08 abril, 2009

Futebol Clube do Porto

Clique sobre a imagem para ampliar
A dica que se segue não é para as loiras, coitadas, vítimas de um iluminado qualquer que convenceu meio mundo que a água oxigenada afectava os neurónios das mulheres com cabelos claros. Não, senhor. É, exactamente para esses fazedores de mitos, carecas, cabeludos, altos, baixos, gordos e magros, homens ou mulheres (ia incluir neste grupo a Leonor Pinhão, mas dessa não estou seguro do sexo), que gostam de inventar "sistemas", apitos e transparências com argumentos opacos. Opaco e microscópico, é aquilo que têm dentro do melão que suportam sobre os ombros.
Então, é assim: O Futebol Clube do Porto ainda não ganhou nada (nós no Porto não costumamos cantar a vitória antes do tempo), mas mais uma vez provou que é maior e melhor que o próprio país, porque se governa quase com excelência, ao contrário do país e respectivos "governantes"...
Ontem, o orgulho da nossa cidade, foi a Manchester impor um empate ao Golias do futebol mundial, e é aqui que se impõe a nossa ajuda intelectual aos criadores de mitos e conspirações:
olhem bem para o gráfico e reparem nas diferenças entre os dois clubes, em termos de receitas comerciais, de bilheteira, de direitos de TV/Champions e observem os totais:

Manchester United 324,8

Futebol Clube do Porto 54,9 (só, seis vezes menos!)
E o vencedor é.... PINTO DA COSTA!!!
Mea culpa:
Critiquei aqui Jesualdo Ferreira quando achei que o jogo que a equipa produziu durante meio campeonato, era desagradável e inseguro. Mea culpa. Hoje, dou-lhe todo o direito de me dar um valente puchão de orelhas pela minha impaciência... Mereço-o.

8 comentários:

  1. Meu caro Rui, você criticou - eu também o fiz, faço e farei sempre que necessário -, Jesualdo e com isso também ajudou, a que ele percebesse no clube que estava, deixasse de lado os medos e receios, que lhe tolhiam as ideias e começasse a arriscar mais.
    O último erro de Jesualdo foi o P.Emanuel a lateral-direito frente ao Sporting. O coro das críticas foi grande, mas serviu para alguma coisa.

    Quanto ao resto, vou deixar uma frase que vi algures e que é significativa:"O F.C. Porto, de facto, serve-lhes para tudo. Menos para serem felizes."

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. O Prof.JF é um treinador competentissimo ( logicamente não é infalivel, mas algumas das falhas imputadas são no por ignorancia e atrevimento) dedicado, sério e que no FCP, durante muitos meses foi muito mais que um BOM TREINADOR.

    Rui Valente só lhe ficam bem essas palavras o que confirma a boa impressão que tenho de si .

    Viva o FCP. Viva PC.

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo,

    Ponha lá um nome qualquer, mas anónimo não é nome de pessoas sensatas como me parece ser o seu caso.

    Um abraço e obrigado pelas boas palavras

    ResponderEliminar
  4. Caro Vila Pouca,

    É nestas situações, na gestão das emoções, na paciência, dos silêncios, dos discursos, dos treinadores, que Pinto da Costa se revela o grande líder que é.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Tal como muitos outros,também critiquei JF,entendia que não era treinador para o FCP e desejava a sua saida. Hoje,pelo contrário,gostaria que continuasse. Mudei? Acho que não,acho que JF é que mudou,e muito. Lembram-se daquele treinador complicativo,com invenções despropositadas nos jogos dificeis,com um patente receio do adversário que inevitavelmente se transmitia à equipa? Pois esse treinador desapareceu,transformou-se num vencedor,o que me leva a concluir que o FCP não forma só jogadores,forma também treinadores.Parbens prof.Jesualdo Ferreira!

    ResponderEliminar
  6. Caro Rui Farinas

    a coisa também pode ser vista como refere. Nós não criticamos por criticar, tínhamos as nossas razões e se calhar, como diz o Vila Pouca, até podemos ter contribuído para a metamorfose de Jesualdo. Construtivamente, a crítica é sempre bem vinda.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. pois eu gosto do jesualdo há muito, como aliás já aqui o referi. acho que é um treinador à porto: mal encarado e com mau feitio quando é necessário. dá poucas abébias a jornalistas e mete-os na ordem sempre que necessário. é honesto, competente e pragmático. é um gajo "à Porto"

    ResponderEliminar
  8. Pois eu durante muito tempo não apreciei o trabalho do Prof, ainda agora tenho muitas dúvidas mas, devo estar completamente errado, porque esta terça-feira a equipa calou-me, especialmente alguns jogadores em quem eu confiava menos, embora eu continue a pensar que há ali erros iniciais grosseiros, cometidos sem nenhuma necessidade...O Fernando ontem soube responder-me com elegância e eu agradeço-lhe, no entanto continuo a pensar que ele estaria melhor no lugar de defesa direito...E ter-se-ia poupado muita dor de cabeça e ainda muito suspense sobre o enredo do actual Campeonato. Mas, também acho que o sofrimento, é ingrediente que faz ressaltar o sabor de uma boa vitória e daí, eu estar optimista. E também penso que Jesualdo pode emendar alguma teimosia, teimosia essa que considero a sua principal característica. Negativa ou positiva já não sei...Talvez o Homem afinal seja mesmo científico.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...