20 fevereiro, 2009

Apresentação da candidatura de Elisa Ferreira à CMP

Elisa Ferreira, formalizou ontem a sua candidatura à presidência da Câmara Municipal do Porto, num ambiente caloroso, quase emocionante. Sem ter apresentado ainda qualquer programa de acção, a cerimónia valeu pelo discurso, sereno e empolgante. O Porto Canal, esteve à altura do acontecimento, cobrindo praticamente toda a apresentação. Por este pequeno exemplo, é simples imaginar o quanto a região norte perdeu, por não ter implantado há mais tempo uma estação de televisão local. Como sempre, os canais centralistas limitaram-se a noticiar o evento com o distanciamento habitual.
Não fora a estrutura do partido que a apoia estar minada por toda a espécie de escândalos e fragilidades (incluindo o seu líder), atrevia-me a apostar, singelo contra dobrado, que a vitória de Elisa Ferreira estava no papo. Não sendo assim, Rui Rio, apesar do cinzentismo dos seus mandatos, terá ainda alguma margem de manobra para se bater taco a taco com a candidata socialista. Será uma luta enganadoramente equilibrada, e injusta, para Elisa Ferreira, dada a diferente personalidade que leva do seu adversário.
É impressionante, a vocação do Partido Socialista para submeter a cíclicos rituais suicidas, os seus melhores quadros. Fê-lo, com Fernando Gomes, ao oferecer-lhe o Ministério da Administração Interna, que acabou por lhe servir de carrasco e levá-lo à demissão. Agora, num momento em que o seu líder está envolto num mar de suspeitas, é que decide lançar para a arena a melhor candidata que tem para CMPorto. Pergunta-se: por quê só agora, por quê o Francisco Assis, antes? Falhas destas, não podem augurar boas governações.
Se, aliarmos à inoportunidade da decisão, a demagogia do próprio Partido Socialista, que (convém lembrar), é actualmente governo, quem fica como barata tonta, no meio desta confusão politiqueira, são os eleitores conscientes. Ontem, reviraram-se-me as tripas quando ouvi Sócrates a tecer loas ao Porto, ao carácter do seu povo, à importância histórica da cidade, e outros mimos. Seria politicamente incorrecto, a cerimónia não o recomendava, mas sempre gostaria de ver de que cor ficaria Sócrates se alguém da assistência aproveitasse a embalagem de elogios, para lhe perguntar se já decidiu alguma coisa sobre a gestão do Aeroporto Sá Carneiro, para a qual desafiou a sociedade portuense a mobilizar-se e a apresentar propostas...
O que vale a Elisa Ferreira é que na oposição o ambiente não anda melhor, e a crise de liderança não é problema exclusivo ao PS. O PSD, é o que se vê, é alternativa pouco recomendável, ou nem sequer é uma alternativa.
Como quer que seja, não estou disposto a crucificar Elisa Ferreira por culpa do PS, e estou a pensar dar-lhe o meu voto. Só resta saber, se ela será capaz de reclamar ao líder do partido aquilo que o Porto precisa, e precisa de muito.

3 comentários:

  1. Gostei muito deste post, está óptimo!
    Já redigi um post sobre o mesmo assunto e embora se possa considerar haver uma duplicação de opiniões, decidi publicá-lo. De certa maneira é complementar do seu.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Há uns dois ou três anos votava em Elisa Ferreira sem pestanejar.
    Hoje, se votar nela, será um voto contra Rio.
    Apesar de independente, a sua colagem ao PS é coisa que não me agrada pois desse partido quero é muita distância.
    Acredito no entanto que pode contribuir para mudar o Porto para melhor.

    ResponderEliminar
  3. Como já tinha dito há tempos atrás, eu apoio a candidatura de Elisa Ferreira e na melhor oportunidade, vou fazê-lo no meu blog.

    Para mim é tudo muito simples: ou Elisa ou mais do mesmo. Como eu não quero - valha-me Deus - mais do mesmo e porque acho a Elisa Ferreira uma excelente candidata...

    Um abraço

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...