13 outubro, 2008

Links com comentários

Opinião: Não Pode valer tudo (Rui Rio/JN)
Como já aqui escrevi por mais do que uma ocasião, Rui Rio pode até estar com razão, mas perde-a, porque não quer, ou não é capaz de perceber, que a sua «entrada de leão», na Câmara do Porto, contra o FCPorto, foi e é, completamente incompatível com a «saída de sendeiro» que manteve todo este tempo, em relação ao comportamento do governo central. "Cá se fazem, cá se pagam" (assim reza o ditado).
Olhando para norte (Rui Moreira/Público)

Mas, por que será que Rui Moreira não se decide a candidatar-se à Câmara Municipal do Porto?
Não quero acreditar que seja por uma questão de respeito a Rui Rio. Se assim for, lamento-o, porque neste caso concreto, sinceramente, acho que Rui Rio não o merece.

10 comentários:

  1. O Rui Rio está a provar o amargo fel da velha máxima: Roma não paga a traidores - usa-os!!

    ResponderEliminar
  2. Continuo a achar que o Metro do Porto não vai ter uma única linha de extensão e que toda esta encenação não passa de propaganda política para o PS conquistar a CMP.

    O PSD está à deriva e MFL já deu absolutamente todos os sinais de que não quer empreender mais diligências na administração do partido do que um administrador de massa falida empreende numa empresa que busca um novo dono. MFL gere os negócios correntes do partido, mantém a coisa a funcionar e espera que alguém pegue nele e lhe dê novo ânimo. Entretanto, dado que ninguém do aparelho Lisboeta está disposto a pegar no partido, pois sabem que não têm hipótese contra Sócrates em 2009, deixam os provincianos ir gerindo a coisa.

    É neste contexto que o concurso para a liderança do PSD se tem desenrolado. Curiosamente quase todos os candidatos de nome são pessoas de fora do aparelho central: Rui Rio, Alberto João Jardim, António Borges são apenas alguns dos nomes que já se mostraram disponíveis para avançar contra o PS em 2009.

    De entre estes nomes existe um que suscita temor: Rui Rio. Alberto João Jardim padece de ser tratado pela comunicação social olissipocêntrica como um boçal (coisa que não é) que defende com unhas e dentes a sua terrinha para ganhar dinheiro com o imobiliário (como se o estado central não o fizesse; mas avanti). António Borges não goza de grande prestígio fora dos meios financeiros; seria um excelente ministro da economia ou finanças mas não granjeia paixao junto do publico. Resta Rui Rio.

    Curiosamente Rui Rio goza de uma opinião relativamente favorável junto da opinião pública. O escândalo do FCP e a distanciação ostensiva que realizou de Pinto da Costa (inegavelmente a pessoa mais odiada do país) tinha como propósito despegá-lo de uma imagem de autarca regionalista para a de um político em ascenção com ambições e capacidades nacionais. Para além disso, foi cultivando uma imagem de rigor, de transparência, de seriedade que agradou de sobremaneira a um certo eleitorado, que se habituou à imagem de um Norte corrupto e futebolizado promovido pela comunicação social. Promoveu essa imagem e com isso foi conquistando o eleitorado nacional.

    Rui Rio é o candidato ideal do PSD para ir às eleições em 2009. O PS, fragilizado pela crise dos combustíveis, pela crise financeira e por recentes derrotas como a OTA, sente medo deste hipotético candidato, temendo uma revolução como aquela que ocorreu em 2001 quando Rio conquistou a CMP contra todas as expectativas. Há que afastar Rui Rio ou, pelo menos, queimar-lhe a imagem!

    A melhor maneira consiste em fazer dele um outro Alberto Joao Jardim. O Metro do Porto foi o instrumento escolhido. De um dia para o outro, o Sr. Jamé passou de uma crise financeira para abrir os cordões à bolsa e dispersar largos milhões de euros em linhas caríssimas com planos de execução alargadíssimos (recordo que o calendário vai até 2020) e sujeitos às oscilações partidárias.

    Rui Rio compreendeu que isto é um embuste e está a tentar denunciar este embuste. Isso tem dois efeitos perversos: (1) cola a imagem dele à de um autarcazinho a ver se consegue umas carruagens para o gáudio da sua população; (2) permite ao PS usar o Metro do Porto como isco para ganhar as eleições autárquicas em 2009!

    Rui Rio está numa encruzilhada, entre a espada e a parede±

    ResponderEliminar
  3. A ambição do Rui Moreira é o F.C.Porto.
    Mas para lá chegar, vai ter de passar por cima de muitos "cadáveres", o meu incluído.

    Sobre o "Rio" no meu comentário anterior já disse tudo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. " Para além disso, foi cultivando uma imagem de rigor, de transparência, de seriedade que agradou de sobremaneira a um certo eleitorado, que se habituou à imagem de um Norte corrupto e futebolizado promovido pela comunicação social. Promoveu essa imagem e com isso foi conquistando o eleitorado nacional."

    Conversa para enganar céguinho.
    O que o "Rio" fez é o que fazem todos, e é a táctica mais simples de ser popular em 3/4 do país centralista e invejoso, do sucesso desportivo do F.C.Porto e do seu Presidente: atacar Pinto da Costa e o F.C.Porto. Ao fim e ao cabo o que fez Scolari, L.F..Vieira que era amigo de Pinto da Costa , mas quando foi para o Benfica, cortou a amizade, etc.
    Essa do Norte corrupto e futebolizado é mesmo para rir, como se não houvesse corrupção, só no Norte...Quanto ao futebol é preciso para desviar as atenções da incapacidade do clube dos 6 milhões, ligar o F.C.Porto e o seu Presidente à corrupção.
    Se os Vieiras e afins, fossem escutados 1/10 do que foi P.Costa ia ser o bem e o bonito...Basta ver o que foi permitido a Vale e Azevedo.
    Levem o "Rio" e que vos faça bom proveito. Eu estou cansado dele não fazer nada!
    Nunca o Porto perdeu tanto, em termos de força, protagonismo, poder revindicativo e importância, como perdeu, desde que este artista - não gosta da cidadade do Porto, nem dos portuenses - é presidente da Câmara.
    Seriedade e rigor...é curioso, mas Paulo Morais a esse propósito diz coisas interessantíssimas.

    ResponderEliminar
  5. Vila Pouca,

    o que é que o "assusta" em Rui Moreira para não o querer à frente do FCP? Podemos saber, ou é segredo?

    ResponderEliminar
  6. Pois, é A. Alves, não é a Antiga Roma, mas para lá se aproxima...

    ResponderEliminar
  7. Caro Rui,

    Como todos já sabemos, Rui Rio tem ambições a nivel nacional e o facto de ter provocado Pinto da Costa, fê-lo pensando que angariava mais apoios para o seu projecto de querer ser 1º ministro. Mas vai sair-lhe o tiro pela culatra!

    Quanto ao Rui Moreira,tenho a opinião de que não serão somente questões politicas que o poderão fazer um hipotético candidato à CMPorto. Possivelmente outros valores mais altos se alevantam!

    Abraço,

    Renato

    ResponderEliminar
  8. Meu caro, nada de especial, mas eu não tenho gostado nada das posições do Rui Moreira em relação ao F.C.Porto.
    Acho que tem feito muito mal ao clube com certos artigos de opinião, claramente direccionados.
    Quando tudo corre bem o mérito é do Presidente e de alguns, mas se correm mal, a culpa parece que é sempre do mesmo.
    Acha bem que se faça um artigo na A Bola com o Título: " ratos e caldeiradas"?
    Acha bem que depois do descalabro de Londres e antes do jogo com o Sporting, em vez de se aproveitar o artigo na ABola de sexta-feira, para apoiar, incentivar e moralizar as tropas, em vez disso, se aproveite o artigo para dizer: " o site do F.C.Porto quer fazer de nós parvos"?
    Por muito mal que estivesse estado a crónica no site?
    São, como vê, alguns exemplos que me distanciam do Rui Moreira e há muitos mais.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. "Rui Rio está numa encruzilhada, entre a espada e a parede"

    a única coisa acertada que a segunda letra escreveu. faltou-lhe dizer que foi ele que lá se meteu.

    ResponderEliminar
  10. Caro Vila Pouca,

    O meu maior receio quanto ao substituto de Pinto da Costa para a Presidência do FCP, é que não tenha capacidade para resistir aos holofotes da comunicação social centralista.

    Um dos muitos pontos fortes de PdC é a sua grande capacidade de blindar o clube a agressões externas. Defende melhor o clube que a sua vida privada (A Carolina que o diga)...

    Quanto ao que me diz sobre os artigos de Rui Moreira na "Bola", não posso falar porque há longos anos que decidi nunca mais ler esse jornal, assim como o Record.

    Só me admira que pessoas como o Miguel Sousa Tavares e o Rui Moreira, não consigam resistir ao encanto dessa "sereia" a que os centralistas muito oportunamente souberam baptizar de "Bíblia" do futebol.

    É importante saber resistir a certas «seduções», e a "Bola", convenhamos, está longe de ter o charme de uma Angelina Jolie...

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...