09 agosto, 2008

SUBSERVIENTES E CENTRALISTAS


Já irrita, bolas!

Alguns senhores jornalistas (desportivos e não desportivos), passaram estes últimos anos de decadência do Porto a queixarem-se que a culpa por essa situação também era devida aos próprios portuenses, metendo, indiscriminadamente, todos nós no mesmo saco.

Seria mais importante que, em vez de dispararem tiros para o ar na tentativa de sacudirem a água do capote das suas exclusivas responsabilidades, começassem a colaborar corajosamente para inverter o curso dos acontecimentos e se deixassem de subserviências publicitárias e mercantilistas como a foto acima bem ilustra. É isto, que permanentemente, acontece. Quando se clica para abrir a página deste jornal - sedeado no Porto - é sempre a droga da camisola do Benfica que aparece.

Há que chamar os bois pelo nome. O Jogo, tal como o JN, estão a ser muito pouco amigos do Porto e o rosto dessa subserviência só pode ser das respectivas direcções. De mais ninguém. Ou não será assim?

8 comentários:

  1. 'é assim sim senhor.. mas se isso servir apenas para espicaçar o Dragão e fazer com que ele continue, ano após ano, a demonstrar porque somos melhores então que continuem a fazer primeiras páginas e abrir telejornais pintados da cor do regime.. há por aí muito boa gente que deve ter optado por uma dieta à base de sapos de tantos que engolem e com tanta regularidade!!
    continuação do blog excelente'

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Caro Rui Valente,

    O jogo tem duas edições distintas. A edição do Porto não tem essa capa.

    ResponderEliminar
  4. Pois é o Jogo tem duas edições distintas e esse é que é o problema.Se eles vendem 90% dos jornais a Norte e aos portistas, para quê uma edição com capa diferente no Sul?
    Coisas do Quim Golfista que é um dos melhores exemplos do homem do Norte que virou, claramente, ao Sul.
    Mas meu caro Rui, não ligue, ainda hoje fui ao Dragão e estava lá uma multidão para assistir ao treino.Isto num Sábado e com um excelente dia para ir para a praia.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Caro A.Alves,

    Eu sei, mas não concordo com isso. Repare que é sempre a Edição Sul que é seleccionada em todas as TV e na Net. É uma forma encapuzada de promover a concorrência desleal e quem beneficia com isso são os dois de Lisboa.
    A Bola e o Record, nesse aspecto, são mais 'coerentes'... Deixei de comprar o Jogo que era o único desportivo que lia por essa razão

    ResponderEliminar
  6. Caro Rui Valente,

    A questão como deve saber são os interesses, que os donos desses jornais (e incluo neles O Público),económicos e não só que eles têm perante a capital do império.

    Se não se subjugam ao centralismo, rapidamente vêm os seus interesses ir por água abaixo.

    É claro que isto só mudará, digo eu, quando existir uma verdadeira região autónoma cá no norte.

    Abraço

    Renato Oliveira

    ResponderEliminar
  7. Meus caros,

    Houve tempos (que nem sequer eram de democracia)em que as empresas do Norte se afirmaram pela empenho e a ambição dos seus criadores. Bancos, Jornais, Companhias de Seguros, indústrias, comércio, etc., etc.nasceram e progrediram em plena DITADURA. O pretexto do "comodismo", que se pretende justificar com a necessidade de proximidade dos empresários do Norte aos centros do poder não pode colhêr. Os homens de valor sempre se afirmaram em relação aos medíocres quando decidiram ser mais audazes, ver mais além.
    Actualmente existe uma excessiva passividade (e até cumplicidade) dos media em relação ao centralismo. É inadmissível. Nada justifica tanto receio, nem mesmo o medo de perderem o emprego. Isso, são coisas de homens vulgares. Os momentos importantes da história não rezam de comportamentos deste tipo, a não ser pela negativa.

    ResponderEliminar
  8. Poi é meu caro Rui Valente, isso é o que os verdadeiros descentralizadores pensam.

    Mas como vê, hoje em dia, é comunicação social, banca, industrias, etc. etc. a procurar comer na capital do império.

    E não nos adianta lamentar, porque eles não mudam.

    Nós é que temos de os fazer mudar.

    Abraço

    Renato Oliveira

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...