08 agosto, 2010

Mais de 2500 fogos florestais numa semana

Se há notícia que me revolve as tripas e  me faz chegar espuma de raiva á boca, são os fogos de verão. Ou, por outra, a crónica incompetência dos governantes para gizarem planos de prevenção, minimamente estruturados, contra os incêndios . 

Para além do habitual voluntarismo dos corpos de Bombeiros e das populações, ano após ano, pouco mais podemos esperar dos governantes, que desculpas carpideiras. Um zero!

Irra! Quando nos libertaremos deste pesadelo ?

Clicar no título do post para ler mais informação

5 comentários:

  1. Qual pesadelo,amigo Rui?
    Isto é um negócio que rende dividendos a muita gente!
    Tenho a impressão que até o estado tem interesses neste negocio,senão vejam a forma como atiram areia para os olhos do povo que já de si não os tem muito abertos,quando fazem passar a ideia de que os fogos são resultado da falta de civismo do Zé sapateiro que tem o costume de fumar em plena mata!
    Ou do Quim Carvalho que gosta de assar sardinhas no pinhal!
    Mas o pior de todos é o Tono Lavouras que não tem corta chamas no escape do tractor havendo por isso grande risco de incendios provocados pelas detonações do dito escape!
    Insendiários? Nã,isso é coisa que não existe!

    ResponderEliminar
  2. O que mais revolta é existir uma lei que obriga à limpeza das matas, e ouvimos as populações e bombeiros, queixarem-se da falta de limpeza das matas, que provoca dificuldades de acesso no combate aos fogos, e são um rastilho para o fogo lavrar.

    "O Artigo 15º do Decreto-Lei nº 124/2006 de 28 de Junho estabelece que os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que detenham terrenos confinantes com edificações, estaleiros, armazéns, oficinas, fábricas ou outros equipamentos, são obrigados a proceder à gestão de combustível numa faixa de 50 metros à volta dessas edificações. Em caso de incumprimento a câmara municipal notifica as entidades responsáveis pelos trabalhos. A câmara poderá realizar os trabalhos de gestão de combustível com a faculdade de se ressarcir. Os proprietários de edifícios afectados podem substituir-se aos incumpridores..."

    ResponderEliminar
  3. Ora, nada do que está estipulado na lei, é cumprido. É sabido que existe uma dificuldade das autarquias em identificar os donos dos terrenos.

    Mas há que fazer algo!!! Isto assim não pode continuar.

    Os meus avós contam, que há uns 40 anos atrás, os mesmos proprietários que hoje não limpam as suas matas, perseguiam todos aqueles que cortavam mato para as cortes dos animais, para fazer estrume, que cortavam ou apanhavam lenha para aquecer as suas lareiras, chegando inclusive a apresentar queixa nas autoridades.

    Esta na hora destes mesmos proprietários limparem as matas.

    Doa a quem doer. Identifiquem nos e obriguem nos a cumprir a lei. Façam os incumpridores pagar pesadas coimas.

    Os resíduos florestais e a lenha podem depois de vendidos, ajudar a pagar a despesa das limpezas.

    O governo que crie um programa que permita aos proprietários, recorrerem aos centros de emprego, para solicitar temporariamente mão de obra para limpar as matas.
    Beneficiários do subsidio de desemprego e RSI, poderiam assim ser chamados à limpeza das matas, pagando os proprietários o seu trabalho, sem que houvesse perda do direito ao subsidio de desemprego ou RSI.

    Que coloquem elementos do nosso exército no terreno em vigilância, em acções de avaliação de possíveis necessidades de limpeza etc

    Existem matas, que têm tantas árvores que as tornam impenetráveis na hora do combate aos fogos.

    ResponderEliminar
  4. Os nossos bombeiros fazem os possíveis e impossíveis, arriscam as suas vidas, sem meios combatem num combate desigual o fogo.

    Porque não, legislar, para obrigar a que em cada concelho, seja obrigatório ter um certo número de bombeiros profissionais, que seriam um complemento ao voluntariado.

    O governo devia investir na compra de mais meios aéreos pesados de combate a fogos.

    Se as matas estiverem limpas, mesmo que haja fogo, este nunca chegara às copas das árvores, sendo assim mais fácil de combater.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Condor e Dragus Invictus,

    tudo o que comentaram é pertinente, mas podem ter a certeza de que os destinatários têm sempre na algibeira umas quantas desculpas para nos tentar convencer que estão a dar o melhor de si mesmos...

    Tenho dúvidas que Democracias como a nossa, sem ordem nem autoridade disponham de mecanismos eficazes para colocar estes irresponsáveis no seu lugar. Acho mesmo que este regime é o ideal para os vigaristas vingarem.

    Um abraço

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...