18 outubro, 2008

O meu avô e um Sr. Presidente da Câmara

A propósito do link plasmado logo aqui abaixo, vão-me perdoar a vaidade, mas não resisto a contar uma pequena história do meu avô com um antigo Presidente da Câmara do Porto.
Por uma questão de respeito a quem já não está entre nós (e a seus familiares) não citarei o nome do autarca, mas posso adiantar-vos que até foi um Presidente bem cotado e com alguns méritos reconhecidos.
Acontece que, como o povo costuma dizer, "no melhor pano cai a nódoa", e o referido senhor Presidente da Câmara recebeu uma notificação do Tribunal Militar do Porto (do qual meu avô era Presidente) por alegadamente estar envolvido em negociações pouco claras com terrenos camarários.
Tendo conhecimento da convocatória, o edil logo diligenciou a enviar um mensageiro ao Tribunal de forma a convencer o meu avô a evitar que "Sua Exa. se sentasse nos desconfortáveis bancos de madeira da sala de juízo". O meu avô, homem austero e exigente com os próprios filhos, disse ao mensageiro: diga lá ao Sr. Presidente para estar descansado, que sempre lhe arranjarei um bom sofá para se sentar! E o senhor Presidente da Câmara, lá teve o prometido sofá... mas, foi mesmo a Tribunal e julgado.
Moral da história: ontem como hoje, o tráfico de influências sempre se praticou, só não estou bem certo quantos homens hoje em Portugal teriam a inteligência e a frontalidade para tomar a decisão que o meu avô tomou.

4 comentários:

  1. Olá Rui!

    Muito bom este post!

    Ainda mais ao som do Concerto No.1 de Tchaikovsky! Maravilha!!!!

    Que bom que não resistiu e nos contou esta história do seu avô!
    É pra sentir orgulho dele, sim senhor! Parabéns!
    Um abração,

    Neli

    PS: Olha, o "Renovar o Porto" está muito lindo com todas estas imagens que colocou...trouxeram um colorido ao mesmo!
    Gosto de todas, mas minha favorita é "A Vista do Terreiro da Sé/Porto Antigo".
    Lindísima imagem! Parabéns novamente!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, D. Poetisa!

    De facto, eu sou suspeito, porque se trata de um familiar próximo, mas a verdade é que não sendo um homem para angariar grandes simpatias, o Cor. Almeida Valente tinha um carácter ímpar. Era um homem incorruptível e justo! Criou muitos inimigos (e amigos também) por ser assim, mas nunca deixou de cumprir o seu dever, que estava acima de tudo.
    Como militar, destacou-se nas campanhas coloniais (Timor, Moçambique e Angola)por inexcedíveis actos de bravura, mas também de educação e socialização das populações nativas.

    Fazem falta hoje homens da sua estirpe, pode crer. De facto, tenho muito, muito orgulho, de ser seu neto. Não o escondo.

    Um grande abraço para si e para os seus fãs.

    ResponderEliminar
  3. É muito bom podermos ter orgulho nos nossos antepassados, tivessem eles tido vida simples ou mais sofisticada. A integridade não escolhe berço, nasce com a pessoa mas também se pode aprender ou ensinar.

    Veijios portuenses

    ResponderEliminar
  4. Assim é, de facto, Mulher Lua, mas não deixa de ser pouco edificante que os homens de hoje façam relevar demais o valor dos antigos (nem todos, claro). É muito mau sinal.

    Beijos para si, também (com b)...

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...