30 abril, 2008

"Provocação" II a Rui Moreira

Penso não errar muito se disser que o post anterior do nosso amigo Rui Farinas, lançado em forma de repto ao Dr. Rui Moreira, corresponde às expectativas de muitos portuenses que vêem nele um potencial candidato à liderança de um hipotético movimento político regional. O potencial existe, falta é conhecer a disponibilidade do respectivo portador.

Faço minhas as palavras de Rui Farinas, mas gostaria de acrescentar um pequeno apontamento.
O Dr. Rui Moreira é já uma figura pública da cidade, de prestígio, e tem o privilégio de recolher a simpatia (e a empatia) de um grande número de portuenses, o que, diga-se, não é trunfo a desprezar caso esteja nos seus horizontes avançar para outros "vôos" para além da Presidência da Associação Comercial do Porto.
Ainda ontem, na entrevista de Pinto da Costa à revista "VISÂO" (esgotada em muitas livrarias), este dizia que gostaria de apoiar um candidato independente da esfera partidária à Câmara Municipal do Porto ou a qualquer outro organismo que viesse a ser criado para defender os interesses da cidade. Acrescentou também que tinha prefêrencia por alguém, mas não chegou a mencionar o nome (até podia ser Rui Moreira, não sei).
Creio que o momento é o indicado e a oportunidade está criada, falta apenas saber se Rui Moreira quer. Se quiser, talvez esteja na altura para avançar. Mas claro, a decisão cabe-lhe só a ele.

3 comentários:

  1. O presidente Pinto da Costa, estou certo disso, apoiaria Rui Moreira numa candidatura à Câmara do Porto.Na entrevista à Visão-excelente em vários sentidos- o líder do F.C.Porto elogiou o presidente da A.C.P. e, embora não dizendo explicitamente, deu a entender que veria com bons olhos essa possibilidade.Só depende de Rui Moreira, se ele avançar, eu, dentro das minhas mdestas possibilidades, cá estarei para dar apoio e mobilizar apoios.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Há momentos cruciais para tomar certas decisões. Na minha opinião, é agora. Se Rui Moreira tinha dúvidas quanto à boa vontade (ou falta dela) de Sócrates em relação ao Porto, a sua reacção foi elucidativa. Nem se dignou responder-lhe.
    Não vale a pena termos ilusões, as reclamações de Rui Moreira vão ser mitigadas ao máximo pelo governo. Isto, se não forem mesmo totalmente ignoradas.
    Rui Moreira não devia desperdiçar o capital de confiança de que goza da maioria dos portuenses, porque é algo que falta aos políticos do regime. Isto, para além de sabermos que, de alguma forma, por mais credíveis que nos pareçam alguns deles (como é o caso de Eisa Ferreira)mais tarde ou mais cedo, acabam sempre por ficar manietados pelo poder central. Ora Rui Moreira não tem esse problema, embora não seja fácil concorrer sem apoios importantes. Para mim, o momento é este.
    Mas ele lá saberá se é assim.

    ResponderEliminar
  3. Rui Moreira seria, sem dúvida alguma, o que de melhor poderia acontecer à cidade do Porto, no caso de ser candidato à C.M.Porto.

    Entendo que as pessoas "têm obrigação" de assumir as responsabilidades que defendem e que permitem colocar no seu lugar todos os seus pontos de vista, nomeadamente, o melhor para a sua cidade.

    E como sabemos é enfrentar com toda a frontalidade todos aqueles que dizem estar na Camara a defender os interesses dos Portuenses, caso do actual presidente, que se serve do lugar para trepar, mais tarde ou mais cedo, para lugares mais importantes para eles. Boa viagem.

    Por isso também afirmo que R.Moreira tem uma excelente oportunidade para provar o quanto ama a sua cidade.

    Renato Oliveira

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...