06 outubro, 2008

ÉTICAS BÍFIDAS

1. O escândalo da atribuição de casas camarárias em Lisboa ficará, como outros, sem consequências. Pelo desplante e insolência com que os poderosos respondem às perguntas incómodas, vê-se que está em curso mais um eficaz branqueamento. Até a vereadora, que se diz perseguida, esquecer ter sido eleita na lista do partido que governa e que, por acaso, restringiu o programa de apoio ao aluguer de casas para jovens e cidadãos de menores recursos. A cumplicidade, desta vez estende-se até à extrema esquerda. O Zorro do Bloco, que já se deixara de embargos e denúncias por troca de novos poderes e horizontes, abandonou agora a máscara de guardião do templo da moral. O PCP, que sempre finge nada ter com situações menos claras, e que por isso criticou o guião do último filme de A. Pedro Vasconcelos pela sua herética sugestão de que um autarca comunista poderia ser corruptível, tenta uma reclamação tímida e de circunstância, contra uma indecência com a qual foi conivente.
2. Felizmente, ainda há uns poucos que acreditam no argumento de honra, como muito bem escreveu Baptista Bastos a propósito de Eanes, recordando que ele reabilitou a integridade "num país onde certas pensões de reforma são pornográficas, e os vencimentos de gestores atingem o grau da afronta; onde os súbitos enriquecimentos configuram uma afronta e a ganância criou o seu próprio vocabulário - a recusa de Eanes orgulha aqueles que ainda acreditam no argumento da honra". Dias depois, denunciando o malvado neoliberalismo, esse arauto da ética lembrava que "a política, tal como é exercida em Portugal , abandonou a ideia de espírito de missão, e tornou-se num generosíssimo meio de se governar a vidinha", e que sente "uma profunda repulsa por esta gente. Falha de coragem, gananciosa e sem escrúpulos, diz umas coisas por dizer, removidas quaisquer ideias de progresso, isentas de padrões e de princípios".

3. Sabendo-se que esta prática teve início durante o Estado Novo, quando a Câmara de Lisboa já atribuía casas e ateliers aos artistas - alguns deles da oposição, o que era uma hipocrisia de dois gumes - não resisto a perguntar se este homem, que vive obcecado em saber onde cada um de nós estava no 25 de Abril, já então estaria à espera que lhe concedessem a casinha camarária de que, entretanto, beneficia.

4. Dentro da muralha da cidadela, a corte sempre viveu assim, acima da realidade, isenta de escrutínio, à margem das regras que impõe aos súbditos. Administra o poder pela generosidade interesseira, que aplaca as sedições dos fidalgotes e dobra a língua bifurcada dos que pregam a moral para consumo alheio: desses que propalam o que não fazem mas que nos intimam a fazer e que se governam à custa do erário público, defraudando os espoliados que dizem ou fingem defender.
5. Com o adensar da crise, é mais difícil silenciar os rumores. Agravam-se os augúrios, à medida que se descobrem novas e sucessivas purulências. Não sei se estes pantomineiros, que nos vigiam das ameias, serão capazes de conter, por muito tempo, o desengano, o desânimo e o verdadeiro e inquieto descontentamento que por aí grassa.

(Rui Moreira, in Público)
Meu Comentário:
Resulta deste clarividente artigo de Rui Moreira, aquilo que para mim é - desde há muito - a prioridade das prioridades: uma nova política para o controle político. Se nem a Constituição é respeitada, pergunto: que Lei, ou mecanismo, poderão servir aos cidadãos para se expurgarem destes oportunistas e pregadores da moral alheia?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...