10 março, 2010

Post aberto ao Prof. Jesualdo Ferreira

No rescaldo de uma jornada europeia [que me dispenso qualificar], ainda mal digerida, quero dizer-lhe o seguinte, caro professor: obrigado! Sinceramente, obrigado. Pelo pragmatismo inquestionável de 3 campeonatos ganhos a fio, e pela seriedade com que desempenhou as suas funções como treinador do FCPorto. Obrigado outrossim, por ter de lidar com corpos estranhos ao bom desempenho do seu trabalho, como os processos dos apitos, os filmes e as escutas, mas esses, foram obstáculos externos ao FCPorto criados por gente de um clube que o senhor muito bem conhece... Será pois irrelevante , lembrar que o Presidente do FCP também se pôs a jeito, porque se formos por aí, podíamos fazer milhares de telenovelas com a devassa da vida privada de alguns protagonistas do Mundo do futebol...
A minha gratidão começa e termina aqui, Professor. Por quê? Porque não gosto do futebol que dos seus conhecimentos técnico-tácticos é produzido. É pouco empolgante e demasiado medroso. Como já aqui tenho dito, vence mas não convence. Ontem, no final de um jogo importante, na maior montra do futebol mundial, o senhor perdeu créditos pessoais e comprometeu os do meu clube.
De quem é a culpa? Não. A questão não deve ser colocada assim, porque nem o senhor cometeu nenhum crime, nem eu sou juiz, para falarmos em culpa. Sou apenas um adepto, com opiniões próprias. Para sermos correctos, a questão que tem de ser formulada é: de quem é a responsabilidade.
Ora, vamos a ver se consigo explicar-me com algum rigor para me livrar de comentários apressados de alguns furiosos, semelhantes às heresias da Santa Inquisição. Num grupo de homens, neste caso, numa equipa de futebol, há um treinador a equipa técnica e os jogadores. Este é o universo restrito do foro desportivo de um clube. Antes de um treinador se engajar com um clube e fechar o contrato com a respectiva Administração, devem ser colocadas de parte a parte as condições de trabalho. A saber: remunerações, e quem tem a responsabilidade da escôlha dos jogadores e da equipa técnica para as futuras épocas. Se o treinador, se qualquer departamento do clube. Aqui, só há duas vias possíveis, mas seja ela qual for, a partir do momento em que são aceites, a responsabilidade pela decisão continua a caber exclusivamente ao treinador. Porque, na eventualidade de ser atribuída a outra pessoa que não ao treinador a função de programar o grupo de trabalho [jogadores incluídos], se o treinador discordar, só tem é de renunciar ao contrato, ou então, persuadir a entidade patronal a oferecer-lhe dentro de uma lógica de racionalidade económica e financeira sensata, os jogadores que ele quer para fazer o seu trabalho com eficiencia.
Por isso, se os jogadores que tem são os que o Professor quis ou se lhe foram «impostos», só você pode responder, se aceitou trabalhar nessas condições. Agora, caso venha a sair do clube a bem, faço votos para que preserve a imagem de seriedade que deixou aos adeptos e à Administração do FCPorto e não enverede por justificar os seus erros em programas de televisão como alguns costumam fazer. No seu caso, apresentava a minha demissão e deixava ao clube o ónus de o preservar ou dispensar. Ficava-lhe bem esse gesto.
O problema de alguns adeptos do FCPorto, caro JFerreira, é recearem dizer o que pensam para não melindrarem o Presidente Pinto da Costa, porque já sabem qual é a reacção dele nestas situações. Mas não confundamos as coisas. Pinto da Costa faz o seu papel. Como grande líder que é, nunca cairá na tentação de se associar às críticas dos adeptos [como eu e outros] mesmo que intimamente lhes reconheça alguma razão.
Mas nós, Professor, não somos o Presidente Pinto da Costa nem temos que pensar e reagir como ele porque não temos a responsabilidade de tomar decisões, por isso, podemos divergir à vontade da previsível reacção de PdC porque, no fim, é ele quem decide [pelo menos, continuo a acreditar nisso].
Não obstante, temos todo o direito de fazer críticas como o de tecer elogios, desde que estruturados com ideias sérias, sinceras e decentes. E fazê-lo, deixemo-nos de dramas, não é colocá-lo numa cruz. Que exagero!

8 comentários:

  1. Completamente de acordo com este texto!

    ResponderEliminar
  2. Comentário cinco estrelas, muito bem, na minha singela opinião só faltavam una quantos caragos.

    ResponderEliminar
  3. Mesmo não pertencendo ao clube da fãs de Jesualdo, antes pelo contrário, não concordo que todos os males de Porto 2009/2010, sejam culpa do treinador.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Deacon Blue11/03/10, 10:36

    Caro Dragão Vila Pouca, creio que no texto do Sr. Rui Valente não existe qualquer tipo de perseguição ao JF.
    Sejamos pragmaticos, a época acabou, o que está lá a fazer o homem? passar o cheque e amigos como sempre.

    ResponderEliminar
  5. Caro Vila Pouca, parece-me que desta vez não está a interpretar o que eu disse c/ o equilibrio que lhe é habitual. Senão, repare. Você, irrelevou este ponto prévio do meu post:

    «No rescaldo de uma jornada europeia [que me dispenso qualificar], ainda mal digerida, quero dizer-lhe o seguinte, caro professor: obrigado! Sinceramente, obrigado. Pelo pragmatismo inquestionável de 3 campeonatos ganhos a fio, e pela seriedade com que desempenhou as suas funções como treinador do FCPorto. Obrigado outrossim, por ter de lidar com corpos estranhos ao bom desempenho do seu trabalho, como os processos dos apitos, os filmes e as escutas, mas esses, foram obstáculos externos ao FCPorto criados por gente de um clube que o senhor muito bem conhece...»

    para relevar [já que replicou que o Jesualdo NÃO É CULPADO DE TUDO], este parágrafo:

    «A minha gratidão começa e termina aqui, Professor. Por quê? Porque não gosto do futebol que dos seus conhecimentos técnico-tácticos é produzido. É pouco empolgante e demasiado medroso. Como já aqui tenho dito, vence mas não convence.»

    Ora, afirmar isto, mais o que escrevi a seguir, não é dizer que ele é responsável por tudo. Eu disse e repito que, a partir do momento em que um treinador aceita as condições contratuais, é ele o único responsável pelos resultados bons ou maus da sua equipa. A SAD ou PdC não lhe apontaram nehuma pistola para assinar as condições do contrato, não é verdade?

    Porque raio havemos de continuar a pensar que não se pode criticar um treinador só porque treina o nosso clube e ainda por cima depois de praticamente ter deixado fugir os troféus mais importantes da época com exibições paupérrimas?

    Fim de ciclo? Pois que seja.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Caro Deacon Blue,

    Obrigado pelas palavras simpáticas que me tem dirigido. Servem não apenas para animar, como para concluir que ainda vai havendo quem seja capaz de fazer uma leitura serena e desapaixonada das coisas, mesmo tratando-se do nosso FCPorto de que tanto gostamos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. E quem é a solução (viavel) para responsavel tecnico do FCP ???!!!

    Vá, digam lá.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...