01 novembro, 2008

Elisa Ferreira demarca-se, ou nem por isso?


Ser político não é nada de abstracto. Para as pessoas, resume-se à decisão que um determinado indivíduo toma convencido que pode de alguma forma contribuir para o bem estar das populações. A parte mais importante e enigmática desssa decisão, é descobrir qual o grau de consciência da responsabilidade que cada um tem sobre a mesma. Na minha opinião, considero que, na grande maioria dos casos, é baixíssimo.
Elisa Ferreira, é uma mulher que irradia simpatia. Em duas palavras, transmite a ideia de ser boa pessoa. Estes aspectos não chegam para fazer dela uma política competente, tal como a pseudo-seriedade de Rui Rio não o transformou num bom Presidente de Câmara. Contudo, há um aspecto nesta mulher que me agrada, para lá da aparência: ela procura sem esforço nem demagogia, identificar-se com o cidadão comum, com as suas rotinas de vida. Digo isto, porque morei muito próximo dela, e a vi frequentemente na rua, nos locais onde toda a gente vai, do talho, à simples mercearia.
Mesmo agora, que já não resido no centro do Porto, a vi atravessar a rua numa passadeira, sozinha, numa manhã cinzenta e fria, como o mais comum cidadão. Podem considerar infantil esta observação, mas esta forma de estar na vida, simples e despretensiosa, fascina-me.
"Voltando à terra", agora, para coisas mais pragmáticas, gostei desta mensagem que Elisa Ferreira enviou ao Partido Socialista, em particular, a Sócrates. É um sinal nítido, quiçá algo tardio, do reconhecimento que o Porto não está a ser devidamente olhado e tratado pelo governo do PS, e é muito importante que comece, desde logo, por se demarcar e mostrar ao que pretende ir.
Já não posso dizer o mesmo de alguns que se lhe estão a colar, com o oportunismo que os caracteriza, como é o caso de Renato Sampaio, um político absolutamente carreirista e inconsequente para o Porto. Estas «misturas« pontuais podem pôr tudo em causa, se não forem devidamente separadas da campanha que Elisa aparentemente prepara para o futuro. Há que saber seleccionar muito bem as companhias, caso contrário, EF pode deitar tudo a perder.

3 comentários:

  1. A Elísa Ferreira é uma portuense que gosta da cidade, gosta dos portuenses, vai ao futebol ao Dragão, não para os lugares Vip, mas como uma adepta normal. Para além disso é uma uma técnica competente, com provas dadas e como eu tinha dito anteriormente, só aceita ser candidata à Câmara se tiver condições para tirar o Porto do marasmo em que o "Rio" o colocou.
    Vou-me repetir: eu se ela for candidata apoio sem reticências.
    Um abraço de um Dragão triste, mas que não torce.

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui,

    Estou convencido que Elisa Ferreira sabe muito bem quem a rodeia!

    Estes Yes man que circulam nos bastidores do poder são um perigo para a cidade e para a região, porque o que o patrão lhes disser, eles fazem!

    Mas Elisa Ferreira já deu a entender a estes cavalheiros de que não está disposta a subserviências senis!

    Abraço

    Renato

    ResponderEliminar
  3. Amigos,

    Sejamos optimistas, tanto com Elisa Ferreira como com o FCPorto.
    As coisas hão-de mudar. Para pior já basta assim.

    Viva o Porto!

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...