14 outubro, 2008

Linha bi-bitola?

No Relatório e Contas da RAVE referente ao ano de 2006 pode ler-se, na página 19, o seguinte:

“Numa primeira fase, será construído de raiz um novo troço Braga-Valença, executado em bitola ibérica com travessas polivalentes, acautelando a posterior mudança de bitola que venha a ser decidido realizar conjuntamente com as autoridades espanholas, completado com a actual infra-estrutura Porto-Nine-Braga, valorizada ainda por intervenções a empreender no troço Contumil-Ermesinde e em Trofa;
Esta primeira fase deverá ter um horizonte de concretização compatível com o das restantes linhas prioritárias, devendo estar concluída até ao final de 2013;
Numa segunda fase e dependendo da evolução da procura e da taxa de utilização da capacidade da via existente, será concretizado o novo traçado entre o Aeroporto Sá Carneiro e Braga – cuja reserva do espaço canal estará garantida.”

O relatório de 2007 nada acrescenta nem retira ao anterior no que respeita à Linha Porto-Vigo. No entanto, hoje, no Público, podemos ler o seguinte:

“Em 2013, a viagem Porto-Braga, utilizando a linha actual com remodelações, demorará 33 minutos, enquanto o troço Braga-Valença-Vigo, em linha nova, será cumprido em 34 minutos, garantiu à Lusa Paulo Gomes, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, notando que é preciso ainda contar com "três ou quatro minutos" para a mudança de bitola em Braga, já que a linha nova não terá a mesma bitola que tem a actual linha.”

Ora é aqui que a bota não bate com a perdigota. A RAVE diz-nos que a linha é na fase inicial em bitola ibérica (mais larga) assente em travessas polivalentes e só depois, em sincronia com os espanhóis, será mudada para a bitola europeia (mais estreita). O vice da CCDRN diz-nos que não. Diz-nos que afinal o troço Braga-Vigo é logo em bitola europeia e que até vai haver em Braga um intercambiador de eixos para os comboios mudarem de bitola, daí a perda de “três ou quatro minutos”. Ou a RAVE mudou de ideias, ou então a RAVE e a CCDRN não estão a falar do mesmo projecto. Eu não sei. Mas gostava que uma delas, ou ambas, me esclarecessem. O que eu sei é que não ouvi dizer que os espanhóis tivessem mudado de ideias. Esclareça-me quem saiba.

Agora, o que eu também sei é que, caso seja como diz o vice da CCDRN, está provavelmente posta em causa a intenção da via ser mista, prevista para uma operação conjunta de passageiros e mercadorias, pelo menos durante a fase em que terá duas bitolas diferentes. Não estou a ver serem comprados dezenas, ou até centenas, de caríssimos vagões de eixos telescópicos para transporte de mercadorias, tanto por nós como pelos espanhóis, para serem utilizados durante a fase bi-bitola. Pior ainda, a operação de mudança de bitola de um longo comboio de mercadorias, aí com uns 500 metros, não levará apenas cerca de “três ou quatro minutos”. Consumirá bastante mais tempo, o que trará alguns problemas operacionais de conjugação de tráfego de passageiros e mercadorias. Mas enfim, manda quem pode. Mas eu gostava que me esclarecessem, lá isso gostava. Talvez o doutor Rio Fernandes, que nos momentos estratégicos cá vem informar-nos das excelsas intenções do governo, seja capaz de nos esclarecer.

7 comentários:

  1. Aparelho socialista do Norte, tenham tomates! não se acobardem...defendam a vossa Região


    Metro



    Depois de concluída a primeira fase com o sucesso que todos conhecemos, em 21 de Maio de 2007, o Ministro Mário Lino assinou, com a Junta Metropolitana do Porto (JMP), um acordo para a expansão do Metro. Na presença do Primeiro-Ministro, José Sócrates!
    O Governo dizia, então, que para pagar essa expansão, tinha de ter a maioria da empresa e nomear os seus homens para a administração. Por isso, nesse acordo, a JMP cedeu à exigência do Governo e, por troca, conseguiu um conjunto de novas linhas de Metro.
    Em Junho de 2008, o acordo entra em incumprimento e, em Outubro, o mesmo Mário Lino apresenta-se no Porto dizendo que jamais irá cumprir o que assinou. "Jamé"!
    Não o diz frontalmente! Usa o método que habitualmente se usa em política para aldrabar o parolo e a própria comunicação social: distribui um conjunto de fotocópias e promete fazer uma infinidade de novas linhas, entre 2018 e 2022.

    Em conclusão:
    O Governo não cumpre com o que acordou, por escrito! Prepara-se para não fazer nada! E goza com o Norte, aproveitando-se de alguns patetas que – clubisticamente – estão sempre prontos para lhe bater palmas por tudo o que for preciso. É o que temos! A Norte e a Sul.



    "No tempo em que os homens tinham honra, um simples aperto de mão era o suficiente para selar um acordo. Hoje, nem a assinatura de um ministro, na presença do primeiro-ministro.

    Infelizmente, não tem faltado quem, aqui no Norte, tenha batido palmas a esta falta de respeito e de palavra. Acho, no entanto, que não é difícil de perceber que só nos tratam desta maneira, precisamente, porque também há cá gente que, comportando-se servilmente, não se dá, ela própria, ao respeito.

    Defender os interesses das populações que nos elegem não é berrar demagogicamente contra Lisboa a toda a hora e a todo o momento. Defender os interesses do Porto é nunca pactuar com quem ousar tratá-lo de forma desadequada ao respeito que lhe é devido".


    Mário Rui Cruz
    Blog BUssola

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  2. Se não fossem os jornalistas.....


    Liboagate: Câmara de Lisboa dá 3200 casas por cunha
    ........ninguém saberia desta pouca vergonha, ficaria tudo escondido para alguns enquanto o Povão cá fora empenha-se por toda a vida para ter uma casa.

    O que fizeram Abecassis, Sampaio, Soares, Santana e Carmona para resolverem essas injustiças depois de tomarem posse?

    Depois, na televisão e nos jornais, vemos esses senhores comentar como símbolos da transparência e das boas práticas...

    Infelizmente, isto não acontece só em Lisboa espalha-se por todo o País!!!

    Mas infelizmente isso já não tem nada de admirável aliás até é uma prática normal, pois o nosso regime é claramente um regime gerido por cunhas, onde se obtém altos cargos ou regalias, não pelo trabalho ou mérito. Mas sim através de amizades, para arranjar-se um bom tacho basta se pertencer a alguma juventude socialista ou social-democrata que serás bem tratadinho e terás um bom tacho, enquanto o país é mergulhado numa crise de todos os níveis, desde crise económica à crise de valores.

    A Câmara de Lisboa atribuiu 3.200 casas por cunha, segundo a edição deste sábado do Expresso. Em causa estão moradias, palácios, lojas ou apartamentos dados à Câmara Municipal de Lisboa como contrapartida de benefícios atribuídos a cooperativas de habitação. Segundo o semanário, o esquema existe há mais de 30 anos e contemplou amigos, artistas, jornalistas, familiares, entre outros. O Expresso revela ainda que “tem sido o vereador da Habitação, ou os seus serviços — quando não o próprio presidente da Câmara —, a conceder aquelas habitações de forma directa”. A média das rendas cobradas é de 35,48 euros, mas desconhece-se a percentagem das que são pagas. Estas casas fazem, segundo o Expresso, parte do chamado Património Disperso e, segundo um estudo da Universidade Lusófona, “a CML não sabia, nem sabe, do que é dona”.


    Mário Rui Cruz
    Blog Bussola

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  3. Ó António,

    talvez não fosse má ideia perguntar ao Prof. Rio Fernandes se tem a certeza se o Governo sabe o que está a fazer. Tudo indica que vamos ter uma 2ª.bronca OTA, agora em versão ferroviária.

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  4. Caro Mário Rui Cruz,

    uma pergunta inocente: a polícia pode tratar desses casos directamente, ou precisa de um mandato de captura especial para pôr a mão aos políticos?

    Se a porta da cadeia for pesada, prontifico-me desde já a dar uma ajudinha ao carcereiro para os empurrar lá para dentro...
    Depressa!

    A «revolução» começa por aí.

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  5. Caro António Alves,

    Como sabe estamos em vésperas de eleições e logicamente promete-se tudo e mais alguma coisa! Até se promete a linha do metro por outras vias, para "eliminar" o riu rio. Não é que o defenda, bem pelo contrário, mas esta alteração do ministro Jamé, visa descridibilizar o senhor rio e dar força ao candidato socialista!

    Por isso não me admira nada esta confusão com a linha Porto-Vigo!
    Porque eles só estão alançar poeira para os olhos dos nortenhos!

    Abraço,

    Renato

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  6. como eu já disse mais que uma vez, o riu rio foi apanhado no seu próprio labirinto. foi ele que deu de mão beijada o metro ao governo e ao PS em troca duma estupidez que é a linha da boavista. fornicou-se!!

    a perda do controlo sobre a Metro é culpa dele e uma traição à região e a todos o que o antecederam no cargo.

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  7. De facto isto é tudo muito esquesito, mas não surpreende.
    Sobre o choradinho do "Rio", não dou para esse peditório e entre o Jamé e o "Rio", que venha o Diabo e escolha.

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Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...