vitória de um PS moribundo, porque não tem sequer competências para dar graxa aos sapatos de muitos portuenses! É ministro, porque em Portugal qualquer badameco é Ministro, senão, seria o zero que na realidade é!
Por isso, meu caro Rui Farinas, não deixo de lhe dar alguma razão quando fala da agressividade contida de Rui Moreira, porque no futuro pode vir a valer-lhe algumas falsas derrotas em contendas onde até possa ser o verdadeiro vencedor.
Se o desqualificado Jamé não gosta da pronúncia do Norte, nós também não gostamos da do Sul, nem temos de gostar. E se assim for, ao menos que nos desimpeça o caminho e nos deixe viver a nossa vida, porque cá por mim, passo bem sem Lisboa, e até lha ofereço numa bandeja se o fizer. O que o senhor Ministro tem, é de aprender a cumpir o seu dever, e pelo que se vê, não só não cumpre, como nunca saberá o que isso significa, porque é limitado e inepto. E se ele não o sabe, tem de haver alguém que lhe faça a «surpresa» de lho dizer.
O que o Dr. Rui Moreira podia ter acrescentado, era isto: senhor ministro, faça o favor de se demitir! E depressa!

1 comentário:

  1. Eu penso que o que torna muito interessante o artigo de RM é o facto de uma testemunha presencial e credivel divulgar como "funciona" um ministro que,para mal dos nossos pecados,tem enorme influência nos nossos destinos. Já desconfiávamos que era assim,agora temos a confirmação. Um abraço.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...