03 abril, 2009

Apitos envenenados!

Pinto da Costa absolvido no "Caso do Envelope"
(Em actualização/JN) - Foram também absolvidos os outros dois arguidos, o árbitro Augusto Duarte e o empresário António Araújo.
O Tribunal de Gaia absolveu Pinto da Costa no "Caso do Envelope". Não foram dados como provados os factos imputados pela acusação.
O Tribunal referiu discrepâncias no testemunho de Carolina Salgado. Considerando não ser credível, a magistrada excluiu o testemunho da ex-companheira de Pinto da Costa.
A Juíza Catarina Ribeiro Almeida prossegue ainda a leitura da sentença. Segundo o tribunal, não ficou provado que Pinto da Costa tenha pressionado árbitros e que o presidente do F. C. Porto tenha pago a Augusto Duarte.
De acordo com o Tribunal de Gaia, não foi igualmente provado que Augusto Duarte tenha beneficiado o F. C. Porto no jogo com o Beira-Mar (0-0), da 31.ª jornada da Liga de 2003/04, realizado em 18 de Abril.
O presidente do F .C. do Porto, Pinto da Costa, e António Araújo, um empresário de futebol, estavam pronunciados pelo crime de corrupção desportiva activa e ao árbitro Augusto Duarte era imputado o crime de corrupção desportiva passiva.
O processo é um apêndice do megaprocesso "Apito Dourado" e tem como génese casos de alegada corrupção e tráfico de influências no futebol profissional e na arbitragem portuguesa.

5 comentários:

  1. Extraordinário mesmo é perceber que quer a federação quer a Liga não acatam a justiça civil, pois ainda esta semana, depois do funcionário do benfica na Liga, o assistente de faculdade Ricardo, eis que o Conselho de Justiça (CJ) da FPF REJEITOU EM DEFINITIVO as revisões pedidas pelo FCPorto ao processo Apito Final.
    O organismo liderado pelo juiz conselheiro Joaquim Sousa Dinis justifica a decisão porque "a recorrente não invoca factos, circunstâncias ou meios de prova novos que apontem decididamente no sentido da admissibilidade da pretendida revisão". O CJ vai mais longe na sua resposta, confirmando a validade das escutas e reconhecendo que os processos disciplinares em questão também se basearem "em outros elementos de prova".

    NOTA 1: NÃO HÁ MEIOS DE PROVA NOVOS? COOOOMMMOOO??? Então os tribunais civis derrubam, um a um, todos os pressupostos e não há gfactos novos?

    NOTA 2: Quais são so outros elementos de prova? QUEREMOS SABER QUAIS!!!!

    ResponderEliminar
  2. Estou tranquilo, fiz o que tinha que fazer, apoiar nas horas difíceis, descansar nas horas mais tranquilas mas, é muito saber que tudo ficou como deveria ter ficado, sem culpa provada e isto é uma vitória daquilo que é a minha noção de Justiça: -Ninguém deve ser condenado na Praça Pública, a coisa que mais me enoja é quererem fazer linchamentos Populares!
    Não estamos nos tempos da "Santa Inquisição" em que qualquer pessoa corria o risco de ser atirado às chamas, só porque não colhia os créditos da maioria da gentalha!...Viva a Justiça, Viva a Democracia, Viva a Liberdade!...

    ResponderEliminar
  3. Estive na leitura da sentença. SE fosse um combate era uma vitória por Ko.
    Já escrevi um post e agora, concentração no jogo jogado, pois eles vão continuar a fazê-las por outro lado.
    Foi essa a mensagem que o Presidente transmitiu ao recusar-se a falar. Vai haver tempo, para em todos os locais próprios, fazermos valer os nossos direitos.

    Eles que aguardem, que não perdem pela demora.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Sim, aguardemos calmamente os próximos episódios.

    Pinto da Costa ressurgirá ( e falará)no devido momento, e depois, veremos quem ri melhor...

    ResponderEliminar
  5. Carlos Ferreira04/04/09, 01:36

    este juiz conselheiro é vinho de pipa velha. Tanta falta de clareza, lhaneza e objectividade, dá vómitos! Outros factos? Quais?

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...