Estes versos da autoria do meu falecido pai foram publicados num dos jornais portuenses da época, não sei bem em qual.
O colunista Moreira de Castro chamou-lhe poeta, mas não era essa a sua actividade profissional.
Dedicou-se a brincar com as palavras depois de reformado. É tudo.Como o seu grande amor ao melhor e mais simbólico clube de futebol da cidade era imenso, descomplexado, autêntico, e liberto de amarras centralistas, a brincadeira deu nisto.
Espero que gostem.
PS-Os meus familiares e amigos mais íntimos dizem que me pareço com o meu pai, em forma e feitio. Concordo, em parte, porque nem na árvore genealógica é possível encontrar duas pessoas exactamente iguais. Por isso, atrevo-me a adiantar que, à luz do estado mafioso a que chegou o futebol português, hoje, meu pai jamais citaria o nome do Benfica em qualquer escrito.
Perdoem-lhe esta gafe, mas os tempos mudaram. Paradoxalmente, "democraticamente", para pior.
Perdoem-lhe esta gafe, mas os tempos mudaram. Paradoxalmente, "democraticamente", para pior.
Clicar sobre a imagem para ler
Curvo-me perante o poeta e o portista. Quer um quer outro fazem falta...
ResponderEliminarUm abraço
Caro Rui!
ResponderEliminarSão Homens com este sentido Humanista e à causa da Liberdade (no verdadeiro sentido da palavra), que fazem muita falta à cidade do Porto e a esta nossa Região, que precisa de Homens iguais, "como de pão para a boca"!
Bem-haja por partilhar connosco estas "noticias" de um Grande Homem, de um Grande Cidadão!
Um abraço
CARÍSSIMO SR.
ResponderEliminarPASSO OS OLHOS DE VEZ EM QUANDO NO SEU BLOG...NÃO NOS CONHECEMOS, É FACTO, MAS HÁ SEMPRE POR AQUI NOME DE ... P O R T O !
AO LER OS VERSOS QUE DÁ À ESTAMPA COM ENLEVO E CARINHO ,MAIS UMA VEZ O CONFIRMO : AQUI-HÁ -FCPORTO! -
TB O SEU ESCRITO, MENCIONANDO O SEU PAI ME FEZ LEMBRAR DO ...MEU-PORTISTA DE TODOS OS COSTADOS E CUJA "FEBRE" PELO FCP, ME CRAVOU NO ADN-
PASSAREI POR AQUI MAIS VEZES NO RENOVAR O PORTO(GAIA),NO PRÓXIMO-FUTURO... ATÉ LÁ!
UM DRAGÃO NO SUL DO PAÍS
JOÃO CARREIRA
Está plenamente justificado o gosto pelo Porto e neste dia, dia grande, faz ainda mais sentido lembrar os que mais gostamos...
ResponderEliminarMeus caros amigos,
ResponderEliminaragradeço-vos as palavras amáveis que me têm dedicado e neste post também à memória do meu pai que era efectivamente um portista dos sete costados.
Às vezes, confesso-vos, sinto um certo desconforto com os piropos que me dirigem e não sei o que vos responder sem correr o risco de parecer patético. Por isso, não reparem se nem sempre responder aos vossos comentários. Os elogios agradecem-se, por dentro.
Um abraço a todos
À memoria do seu pai, os meus cumprimentos.
ResponderEliminarSensibilizante.Parabens.
ResponderEliminarAinda que mal comparado, também guardo dos mais pais uma imagem que ombreia com a que, com evidente saudade e carinho, se revê nos impagáveis versos com que nos premeia: a de os ter comigo (eles, que nunca tinham visto jogar o FCP nem tenho memória de terem qualquer paixão clubística) no jogo inaugural do Estádio das Antas, aonde os convenci a levarem-me, em excursão de camioneta como era de uso na altura, e dos seus esforços no fim do jogo para me consolarem dum desgosto jamais sonhado...
ResponderEliminarViva a cidade do Porto
ResponderEliminarViva o FCPorto
E em memória a seu pai: Viva o Poeta,o homem e cidadão.
O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.