18 outubro, 2008

Nota de imprensa: 2ª Reunião da Associação de Cidadãos do Porto

Arqº. Alexandre Ferreira
Realizou-se no passado dia 17 de Outubro, pelas 21h30, no Clube Literário do Porto, a segunda reunião da Associação de Cidadãos do Porto. A reunião, moderada por Alexandre Ferreira, assumiu a forma de uma tertúlia, com um elevado grau de informalidade.

Neste segundo encontro, o movimento que pretende constituir-se como a Associação de Cidadãos do Porto, viu alargado o grupo de aderentes, relativamente à primeira reunião realizada em Setembro.

O serão contou com uma agenda que incidiu fundamentalmente sobre dois pontos: uma análise da Região Norte tendo em conta o contexto nacional e um debate sobre soluções e instrumentos de futuro para a Região.

Na primeira parte foi traçado um diagnóstico, que teve como aperitivo uma apresentação de factos e números ilustrativos do potencial da Região e das desigualdades no tratamento relativamente a outras áreas do País, quando se fala de investimento público.

Na análise colectiva que seguiu esta apresentação, foram abordadas questões como o empreendedorismo e investimento, factores de competitividade no contexto nacional e internacional, a captação e retenção de massa crítica ou características do tecido empresarial, tendo sido denotado, de uma forma geral, um descrédito na capacidade política do poder local e central para dar resposta às questões que mais preocupam as populações do Norte do País.

Na segunda parte foram abordados temas considerados fundamentais para o futuro da Região,
Tendo-se verificado unanimidade relativamente à necessidade de a sociedade civil ter uma voz activa e do movimento que está a ser formado poder vir a desempenhar um papel fundamental na defesa dos seus interesses.

Tendo sido identificados diversos temas relevantes para a Região, a discussão centrou-se num dos temas mais actuais: o modelo de gestão do Aeroporto Sá Carneiro.

Tal como já se verificou uma convergência de opiniões de diferentes actores institucionais como a Associação Comercial do Porto, AEP, Associação Industrial do Minho ou Associação Industrial do Distrito de Aveiro, bem como de empresas privadas, também na plateia houve unanimidade relativamente à importância e urgência deste tema para a Região.

A consciencialização para a importância do ASC na economia e da convicção de que não se pode permitir que discussões fulcrais para o desenvolvimento regional possam ser tomadas à revelia da sociedade civil, levou à decisão de haver uma associação clara ao movimento que defende a gestão autónoma do ASC, procurando-se criar uma voz até agora inexistente: a dos cidadãos.

Esta tomada de posição será acompanhada de um conjunto de acções com o duplo objectivo de consciencializar a população para o problema e de criar um elemento de pressão na defesa dos seus interesses.

Caixa:

Tendo em vista uma preparação conjunta da terceira reunião e da sua agenda, foi criada uma mailing list, podendo os interessados inscrever-se enviando uma mensagem para o endereço porto.agora@gmail.com

Alguns blogers presentes, como o Tiago Azevedo Fernandes (“A Baixa do Porto” - porto.taf.net), Pedro Menezes Simões (“Norteamos” - http://norteamos.blogspot.com), ou Rui Farinas (“Renovar o Porto” - http://renovaroporto.blogspot.com/) propuseram também os seus espaços online para catalisadores de ideias e opiniões relativas a este movimento em geral e à tomada de posição relativa ao Aeroporto em particular. Todos os interessados terão assim à sua disposição um espaço onde poderão encontrar as mais recentes informações relativas a estes temas e contribuir online para esta discussão.
Nota:
Como tive o cuidado de informar aqui, não compareci a esta 2ª. reunião pelos motivos que citei.
(Rui Valente)

1 comentário:

  1. Por motivos profissionais não pude estar presente nessa reunião, mas considero que é cada vez mais necessária a aproximação e a união dos portuenses e portugueses do Norte, incluindo os residentes na "chamada região centro",na defesa dos interesses de Portugal, que são, também, os nossos. Qualquer português que não seja ingénuo tem obrigação de já ter percebido que precisamos de uma região autónoma, com um governo regional eleito e outras instituições políticas, como existem na Madeira e nos Açores. Com estes políticos mentirosos e centralistas que temos tido, nunca lá chegaremos pois defendem os interesses de Lisboa e de quem lhes paga, ficando o Norte cada vez mais pobre.
    Começa a ser tempo de passar à acção, criando, se necessário, um movimento ou o que se lhe quiser chamar que, com âmbito nacional, defenda efectivamente a cidade do Porto, o Grande Porto e o Norte, pois ao fazê-lo estaremos a defender o País.
    Senão, venham depois os políticos que nada têm feito, mais os centralistas e seus apoiantes bem pagos falar e queixarem-se de separatismo. Será que a independência unilateral do Kosovo foi um ponto de chegada ou um exemplo para outras regiões europeias subjugadas a um centralismo ditatorial, como nós?

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...