04 agosto, 2008

A Sé de Portucale

Mesmo em frente à Sé do Porto, existe uma lage embutida num muro de granito com letras gravadas na pedra com a seguinte inscrição histórica:
"NO DIA 17 DE JUNHO DE 1147, O BISPO DO PORTO, D. PEDRO PITÕES, PREGOU NESTE LUGAR AOS CRUZADOS NÓRDICOS, EXORTANDO-OS A AUXILIAR D. AFONSO HENRIQUES NA CONQUISTA DE LISBOA AOS MOUROS, EMPREZA GUERREIRA EM QUE DEVOTADAMENTE PARTICIPOU"
Sé do Porto

Não tarda muito, ainda aparece por aí um "iluminado" centralista a reclamar a remoção da lage. Já vimos coisas mais escandalosas...
Pensando bem, se calhar, já nem nos fazia lá grande diferença. Afinal de contas, pode ter sido a partir desse marco histórico que a Gallecia hipotecou a sua própria independência. Conquistar Lisboa aos mouros, para quê? Para Lisboa nos trair?
Ai, Afonsinho, Afonsinho, que mau filho nos saístes...

2 comentários:

  1. Denunciemos:

    GIL VICENTE PERDE PONTOS POR ALICIAR JOGADORES!

    Mais uma vez está provada a perseguição aos clubes do Norte.
    Senão vejamos: na pretérita época, Makukula e Jorge Ribeiro, ao serviço do Marítimo e do Boavista, respectivamente, foram "comprados" pelo Benfica aos seus clubes e logo nas vésperas de jogarem contra a equipa de lisboa. Resultado: nos jogos contra o Benfica, ambos os jogadores falharam grandes penalidades... Se isto não é pelo menos suspeito é o quê?
    O benfica sai sempre beneficiado.
    Já agora, o BoavistaFC está impedido pela Liga de inscrever jogadores.
    Tem uma dívida superior a cinco milhões de Euros à Direcção Geral dos Impostos.
    Durão Barroso/MFLeite negociaram uma dívida de mais de 10 milhões de Euros do Benfica... Caso contrário e se a Lei fosse aplicada…

    ResponderEliminar
  2. Todos nós aceitaríamos os "castigos" a clubes incumpridores se parecessem sérios. Só que, não só não parecem sérios como não o são, de facto. Há dois pesos e duas medidas na aplicação da Lei consoante a região onde as supostas ilegalidades ocorrem. Se forem a Norte aplica-se a "Lei", se for a Sul, nem sequer se investiga. Que respeito que esta canalhada infunde!
    Isto já não é perseguição ao Norte, é fanatismo e traição. Fanatismo aplicado por quem devia preservar o estatuto de: ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA.
    Pelo contrário, o poder central e os s/ representantes estão cada vez mais afundado e SOB TODAS AS SUSPEITAS! De pedofilia, incluída!

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...