30 outubro, 2008

Centralistas e cobardes

O Rui Farinas, colaborador regular deste blogue, escreveu um post com o nome "Sonho de uma noite de Outono" , que o Almeida Felizes, entendeu publicar no seu blogue Regionalização e que (entre outros) mereceu os seguintes comentários de um tal Templário:
"Mas que confusão vai por aqui! E quem é a sociedade civil? Algum Lote de iluminados que defendem a Regionalização? Se deposita agora a esperança na sociedade civil é porque visionavam a fragmentação do país por iniciativa das elites partidárias encastoadas no aparelho do Estado..., razão pela qual a preferiam por decisão no Parlamento, nas costas da sociedade civil. O problema é que o povo é estúpido, inculto, etc.., não é?"
Quem terá de responder a estes dislates centralistas é - se assim o entender -, o Rui Farinas, mas como a questão também me toca, não posso deixar de o fazer, sem grandes delongas.
Todos já percebemos que com estas pessoas, com mentes próprias de mercenários, como são as de certos centralistas, temos de ser pacientes e procurar desenhar muito bem as nossas ideias porque, com palavras é impossível, eles não atingem. A gula perturba-os.
Eles não sabem quem é a sociedade civil, apenas suspeitam que seja um lote de iluminados, seja lá o que tal pretenda insinuar. O que este comentador já parece saber, é que, aquilo que não sabe o que seja - a tal sociedade civil -, visionava a fragmentação do país através das elites partidárias (de certeza que ainda não leu os meus comentários, senão, não dizia esta palermice). Rebuscado o homem...
Se ele leu isto aqui, não percebeu que a resposta está lá, e se a nega, é porque é desonesto e rejeita os factos da própria realidade.
Há, todavia uma grande vantagem nestas intervenções: denuncia o sentido que esta gentinha tem da "pátria", ou seja, o do seu belo tacho (sabe-se lá conseguido porque meios), ou dos rabos de palha que tem por todo o lado. Essa, é a sua coesão nacional.

1 comentário:

  1. Não,não pretendo responder a esse tal Templário,tanto mais que o meu Amigo já respondeu adequadamente.Um abraço.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...